O que é Inteligência Artificial no RH e como aplicar

Inteligência Artificial no RH

A utilização da inteligência artificial no RH é uma tendência em ascensão no mundo corporativo. Ferramentas de IA como o ChatGPT (um modelo de linguagem de inteligência artificial), podem otimizar o processo de seleção de candidatos, melhorar a experiência do funcionário e oferecer treinamentos personalizados.

No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui completamente o papel do RH na empresa. É uma ferramenta complementar que pode ajudar a otimizar e melhorar o trabalho dos profissionais do departamento. Quer saber mais sobre as aplicações da inteligência artificial no RH? Então segue a leitura desse conteúdo incrível que preparamos para vocês.

Inteligência Artificial no RH


Evolução e digitalização da área de RH

A área de RH passou por uma grande evolução nos últimos anos, acompanhando a transformação digital das empresas de uma maneira geral. A digitalização dos processos de recrutamento e seleção, a utilização de plataformas de treinamento online e a implementação de sistemas de gestão de pessoas são alguns exemplos das mudanças que ocorreram. A tecnologia trouxe mais eficiência e agilidade para a área, permitindo que os profissionais se dediquem cada vez mais a atividades estratégicas.

Essa evolução trouxe à tona o HRTech, que refere-se à tecnologia aplicada à área de RH, incluindo softwares e ferramentas que auxiliam na gestão de pessoas e o RH 2.0, termo que é utilizado para descrever justamente a transformação da área de Recursos Humanos, que com a evolução, passou a ser vista como uma área estratégica da empresa, focada no desenvolvimento e gestão dos colaboradores. 

A evolução tecnológica do setor de RH trouxe uma grande mudança para o campo do People Analytics. Antes, os dados eram coletados manualmente, o que tornava o processo demorado e propenso a erros. Com a chegada de softwares de RH, a coleta e análise de dados tornou-se muito mais ágil e precisa. Hoje em dia, as empresas podem utilizar diversas ferramentas com dados em tempo real para avaliar o desempenho dos funcionários, identificar tendências e oportunidades de melhoria, além de tomar decisões mais embasadas sobre a gestão de pessoas. Isso mostra como o uso da Inteligência Artificial no RH impacta positivamente a tomada de decisões estratégicas na área.

E por falar em RH Estratégico, você já conferiu o Webinar que participamos a convite da Elofy? Nele conversamos sobre a tecnologia criando as melhores soluções para a gestão de pessoas e a importância de utilizar isso na gestão de pessoas.



O que é Inteligência Artificial (AI)?

A inteligência artificial é uma área da tecnologia que busca criar softwares (ou hardwares) capazes de realizar tarefas que normalmente precisam de inteligência humana, como o aprendizado, o raciocínio e a resolução de problemas. Ela é baseada em algoritmos complexos que processam grandes quantidades de dados simultaneamente, permitindo que os programas aprendam e tomem decisões com base nesses banco de dados. Em outras palavras, a inteligência artificial é uma tecnologia que simula a capacidade humana de pensar e tomar decisões.


Como utilizar Inteligência Artificial no RH?

Existem diversas maneiras de utilizar a inteligência artificial no RH. Por exemplo, a IA pode ser aplicada no processo de recrutamento e seleção, utilizando algoritmos para analisar currículos, entrevistas e outros dados dos candidatos. Isso pode reduzir o tempo e consequentemente, o custo de contratação, além de aumentar a precisão na seleção dos melhores candidatos.

Outra aplicação da inteligência artificial no RH é na oferta de treinamentos personalizados, ou programas de desenvolvimento individual. A inteligência artificial pode ser utilizada para analisar as habilidades e competências de cada colaborador, criando programas de treinamento adaptados às suas respectivas necessidades. Isso pode melhorar a produtividade e a satisfação do capital humano, além de aumentar a efetividade do treinamento.


Principais benefícios de utilizar a Inteligência Artificial no RH

A utilização de inteligência artificial no RH traz diversos benefícios para a gestão de pessoas. Um deles (talvez o principal) é a melhoria na eficiência dos processos, com a automação de tarefas repetitivas e burocráticas, permitindo que os profissionais de RH dediquem mais tempo a atividades estratégicas. Além disso, a IA pode auxiliar na análise de dados, identificando tendências e padrões para uma tomada de decisão mais embasada.

Outro benefício é a personalização dos processos, permitindo que cada individuo seja tratado de forma única e individualizada. Isso pode ser aplicado desde o processo de recrutamento e seleção até a gestão de talentos e treinamentos, aumentando a efetividade e a satisfação de todo o time. Além disso, a IA pode ser utilizada para a criação de modelos preditivos, antecipando problemas e se planejando antecipadamente para demandas futuras de forma mais eficiente.


O que deve ser evitado?

Embora o uso de inteligência artificial no RH traga diversos benefícios, é importante evitar alguns pontos que podem prejudicar a eficácia na gestão de pessoas. Um deles é a exclusão de grupos minoritários ou sub-representados, uma vez que os algoritmos podem “arredondar” valores e acabar excluindo grupos menores de alguma análise. Então é importante que os algoritmos sejam cuidadosamente desenvolvidos e testados para minimizar esse risco.

Outro ponto que deve ser evitado é a falta de transparência na utilização de inteligência artificial no RH. Os colaboradores  devem estar cientes de como seus dados estão sendo coletados e utilizados, garantindo que seus funcionários se sintam seguros e protegidos.


Conclusão

A utilização de inteligência artificial no RH traz inúmeros benefícios para a gestão de pessoas, desde a automação de processos burocráticos até a personalização dos treinamentos e a análise de dados para tomada de decisão. Com uma utilização consciente e ética, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta poderosa para a melhoria da eficiência, efetividade e satisfação dos colaboradores da empresa como um todo.

Agora conta pra gente: e na empresa onde você trabalha, como está o uso da tecnologia no RH?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *