Tendências para o RH em 2023: tudo que você precisa saber sobre

Tendências para o RH em 2023

O mercado de trabalho está passando por mudanças cruciais. Hoje, a gestão eficaz de pessoas recebe mais atenção do que nunca. Por isso, é importante estar atento às novidades do setor e começar a traçar uma estratégia para o futuro. Este conteúdo pode te ajudar nisso!

É hora de inovar, sair do comum e tornar seu negócio referência em gestão de pessoas. Conheça todas as práticas, tendências e novidades do setor de RH e transforme o futuro da sua empresa. Segue a leitura! 😉


Quais são as tendências para o futuro do RH?

As novidades do setor de Recursos Humanos se renovam a todo momento, seja qual for o “ponto de virada” do novo ano. No entanto, os desafios permanecem fundamentalmente os mesmos: atrair, recrutar e reter os profissionais mais talentosos do mercado. 

Por isso, listamos algumas tendências de RH em 2023 que podem ajudar o seu negócio a vencer a concorrência. Afinal, organizações que dominam as últimas tecnologias não poupam esforços (ou investimentos) para construir times cada vez mais eficazes.


1 – Foco no bem-estar dos colaboradores

Diversos segmentos estão voltando suas atenções à saúde e bem-estar dos seus times e com o RH não poderia ser diferente. Isso pode ser percebido observando a demanda crescente de consumidores dessa temática, como mostra o estudo da Bain & Company.

Assim, faz sentido colocar o bem-estar dos funcionários em pauta. Isso pode ir desde o acesso a vantagens mais estratégicas até a realização de eventos especiais focados no assunto.


2 – People Analytics

Analytics já é uma palavra muito conhecida pelos gestores Brasil afora e promete ser usada cada vez mais e melhor.

Atualmente existem sistemas especializados na coleta, processamento e integração de um grande volume de dados que ajudam as empresas a conhecer melhor seus funcionários e esses sistemas podem ser utilizados para diversas finalidades, por exemplo:

  • Avaliações de desempenho dos funcionários;
  • Entender melhor o perfil dos candidatos;
  • Estabelecer padrões de comportamento;
  • Planejar ações voltadas para as características do capital humano.

Embora essas ferramentas já estejam difundidas no mercado, a tendência é que elas sejam ainda mais aprimoradas. O que significa que as empresas que não contam com esse suporte, podem ser facilmente ultrapassadas pela concorrência.


3 – Consolidação e Incentivo às políticas de Diversidade e Inclusão

Enquanto “diversidade” reforça a necessidade de aceitar o que é diferente, heterogêneo e diverso, a “inclusão” intensifica o reconhecimento do outro na convivência com essas diferenças, independentemente de crenças, culturas e costumes.

Equipes diversificadas e inclusivas são mais criativas justamente pelo contexto da diversidade. São mais vivências, mais experiências e tudo isso só tem a agregar. Assim, felizes por ter a oportunidade de mostrar seu potencial profissional, os talentos sentem-se estimulados a contribuir de forma inovadora e dinâmica, sem medo, portanto, de serem reprimidos ou rejeitados. Isso potencializa a capacidade de produção, já que funcionários mais engajados tendem a trabalhar melhor. 

Atuando diretamente no fortalecimento da marca, uma vez que a sociedade valoriza esse tipo de propósito e engajamento. Outro ponto reforçado pela diversidade é a conexão com os clientes, uma vez que se aumenta a possibilidade de entender a perspectiva do consumidor, além de reforçar o engajamento da equipe e atrair novos talentos.

Com isso, as políticas de diversidade e inclusão que já têm se popularizado ao longo dos últimos anos devem se tornar ainda mais populares em 2023.


4 – Avanços no uso da I.A ao longo processo de recrutamento e seleção

A inteligência artificial (IA) deixou de ser um conceito visto somente em filmes de ficção científica e se tornou uma realidade em muitos aspectos do mundo dos negócios, inclusive no RH.

Uma das tendências que merece sua atenção é o uso dessas IA no recrutamento e seleção, como algumas empresas já estão fazendo. Nesse sentido, a grande promessa para o próximo ano são as ferramentas ATS, do inglês Applicant Tracking System, traduzido como Sistema de Rastreamento de Candidatos.

Resumidamente, seriam sistemas capazes de tornar a divulgação de vagas, a atração de talentos e a triagem de currículos um processo muito mais ágil do que o que vemos hoje no mercado e de maneira totalmente automatizada.


5 – Centralização dos dados para tomada de decisão

A centralização de dados simplifica os processos para empresas de todos os tamanhos. Um negócio de sucesso tem que lidar com grandes volumes de informações de diversos setores e quando não está centralizado, o trabalho de gestão é excessivamente demorado.

Os gestores reúnem sua equipe periodicamente para dar feedback sobre desempenho de conversão, vendas, visitas ao site, interações com clientes e outros diversos indicadores. Mas se houver dados descentralizados em milhares de planilhas, as reuniões podem ser demoradas e ineficientes.

Para otimizar as rotinas administrativas e a tomada de decisões, a simplificação dos processos é fundamental. Assim, centralizar os dados da organização em bases inteligentes também é a melhor solução para departamentos de pessoal e RH.


6 – Consolidação de modelos de trabalho mais flexíveis

A pandemia de Covid-19 mudou o mundo e toda a nossa percepção sobre ele. Os conceitos de trabalho híbrido e remoto, que já são populares em segmentos de mercado relacionados à tecnologia e inovação há pelo menos uma década, provaram ser o futuro do mercado de trabalho para outros setores.

Para “driblar” as medidas de isolamento social, que impediam o trabalho presencial, organizações de todos os portes e segmentos tiveram que se adaptar e inovar, adotando o home office. Mesmo empreendedores mais tradicionais tiveram que render-se à transformação digital, sob pena de impactos na saúde econômica do negócio serem ainda mais catastróficos.

No entanto, cenários complicados costumam resultar em mudanças positivas e assim o home office ganhou muita força. Um formato de trabalho que abre infinitas possibilidades para empregadores e profissionais. Além de eliminar barreiras geográficas, o home office promove produtividade, índices de satisfação, reduz rotatividade e gera resultados positivos para a empresa.


7 – Employee Experience

Demorou, mas as empresas finalmente perceberam que não basta investir em estratégias para melhorar a experiência do cliente. É preciso garantir que os colaboradores não migrem para a concorrência, trabalhando em uma cultura organizacional agradável, produtiva e receptiva.

Uma grande tendência para 2023 é que os departamentos de RH invistam na experiência do funcionário (EX). Afinal, novas relações de trabalho exigem novas estratégias e metodologias de trabalho.

Employee Experience nada mais é do que o foco em esforços e ações para melhorar a experiência do colaborador dentro da empresa, com o objetivo de promover melhorias no dia a dia. daqueles que já fazem parte da cultura organizacional, trazendo bem-estar e realização profissional, o que impacta diretamente na sua produtividade.

Listamos abaixo alguns elementos que são considerados a experiência do funcionário:

• Uma política de trabalho flexível;

• O ambiente de negócios — físico, tecnológico e cultural;

• Um escritório atrativo;

• Contrato de trabalho;

• Um pacote de benefícios repleto de opções atraentes.

Para identificar, além destes conceitos, quais pontos estratégicos o Employee Experience deve trabalhar para manter os profissionais no time da organização, o RH precisa analisar como os colaboradores pensam em cada etapa de sua jornada pela empresa. Suas interações com a liderança, seus desejos e todos os feedbacks expressos são válidos para obter essas informações.


8 – Treinamento contínuo das lideranças

Montar e gerir uma equipe de sucesso não é fácil. E o papel dos líderes é fundamental para que o capital humano chegue a esse patamar, principalmente em um cenário complicado e competitivo como o dos dias atuais.

O problema é que as incertezas do mercado não atingem apenas os empresários. Os líderes também podem ter dificuldade em reconhecer sua capacidade de liderar equipes e transformar os resultados organizacionais.

Assim, devemos pensar na formação desses profissionais. E estamos falando de ir além do treinamento: alavancar estratégias inovadoras para melhorar suas habilidades.

O destaque fica por conta da liderança complementar, modelo que aposta na parceria entre dois ou mais líderes para que possam atuar de forma integrada na gestão das equipes, melhorando a qualidade dos projetos criados e a resolução de problemas.


9 – Upskilling

O upskilling ocorre quando um profissional busca aprimorar seus conhecimentos em áreas nas quais já está inserido, aumentando assim seu domínio sobre este assunto.

Fazendo esse up, como o nome sugere, no desenvolvimento profissional, é possível otimizar o tempo gasto nas tarefas diárias e entregar com maior qualidade, além de desenvolver uma visão mais analítica.

Isso permite que seu trabalho, além da produtividade, ganhe visibilidade em toda a empresa, permitindo um desenvolvimento de carreira mais estruturado.

Em 2023, muito provavelmente veremos empresas viabilizando o upskilling dos funcionários, através dos PDI’s, uma vez que custa menos ajudar no desenvolvimento desse profissional que já faz parte do time, do que prospectar e contratar novos talentos.


10 – Feedback (para colaboradores ou durante processos seletivos)

Os feedbacks são uma ferramenta muito importante na construção da relação empresa X funcionário. Eles são úteis para o RH sondar pontos de melhoria, resolver conflitos internos, definir metas, aprimorar planos de carreira e benefícios oferecidos, entre muitos outros benefícios.

Para isso, é fundamental que os líderes sejam devidamente treinados para agir corretamente na troca de feedback com seus subordinados. Os pontos positivos e negativos devem ser sempre apontados de forma profissional e respeitosa, com o objetivo de desenvolver o colaborador, não de subjugá-lo.

Assim, o aprimoramento dos feedbacks, utilizando também sistemas de avaliação de desempenho, por exemplo, também é uma grande tendência para 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *