Diferença entre RH e Departamento Pessoal: entenda agora!

RH e Departamento Pessoal são dois setores fundamentais nas empresas ,mas que frequentemente são confundidos ou até “unificados”. Mas, você sabia que eles são dois departamentos distintos? Vamos entender a diferença e a importância de ambos? Então segue a leitura. 😊


O que é RH?

Como vimos no nosso artigo sobre RH Estratégico, a área de RH, ou Recursos Humanos, é a sigla comumente utilizada para representar a gestão de recursos humanos de uma empresa. São responsáveis pelo recrutamento e seleção de funcionários, além do clima de relação entre os colaboradores. Entretanto, dependendo do porte da empresa, essas atribuições podem variar um pouco.


Departamento pessoal de uma empresa: o que é?

O Departamento Pessoal é aquele focado mais especificamente na gestão das pessoas. Ou seja, é o time responsável pelo pagamento dos colaboradores, agendamento e controle das férias, acompanhamento de controle de ponto e jornadas, gestão de benefícios, admissão de funcionários, demissão e desligamento, seguimento das leis trabalhistas e controle de impostos e taxas.

Em linhas gerais, refere-se o Departamento Pessoal como setor ou área que assume o papel das tarefas mais burocráticas visando garantir o cumprimento das leis e normas da CLT e a relação ética entre a empresa e os colaboradores


Diferença entre RH e Departamento Pessoal

Os dois setores são indispensáveis para a manutenção do clima organizacional da empresa na relação entre empresa e funcionários, mas, para facilitar a compreensão, podemos resumir a diferença entre RH e Departamento Pessoal dizendo que o RH é um setor mais tático e estratégico, enquanto o DP é mais operacional. Ambos trabalham em conjunto dentro de um objetivo macro, mas tendo suas responsabilidades mais direcionadas a determinadas tarefas e rotinas, o que também vai implicar diretamente no perfil do profissional de cada área.


Qual é a importância do RH e do Departamento Pessoal nas empresas?

Que os dois setores são indispensáveis para as empresas nós já falamos, mas vamos entender um pouco mais a fundo o porquê? O RH foca na gestão das pessoas enquanto o Departamento Pessoal foca nos processos burocráticos.

Ou seja, duas engrenagens que movem todos os outros departamentos e, consequentemente, também exercem influência direta nas finanças da empresa. São as pessoas que compõem tudo, logo, tudo é sobre pessoas. Por exemplo, é preciso encontrar a pessoa certa para um cargo, como também é preciso que o processo burocrático de admissão dessa pessoa seja facilitado e agilizado, para que ela inicie no trabalho o quanto antes.


Rotina dos Recursos Humanos nas empresas

Dentre as principais tarefas dentro da rotina da equipe de RH estão:

1 – Recrutamento e seleção (essa é talvez a principal);

2 – Integração dos novos colaboradores;

3 – Desenvolvimento e treinamentos;

4 – Avaliações de desempenho;

5 – Política de benefícios.


Rotina do Departamento Pessoal nas empresas: foco na burocracia

Já no Departamento Pessoal, as principais tarefas são:

1 – Admissão de funcionários;

2 – Demissões e afastamentos;

3 – Controle de ponto e horários;

4 – Agendamento de férias;

5 – Controle de impostos, taxas e contribuições.

Lembrando que essas rotinas, tanto do RH quanto do Departamento Pessoal podem variar de acordo com o porte dos times e principalmente, o porte da empresa.


RH e Departamento Pessoal - Controle de ponto descomplicado.

Quais os benefícios de separar cada setor?

Bom, agora que vimos que RH e Departamento Pessoal tem o propósito de melhorar a vida “profissional” de cada colaborador e se completam, mas, com funções e objetivos diferentes.

Por isso, ter os setores separados dentro da empresa fará com que cada um consiga exercer com maior eficiência suas funções.

O RH cuidará das pessoas, da gestão do clima organizacional, do planejamento estratégico, entre outras funções. Enquanto o DP cuida dos benefícios financeiros, dos processos administrativos e do cumprimento das leis trabalhistas.


Conclusão

Possuir RH e Departamento pessoal separados não é a realidade de muitas empresas no Brasil, devido ao pequeno porte. Muitas vezes os serviços burocráticos são terceirizados e a empresa conta apenas com um enxuto time de RH.

O fundamental é que cada setor exerça suas atribuições com excelência, para que todo o universo da empresa funcione perfeitamente.

É interessante também “educar” os colaboradores das atribuições de cada setor, por exemplo, se o salário dele vier com um desconto indevido, ele vai procurar o DP, mas, se ele precisa de um curso para melhorar em determinado ponto a execução do seu trabalho, ele vai buscar o RH.

Agora conta pra gente: na sua empresa o RH e o DP são juntos ou separados e de que forma você acha que isso impacta na rotina do time?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *