Qualidade de vida no trabalho: 10 melhores dicas

qualidade de vida no trabalho - melhores dicas

Qualidade de vida no trabalho é um dos indicadores de satisfação dos colaboradores na empresa, ele é medido a partir dos níveis de bem-estar, saúde, ambiente de trabalho, interação social, entre outros.

Nos Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) o termo é conhecido pela sigla de QVT e é essencial para a diminuição do turnover e outros indicadores chaves de sucesso e com influência direta nos resultados das empresas.


O que é qualidade de vida no trabalho?

Antes da implantação da CLT os empregadores não se importavam muito com a qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores, até que a CLT mudou isso.

Ainda assim, manter a saúde e o bem-estar dos colaboradores para que eles se sintam à vontade no seu local de trabalho ainda é um desafio, mas, a consequência disso é que passem a produzir mais e melhor.

Com isso, a QVT se reflete em:

  • Bem-estar físico;
  • Emocional;
  • Psicológico;
  • Financeiro.

Logo, as atitudes ou reações dos colaboradores mostram que suas experiências, sejam positivas ou negativas, influenciam diretamente sua relação com o trabalho. Uma vez que um colaborador desmotivado e desanimado produz menos, o que diretamente afeta a capacidade de produção da empresa.

Com isso, passou-se a implementar melhorias para preservar a saúde e o bem-estar desses colaboradores, seja no âmbito pessoal ou profissional.


Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?

A QVT já é um tema amplamente debatido, principalmente num cenário pós pandemia. Ela impacta diretamente no processo de vendas (ou entrega de serviços) sendo reflexo direto da motivação e satisfação dos colaboradores, ou seja, colaboradores motivados e satisfeitos entregam melhores resultados.

Se isso for ignorado, é muito provável que a empresa não alcance o sucesso esperado, que é a satisfação dos clientes. Por isso, empresas que têm adotado uma metodologia de gerenciamento do comportamento dos colaboradores, a produtividade das equipes e implementam também uma cultura organizacional favorável, alcançam melhores resultados.

Qualidade de vida no trabalho não significa instalar videogame, mesa de sinuca, ou disponibilizar algum entretenimento no tempo livre dos colaboradores. A qualidade de vida no trabalho acontece quando a empresa entende o contexto social em que seu colaborador está inserido, o que ele precisa para cumprir suas tarefas e de que forma isso pode ser feito sem que sua saúde seja prejudicada. Ou seja, quando o foco é realmente o capital humano da organização.

Entretanto, a qualidade de vida não se restringe somente ao ambiente de trabalho, por isso é importante que as empresas também levem em consideração fatores psicológicos e emocionais dos seus colaboradores. Fatores alheios ao gerenciamento podem afetá-los e por isso, é preciso que a empresa esteja sempre atenta ao seu time.


Quais os componentes da qualidade de vida no trabalho?

Para poder agir em prol de aumentar a qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores, a empresa precisa saber quais são os componentes que podem impulsionar a satisfação do time.

Por isso, listamos aqui os principais componentes para agregar uma boa QVT:

  • Ambiente Físico;
  • Compensação e benefícios recebidos;
  • Propósito no trabalho;
  • Oportunidades de crescimento;
  • Clima organizacional;
  • Liderança;
  • Reconhecimento;
  • Relações interpessoais;
  • Liberdade de participação.

Principal objetivo da qualidade de vida no trabalho

O principal objetivo de se criar um programa de qualidade de vida no trabalho é promover a satisfação, o bem-estar e a saúde dos colaboradores dentro do ambiente corporativo. Evitando que haja desânimo, conflitos e isolamento entre as equipes.

Por isso é fundamental realizar um conjunto de ações e estratégias que consolidem esse programa internamente. 


Controle de ponto descomplicado - Qualidade de vida no Trabalho

Melhores dicas para ter qualidade de vida no trabalho

Além de refletir diretamente nos indicadores de produção e entrega da empresa, melhorar a QVT dos colaboradores também pode ajudar a reter e atrair talentos para a empresa.

Todo mundo quer conciliar bem o trabalho com a vida pessoal e ter mais qualidade de vida. Mas, como proporcionar essa qualidade de vida no trabalho? Algumas ações podem ser desenvolvidas na empresa para melhorar o bem-estar, a satisfação e a produtividade do time.

Listamos aqui 10 dicas para obter esse resultado:

1 – Ter um ambiente físico agradável, saudável e seguro;

2 – Investir na segurança do trabalho;

3 – Incentivar a interação interpessoal entre os times;

4 – Reconhecer o trabalho e o progresso dos colaboradores, através de feedbacks humanizados;

5 – Oferecer remunerações adequadas e estabelecer um plano de cargos e salários;

6 – Oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa; 

7 – Investir em promoção à saúde e prevenção de doenças, através de cursos e palestras educativas e programas de acompanhamento da saúde, além da ginástica laboral;

8 – Incentivar a prática de exercícios físicos. Uma ideia é sortear mensalidades ou tentar fechar parcerias para descontos em academias, por exemplo;

9 – Investir em atividades de relaxamento para os colaboradores;

10 – Investir em benefícios e na saúde dos colaboradores. Uma das maneiras de cuidar da saúde do time é oferecer um plano de saúde.


Benefícios da qualidade de vida no trabalho

Como vimos, a qualidade de vida no trabalho influencia diretamente no aumento da produtividade e dos resultados. Mas primordialmente, tornam a empresa um ambiente mais humano, oferecendo melhores condições de trabalho para os colaboradores.

Entre os principais benefícios de um programa de qualidade de vida no trabalho, podemos citar: 

  • Colaboradores mais motivados e satisfeitos com suas rotinas; 
  • A melhora do clima organizacional; 
  • Hábitos mais saudáveis possibilitando menor probabilidade de doenças, o que acarreta em menos faltas;
  • Realização pessoal e profissional;
  • Melhora na imagem da empresa (interna e externamente);
  • Melhor desempenho em atividades cotidianas;
  • Além da diminuição da taxa de turnover e do aumento na retenção de talentos, como já citamos.

Conclusão

Depois de tudo isso que você leu acima, é possível observar que um dos principais benefícios (ou até o principal) é melhorar a qualidade de vida no trabalho e fazer com que os colaboradores possam exercer suas tarefas da melhor forma.

Com o estresse reduzido, o desenvolvimento das atividades do dia fica mais leve e agradável. Além disso, o profissional pode aproveitar mais seus momentos fora da empresa, no lazer com a família e amigos, o que torna as pessoas mais felizes.

Agora conta pra gente: a empresa onde você trabalha desenvolve esse tipo de ação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image