Covid-19: Dicas para pequenos empreendimentos enfrentarem a pandemia

capa do blog sobre como empresas podem enfrentar a covid-19

A atual pandemia da Covid-19 está criando desafios que gestores nunca enfrentaram, mas isso não significa que não há como passar por isso.

Estamos enfrentando um momento histórico que preferíamos não precisar enfrentar. A Covid-19, mais conhecido como Novo Coronavírus, se espalhou rapidamente pelo mundo, sem dar tempo para nos prepararmos psicologicamente e financeiramente.

Saiba mais sobre a Covid-19 aqui.

Além de nos preocuparmos com a saúde e vida de pessoas, precisamos nos preocupar também com a economia. Afinal, a forma de consumir mudou, estamos num regime de distanciamento social e espaços comerciais estão fechados.

E é importante pontuar que a maioria dos setores está enfrentando dificuldades. 

Por outro lado, olhando para esfera mercadológica, sabemos que quem sendo mais afetado com tudo isso é o micro e pequeno empreendedor. De fato, não sabemos o que vai acontecer, então não há uma fórmula para resolver totalmente a situação. No entanto, fizemos esse artigo com algumas dicas valiosas que vão ajudar você a fazer a gestão do seu negócio durante a crise. Vem com a gente!

Prevendo o futuro

É claro que nunca saberemos o que ocorrerá no futuro de forma absoluta, mas podemos sim fazer projeções

Afinal, não é apenas o mercado brasileiro que está sofrendo. Alguns países já passaram pelo pico da pandemia, e, sendo assim, negócios locais de outros países estão enfrentando o problema a mais tempo que a gente. Portanto, é crucial buscar referências sobre como as pequenas empresas em outros países estão lidando com tudo isso, como forma de premeditar as principais dificuldades e como contorná-las.

Leia também: Os 3 desafios das pequenas empresas e como enfrentá-los

Consuma conteúdos

Sim, sabemos que consumir conteúdo não paga as contas e nem enche barrigas. Por outro lado, é a partir disso que temos insights, aprendemos novas coisas e encontramos inspirações. 

O SEBRAE, por exemplo, está criando ótimos conteúdos para dar suporte aos pequenos empreendedores, e recomendamos acessar o Portal SEBRAE que oferece informações para diversas dúvidas e dificuldades. Além disso, esse PDF, também do SEBRAE, mostra justamente os impactos e tendências da pandemia em pequenos negócios. 

Quem se adapta, sobrevive

Atualmente, a tecnologia nos oferece saídas para diversos problemas. Sendo assim, é de extrema importância aprender a utilizar isso à seu favor. 

Por exemplo:

  • Realize vendas virtualmente;
  • Faça promoções e liquidações online de produtos e serviços;
  • Crie planos para realizar entregas a domicílio;
  • Foque em oferecer qualidade e eficiência para seus clientes;
  • Estude a possibilidade de oferecer um novo produto ou serviço que podem ser úteis durante a crise, como ajuda à pessoas do grupo de risco, por exemplo;
  • Invista em ações criativas de marketing digital que, além de geralmente serem mais baratas, se bem feitas podem gerar resultados incríveis;
  • Invista na venda pacotes promocionais do seu serviço ou produto, com resgate para depois da crise.

Artigo relacionado: Como implantar a inovação em empresas?

Envolva colaboradores

Seu colaborador é consumidor, se não do seu negócio, de outros, e isso faz a economia girar. 

Por outro lado, é difícil realizar o pagamento dessas pessoas quando não se está entrando dinheiro no caixa, né? 

Então, ao criar novas formas de operar durante a crise, inclua seus colaboradores no plano. Por exemplo, como a forma mais eficaz (e barata) de comunicação atualmente é a internet, você vai precisar de vendedores e negociadores online. Ou seja: seus colaboradores em casa podem continuar atuando em suas funções, de forma adaptada. 

É imprescindível que a comunicação entre gestores e colaboradores seja direta e transparente. Afinal, é muito mais difícil enfrentar uma crise sozinho. 

Recomendamos a leitura: Combate ao Coronavírus: o papel do controle de ponto digital

Antecipe e previna

Apesar de toda dificuldade, estamos vendo muitas ações de instituições financeiras para ajudar empreendedores a manterem seus negócios abertos, a partir de linhas de crédito e carência para pagamento. 

Então, utilize essa ajuda, você pode precisar. E é sempre melhor resolver as coisas com calma, não quando as coisas apertam de verdade. Dessa forma, você cria uma reserva que vai ser crucial nesse momento. Você ainda não sabe como o dinheiro irá chegar até você, mas tendo no caixa, fica mais fácil respirar para pensar.

Economize

Despesas supérfluas não existem apenas na nossa vida pessoal, mas também em nossos empreendimentos. Sendo assim, identificar essas despesas e reduzi-las (ou erradicá-las) é uma obrigatoriedade. Além disso, reagende pagamento de impostos como o Simples Nacional. Inclusive, o pagamento dele foi suspenso a partir de abril, e você pode guardar esse dinheiro para algo necessário atualmente.

Negocie

Em primeiro lugar, negocie com o seu consumidor: tente evitar cancelamentos de compras de produtos e serviços, apenas postergando as entregas e pagamentos. 

Em segundo lugar, liste as dívidas da sua empresa por prioridade. Fornecedores, por exemplo, podem ser colocados em ordem de tamanho: quanto menor o negócio, mais importante o seu pagamento será para eles.

No caso de fornecedores maiores, vale negociar prazos estendidos e condições especiais.Além disso, converse com o seu contador sobre a redução de custos trabalhistas. Afinal, estão sendo criados projetos governamentais para dar suporte às empresas e colaboradores nesse quesito, e seu contador é a melhor pessoa para te direcionar.

Respire fundo!

Atualmente, a única certeza que temos é de que essa crise vai passar. Sim, não sabemos quando, mas que ela irá passar é uma certeza. Com isso em mente, busque olhar para o pós-crise, não apenas para a crise no presente. 

Busque se informar, inovar, se reinventar. Além disso, dissemine a ideia de dar suporte a pequenos empreendimentos, através de atitudes, indicações, redes sociais. E lembre-se: um bom desempenho não significa grandes gastos. 

E claro, se puder fique em casa, e sempre lave bem as mãos. 

Estamos todos juntos!


Quer facilitar a Gestão de Ponto na sua empresa? A TiqueTaque é uma solução intuitiva e moderna para gerenciamento de ponto e jornada de trabalho que tem Relógio do Ponto próprio. Saiba mais!

Foto: Canva


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image