Como calcular o valor da hora trabalhada [+Horas extras]

Saber o valor do salário pago ao funcionário é simples. Mas, quando o assunto é como calcular o valor da hora trabalhada, as dúvidas começam a surgir. 

Quanto custa cada hora de trabalho é uma informação essencial, pois é a partir disso que são feitos os cálculos que podem reduzir, ampliar ou modificar o salário do seu funcionário no final do mês. 

Para entender como funciona direitinho, a gente vai falar sobre:

  • Por que é importante saber o valor do salário-hora?
  • Como calcular o valor da hora
  • Bônus: como calcular horas extras

pegou seu café? Então vamos começar!

Por que é importante saber o valor do salário-hora?

Ter conhecimento do valor da hora trabalhada costuma ser útil para antecipar quanto será gasto com a folha de pagamento. Se um funcionário fez menos horas do que deveria, é a partir desse cálculo que se sabe quanto deduzir de seu salário.

Da mesma forma que, sabendo esse valor, fica mais fácil controlar o orçamento de horas extras e adicionais noturnos.

Além disso, ter essa informação reduz a incidência de erros que podem causar problemas trabalhistas, já que o pagamento do salário é calculado de forma correta.

Como calcular o valor da hora

Antes de tudo, para calcular o valor exato do quanto o empregado recebe por hora no trabalho, você deve ter na mão duas informações:

  • Qual a carga horária semanal do funcionário
  • O valor da remuneração que ele recebe

Agora, é só multiplicar a carga semanal pelo número de semanas no mês e dividir pelo valor da remuneração. O resultado é o valor do salário-hora do seu funcionário.

Fórmula para cálculo de salário-hora

A jornada de trabalho comum no Brasil é de 8 horas diárias, somando 44 horas semanais. Também é estipulado que um mês comercial conta com 5 semanas. Só para exemplificar, vamos imaginar que queremos saber o salário-hora de um funcionário que recebe a remuneração de R$2.000 por mês. Sendo assim, temos: 

Exemplo de fórmula para cálculo de salário-hora

Caso a jornada de trabalho seja diferente da de 44 horas semanais, não tem problema: a fórmula de cálculo continua a mesma, basta substituir a carga semanal na fórmula pela que é utilizada. 

Por exemplo, se a carga horária semanal é de 36 horas, na fórmula o salário será dividido por 180 (36 horas X 5 semanas do mês).

A CLT estipula que a jornada comum de trabalho tem no máximo 8 horas. Caso o limite seja ultrapassado, esse tempo adicional se configura como hora extra e deve ser remunerado como tal. Vamos conversar sobre elas?

Bônus: como calcular hora extra

Como já citamos, é importante saber o valor da hora trabalhada para ter um controle maior sobre a folha de pagamento. E um dos pontos que mais pesam nesse momento é o valor das horas extras. 

Hora extra é o nome dado para aquela esticada remunerada na jornada de trabalho. A Constituição determina que o trabalhador pode fazer, no máximo, 10 horas diárias de trabalho, o que no caso de uma jornada de 8 horas diárias equivale à um máximo de duas horas extras por dia (fechando 10 horas diárias).

Observe que, dependendo da jornada padrão do funcionário, a quantidade de horas extras diárias permitidas pode ser maior ou menor, sempre cuidando o limite máximo total de 10 horas trabalhadas no dia.

E aqui no Brasil, 76% dos trabalhadores realizam horas extras pelo menos 1 vez por semana. 

Agora que o cálculo do salário-hora já está feito, basta pegar esse resultado e partir para a segunda parte: adicionar o valor da hora extra. Só que esse cálculo depende do dia da semana que foi realizado a hora adicional. 

Parece confuso, mas a gente vai ajudar você a clarear as ideias. 

IMPORTANTÍSSIMO: os cálculos que vamos abordar a seguir são baseados em porcentagens e jornadas comuns, pela CLT. Antes de utilizar alguma delas, verifique com o seu contador se é assim que sua empresa deve trabalhar!

Hora extra – de segunda à sábado

Quando o funcionário estende sua jornada em dias e horários úteis, o acréscimo da hora extra é de 50% em cima do valor da hora comum. Então você precisa pegar o valor do salário-hora que calculamos antes e fazer a adição.

Assim, temos:

Fórmula para calcular o valor de horas extras em dias úteis
Não esqueça de verificar com o seu contador as regras de sindicato!

Hora extra – domingos e feriados

Agora, se o funcionário fez suas horas extras em dias não úteis, essa hora adicional vale 100% a mais que a hora comum. Ou seja: o tempo adicional trabalhado em domingos e feriados valem o dobro do valor do salário-hora.

Fica desse jeito:

Fórmula para calcular o valor da hora extra em domingos e feriados
Não esqueça de verificar com o seu contador as regras do sindicato!

Hora extra noturna

Na verdade, não existe hora extra noturna. O que muda é que, quando o funcionário trabalha à noite, ele recebe o adicional noturno em cima do valor do seu salário-hora, e isso muda um pouco o cálculo. 

Quem faz jornada noturna, recebe o adicional de 20% em cima do valor do salário-hora.

Então, se o funcionário que fez jornada noturna também realizou horas extras, é necessário calcular o salário-hora + adicional noturno, e, depois, somar à hora extra

É importante relembrar que os cálculos apresentados aqui levam em consideração variáveis comuns, estipuladas pela CLT. Porém, algumas vezes há um acordo entre empresa e funcionários com diretrizes diferentes. Então, sempre confirme com o seu contador se é assim que funciona na sua empresa mesmo!

Veja como fica o exemplo:

Fórmula de calculo de horas extras com adicional noturno
Não esqueça de confirmar com o seu contador se é assim que funciona na sua empresa!

Conclusão

Como falamos, saber o valor do salário-hora do seu funcionário é muito importante, principalmente se você valoriza uma gestão de pessoas e tempo eficiente. 

Por isso que hoje existem tecnologias que ajudam no controle de jornada e amenizam os riscos de erros.

Esse é o caso da solução TiqueTaque, que é completa de ponta à ponta: relógio eletrônico biométrico, aplicativo para celular e o sistema de gestão online. As informações sobre a jornada de trabalho dos seus funcionários em um só lugar, para você acessar quando quiser. Conheça mais aqui!

Você ficou com alguma dúvida a respeito do cálculo do valor da hora trabalhada? Envie seu comentário no post para que possamos lhe ajudar!


A TiqueTaque é uma solução intuitiva e moderna para gerenciamento de ponto e jornada de trabalho. Desenvolvemos um relógio de ponto próprio, compacto, baseado em Internet das Coisas, e que junto com o nosso Aplicativo e Software de Gestão resolvem de ponta a ponta a gestão de ponto no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image