6 Dicas de prevenção ao Coronavírus no local de trabalho

capa do blog sobre prevenção ao coronavírus no local de trabalho

Entenda quais medidas de prevenção ao Coronavírus são essenciais no local de trabalho para manter colaboradores e clientes seguros.

De acordo com a OMS, a forma mais eficaz de se evitar a transmissão da Covid-19 é ficando em casa. Por isso, muitas empresas estão optando por liberar seus colaboradores para realizar home office.

Porém sabemos que nem todas as funções podem ser executadas à distância. Os chamados Serviços Essenciais  precisam continuar abertos fisicamente, pois são atividades fundamentais para a comunidade.

Antes de continuar nossa conversa, queremos deixar aos profissionais dos Serviços Essenciais, como enfermeiros, médicos, garis, operadores de mercado entre outros, o nosso muito obrigado

Sendo assim, é necessário manter esses profissionais seguros no ambiente de trabalho, e isso pode ser feito a partir de algumas medidas fáceis e rápidas, mas que são de extrema importância. 

Ah, e vale lembrar que além de prevenir a transmissão do Coronavírus, as medidas que vamos citar também evitam a contaminação por outras doenças infecciosas. 

Quer saber mais sobre o Coronavírus? Leia aqui.

Afinal, o que é Coronavírus?

A Covid-19, ou Coronavírus, como ficou conhecido, é uma doença viral respiratória muito parecida com a gripe. 

No entanto, as implicações da Covid-19 podem ser mais perigosas, e 1 em cada 6 pessoas infectadas acabam com complicações respiratórias graves, precisando de tratamento hospitalar.

Leitura recomendada: Combate ao Coronavírus: o papel do controle de ponto digital

Como acontece a contaminação?

Quando falamos, espirramos ou tossimos, liberamos as chamadas Gotículas Respiratórias, e é através dessas gotículas que o vírus é liberado.

Dessa forma, superfícies e objetos compartilhados podem ser agentes de transmissão, assim como uma distância menor que dois metros entre pessoas. 

Os sintomas mais comuns são:

  • Tosse, seca ou com secreção;
  • Cansaço;
  • Febre até 37,3 oC;
  • Dificuldade de respirar.

Porém, existem outros sintomas que podem apontar para a doença, como dor de cabeça, diarréia, perda de olfato súbita, dor de garganta e coriza. 

O período de incubação para a manifestação da infecção dura de 2 a 14 dias.

Prevenção ao Coronavírus no local de trabalho

Se sua empresa precisa continuar trabalhando durante a pandemia, mantenha o ambiente laboral seguro para você, seus colaboradores e seus clientes. 

É importante que as medidas sejam tomadas mesmo que não haja casos de infecção em sua localidade, afinal, isso é uma prevenção. Por isso, a OMS conta com a máxima colaboração de empregadores e empregados para diminuir os riscos de infecção.

E não precisa de muito esforço, as dicas para de prevenção ao Coronavírus são ações simples e baratas de se implementar. Acompanhe com a gente. 🙂

Leia também: Covid-19: dicas para pequenos empreendimentos enfrentarem a pandemia

1. Ambiente mais limpo do que nunca

Como abordamos anteriormente, o Coronavírus se mantém em superfícies e objetos, aguardando alguém encostar para contaminá-lo. 

Sendo assim, é de extrema importância manter tudo limpinho – chão, superfícies e objetos, com desinfetante, água sanitária ou álcool 70%.

2. Distancie-se (fisicamente!)

Como o vírus pode se transportar pelo ar em até 1 ou 2 metros de distância, é recomendado aumentar o espaço entre mesas e estações de trabalho. 

Além disso, tente manter o local o mais arejado possível, aumentando a circulação do ar. Outra ação interessante é demarcar espaços de um metro em locais como filas e entre balcões de atendimento e clientes.

3. E as reuniões?

Muitas vezes precisamos realizar reuniões para discutir assuntos profissionais com colegas e gestores, isso é inevitável. Mas como realizar essas reuniões em tempos de pandemia? 

Em primeiro lugar, pondere se uma reunião é mesmo necessária. Afinal, existem ocasiões em que um e-mail já pode resolver a questão. 

Porém, caso julgue mesmo necessária a ocorrência de uma reunião, procure não colocar muitas pessoas na mesma sala. Preze pela distância, evitando lugares muito fechados e apertados. 

E ainda melhor para a prevenção ao Coronavírus: que tal fazer uma reunião por videoconferência?

4. Disponibilize todo o material necessário para a prevenção

Em todas as situações, facilite o acesso de colaboradores e clientes às formas de desinfecção e prevenção à transmissão, como por exemplo:

  • Álcool 70%;
  • Água e sabão;
  • Máscaras descartáveis;
  • Luvas, caso a função exija contato físico contínuo com objetos expostos;
  • Lenços descartáveis;
  • Lixos com tampa para jogar fora os itens de forma segura.

5. Comunique-se de forma clara sempre

É muito importante que haja transparência entre empregador e funcionário, principalmente em momentos difíceis como esse. 

Sendo assim, mantenha seus colaboradores bem informados, tanto sobre as novas regras de rotina da empresa quanto às formas de prevenir a transmissão do vírus. 

Coloque cartazes ao redor do ambiente de trabalho, por exemplo, ensinando a forma correta de se fazer a higienização das mãos, como reagir ao espirrar ou tossir, quais sintomas devem os deixar em alerta e a importância do distanciamento social. Além de cartazes, as informações também podem ser enviadas através do e-mail.

6. Quando deixar seu colaborador em casa?

Existem dois casos em que é recomendado o afastamento temporário do colaborador. Primeiro, caso o colaborador esteja apresentando algum dos sintomas, ele deve ser afastado até a confirmação ou não da infecção. 

O segundo caso refere-se à pessoas que estão mais suscetíveis a quadros graves da Covid-19. Entre elas estão diabéticos, pessoas com mais de 40 anos, sistema imunológico frágil, doenças respiratórias e cardiovasculares.

Melhor prevenir do que remediar

Tomando os 6 cuidados que listamos pra vocês, você estará protegendo não apenas pessoas ligadas à sua empresa, mas também as pessoas ligadas à elas, e, assim, protegendo uma comunidade inteira. 

Por isso, é muito importante ter um plano de ação para o caso de haver uma contaminação pelo Covid-19 dentro da sua empresa, formas de afastar a pessoa contaminada sem constrangê-la e como agir com outros colaboradores que entraram em contato com a pessoa infectada. 

Seja como for, lembre-se sempre que isso vai passar

E você, quais ações de prevenção ao Coronavírus está implementando em sua empresa? Conte para a gente 🙂


banner tiquetaque prevenção ao coronavíruas

Foto: Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *