Combate ao Coronavírus: o papel do controle de ponto digital

coronavírus - o papel do controle de ponto

O novo Coronavírus possui altas taxas de transmissão, o que fez com que empresas liberassem os seus funcionários para trabalhar remotamente. Mas como acompanhar essas jornadas?

Estamos vivendo uma situação bem delicada, em escala global. A Covid-19, mais conhecido como Coronavírus, se espalhou rapidamente pelo mundo e, onde ainda está contida a pandemia, como o Brasil por exemplo, estão sendo tomadas medidas para evitar a contaminação massiva da população.

O que é Coronavírus?

Primeiramente, vale deixar claro que existem vários tipos de Coronavírus. Os primeiros casos são de 1939, mas ele só foi conhecido em 1960. 

Esse vírus causa doenças respiratórias, muito parecidas com uma gripe comum. 

No entanto, em 2019, esse vírus sofreu uma mutação na China, que foi denominado de COVID-19 (Coronavírus disease 19), e é altamente transmissível. Sendo assim,  rapidamente saiu do controle e criou uma crise global. 

Nesse sentido, a transmissão ocorre facilmente porque se dissemina a partir de gotículas respiratórias, que são liberadas através da tosse, espirros e até mesmo da fala. Por isso, é recomendado sempre manter uma distância de, no mínimo, 1 metro entre as pessoas. 

Então, por ser tão fácil transmitir, é que muitas pessoas estão se colocando em quarentena afinal, nunca sabemos onde o vírus está, considerando que o vírus pode sobreviver por vários dias em superfícies não esterilizadas. Pegar no corrimão da escada e coçar o olho, por exemplo, pode ser o suficiente para ser infectado. 

Sendo assim, é sempre bom se manter alerta aos principais sintomas: tosse, febre e dificuldade de respirar.

Quer saber mais sobre o Coronavírus? Aqui tem dicas bem úteis. 🙂

Em quarentena, mas trabalhando

Com o intuito de conter a pandemia, algumas empresas estão liberando o home office para funções que podem ser realizadas remotamente. 

Afinal, ficando em casa, o trabalhador tem menos chances de ser exposto ao Coronavírus, sem precisar utilizar transporte público e se locomover em ambientes com muitas pessoas. 

Inclusive, apesar de home office no geral englobar o trabalho remoto em qualquer lugar, dessa vez é preciso levar a sério a tradução do termo: escritório em casa.

Leia mais: O que é home office? [Guia Completo]

O papel do controle de ponto digital contra o Coronavírus

A Portaria 373 entrou em vigor em 2011, permitindo que sistemas alternativos de controle de ponto fossem adotados pelas empresas. 

Isso trouxe ainda mais inovação dentro da rotina de gestão de pessoas e RH, porque antes era necessário que o gestor retirasse as informações de ponto do relógio de ponto através de um dispositivo USB, e os colaboradores precisavam guardar todos os comprovantes de registro – que diga-se de passagem, eram bem difíceis de não serem perdidos. 

O controle de ponto digital permite registro e controle de jornada online. Ou seja: todos os dados referentes à jornada são automaticamente enviados para o armazenamento em nuvem

Sendo assim, o registro de ponto pode ser realizado por um aplicativo no celular ou tablet, e até mesmo pelo computador. Além disso, a própria gestão das jornadas são feitas pelo computador, o que torna o processo muito mais fácil, rápido e eficiente. 

Ou seja: o controle de ponto digital permite o registro e o controle da jornada de trabalho mesmo em situações de home office

É muito comum que alguns gestores tenham receio em liberar os colaboradores para o trabalho remoto. Por outro lado, o colaborador também pode se sentir desligado da empresa quando está trabalhando de casa. Nesse sentido, a utilização de sistemas alternativos de gestão de jornada são essenciais para manter a transparência e um bom fluxo de informações entre as duas partes. 

Sendo assim, para incentivar o home office nesse momento da pandemia do Covid-19, a TiqueTaque fez uma ação bem legal: as empresas que liberarem seus colaboradores para home office podem utilizar o plano de gestão de jornada por aplicativo de forma gratuita, por 60 dias. Assim, todo mundo pode fazer home office e estar com a jornada conectada à empresa da mesma forma. Caso tenha interesse, clique aqui.

Leitura recomendada: Portarias 1510 e 373: principais diferenças 

Todos juntos, cada um na sua casa

Apesar do controle de jornada ser muito importante para conectar empresa e colaborador nesse momento de quarentena, vale lembrar que manter uma boa comunicação já é essencial quando estamos trabalhando presencialmente,  imagina com o trabalho remoto. 

Então, se você ainda não utiliza a tecnologia com muita frequência em sua empresa, está mais que na hora de reavaliar esse posicionamento. Existem diversas ferramentas no mercado – gratuitas ou não – que ajudam a manter uma comunicação mais transparente e democrática entre colaboradores entre si e com os seus gestores. 

Antes de mais nada, temos que nos conscientizar que vivemos em sociedade, e se uma pessoa está em risco, todas estão.

Você gestor: se puder, libere seus colaboradores para o trabalho remoto, e se for uma função que precisa ser realizada presencialmente, tome todas as atitudes necessárias para manter a segurança dele, dentro da empresa e no seu trajeto de casa. 

Você colaborador: respeite a quarentena e fique em casa. Agora é um momento perfeito para você demonstrar ainda mais sua responsabilidade e comprometimento com a função. Além disso, não se expõe e nem coloca outras pessoas em riscos. 

Vamos enfrentar o Coronavírus juntos.


Quer facilitar a Gestão de Ponto na sua empresa? A TiqueTaque é uma solução intuitiva e moderna para gerenciamento de ponto e jornada de trabalho que tem Relógio do Ponto próprio. Saiba mais!

Foto: Canva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image