Plano de carreira: o que é e como elaborar o seu

plano de carreira

Quando falamos de contratação e trajetória profissional, é fundamental fazer um plano de cargos e carreira, para otimizar a gestão da empresa, uma vez que esse plano traz benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Uma gestão eficiente precisa de estratégias bem traçadas e muita organização, por isso, o ideal é que os funcionários estejam alinhados com o plano teórico da empresa.

Mas, você sabe o que é um plano de carreira? Como se faz um? E por que ele é tão importante? Então segue a leitura.


O que é um plano de carreira pessoal?

Um plano de carreira é um programa que auxilia na definição profissional de uma pessoa. Apresenta de forma estruturada o que você precisa fazer para atingir o seu objetivo profissional. Se você é um analista de RH hoje e seu grande objetivo é se tornar um Diretor de RH, você precisa planejar o que precisa fazer para chegar lá.

Este passo a passo deve ter metas de curto e longo prazo que você precisa alcançar e avaliar o quão bem você está progredindo.


Quais são os tipos de plano de carreira?

Existem diversos tipos de plano de carreira, então vamos falar sobre os mais comuns, além de apontar as principais diferenças entre eles, para te ajudar a adaptar ao seu planejamento.

Plano de Carreira em Linha

Esse tipo de plano de carreira é o mais clássico. Em geral, o profissional sobe na hierarquia por meio de promoções por mérito ou tempo de casa (como costuma acontecer no funcionalismo público, por exemplo).

Esse plano geralmente segue apenas uma direção e não oferece muitas alternativas ao profissional. Se você almeja uma posição mais alta, analise as habilidades necessárias para cada promoção e planeje cada posição necessária para chegar ao topo.

plano de carreira em linha
Exemplo de Plano de carreira em linha.

Plano de Carreira em Rede

O plano de carreira em rede é o inverso da carreira em linha. Nesse modelo, o profissional tem muitas alternativas para decidir para onde direcionar seu desenvolvimento. Ele pode, inclusive, passar de um cargo gerencial para um cargo técnico (e vice-versa) em qualquer fase de sua carreira.

Se seu objetivo é mudar para outra função em seu campo, considere as especificidades de um plano de carreira de rede ao planejar sua carreira.

plano de carreira em rede
Exemplo de Plano de carreira em rede.

Plano de Carreira em Y

O plano de carreira em Y também é bastante comum. A letra Y é usada ali para indicar que, em determinado momento de sua vida, o profissional deve decidir se quer se tornar um especialista ou um gestor.

Se continuar como especialista, pode ser um profissional técnico bem remunerado, por exemplo. Por outro lado, se optar pela via da gestão, é muito provável que tenha de trabalhar em cargos de coordenação, supervisão, gestão, etc., que envolvam a gestão de pessoas.

plano de carreira em y
Exemplo de Plano de carreira em Y.

Plano de carreira em W

No plano em W, que não é tão popular quanto os anteriores, há uma alternativa além de ser especialista ou líder, de seguir o caminho de gerente de projetos.

O gerente de projetos é responsável pelo desempenho da equipe durante o desenvolvimento de um determinado projeto. É um trabalho mais pontual, com começo, meio e fim.

plano de carreira em w
Exemplo de Plano de carreira em W.

Planejamento de Carreira RH

Um departamento de RH eficiente e atualizado, entende a importância de saber desenvolver um plano de carreira para seus colaboradores. Com a competitividade atual, é necessário que as empresas mantenham seus funcionários motivados e em desenvolvimento constante.

Nesse sentido, o plano de carreira colabora não só no crescimento do funcionário, mas também na solidificação da marca. Muitas empresas não sabem como desenvolver um plano de carreira. Com a inconstância do mercado, os colaboradores passam cada vez menos tempo nas organizações. Afinal, todos buscam a satisfação, que muitas vezes não se reflete só em dinheiro. Lembre-se que sua empresa deve respeitar e reconhecer o funcionário, uma vez que isso é um dos fatores determinantes para a retenção daquele talento.


Como fazer um plano de carreira?

Fazer um plano de carreira é importante para você estabelecer o que precisa para alcançar seus objetivos profissionais até chegar ao seu objetivo final. É uma espécie de “mapa” que orienta o seu desenvolvimento profissional.

É importante ressaltar que neste conteúdo quando falamos de plano de carreira, estamos falando de um planejamento feito pelo próprio profissional que sabe onde quer chegar e quer estruturar sua trajetória para se desenvolver profissionalmente.

A esse tipo de plano de carreira é adicionado o plano de carreira da empresa (também chamado de plano de cargos e carreira ou plano de emprego e salário), que é um modelo criado para orientar o desenvolvimento de seus profissionais, através de PDIs por exemplo.

O plano de carreira da empresa pode servir de guia para o seu planejamento. Graças a esta ferramenta, você pode entender, por exemplo, qual caminho deve seguir (com quais conhecimentos, habilidades etc.) para atingir determinado cargo. Nele também é possível esclarecer as expectativas da empresa para cada cargo.


Conclusão

Como você viu até aqui, é bem possível construir um bom plano de carreira na sua empresa. Para isso, pense com os funcionários no desenvolvimento da carreira, identifique pontos fortes e fracos para otimizar e siga as demais dicas do artigo. Assim, a empresa como um todo otimizará as chances de ter um bom programa.

Vale lembrar também que, quando bem aplicado, o plano de carreira permite à empresa atrair excelentes profissionais e reter os que já fazem parte do quadro. Também ajuda a melhorar a orientação profissional, motivar, aumentar a produtividade e desenvolver líderes nas raízes do negócio.

O que você achou das nossas dicas para criar um plano de carreira? Você está pronto para iniciar um programa de crescimento? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image