RH estratégico: porque usar a tecnologia a favor da sua gestão?

rh estratégico

Os recursos humanos de uma empresa são justamente as pessoas que fazem parte dela. Mas, é comum que a sigla seja utilizada para representar o departamento responsável pela gestão desse valioso recurso, ou seja, aquele pessoal que faz a gestão das pessoas.

Esse setor é normalmente responsável pelas demandas de controle de ponto, planos de desenvolvimento, recrutamento e seleção, treinamento e pagamento de remuneração, benefícios aos funcionários e etc. Dependendo do porte e estrutura da empresa, às vezes esse departamento também é responsável por planejar e executar ações de comunicação interna e endomarketing.


RH Estratégico

O que torna o RH Estratégico, é a execução de um modelo de gestão que foca na otimização de processos e tomadas de decisão a partir da análise de dados e do uso de novas tecnologias, para aumentar a produtividade e ganhos da empresa.

Entretanto, para que o RH Estratégico funcione é preciso que todo o trabalho do departamento esteja alinhado à estratégia organizacional e que todos os outros departamentos estejam integrados aos seus objetivos finais.


4 papéis principais do RH Estratégico

O RH Estratégico possui 4 importantes papéis dentro de uma organização que podem servir como indicadores para a área de recursos humanos, que são: comunicação, visão de processos, tecnologia e liderança.

Comunicação

O RH Estratégico utiliza todos os canais de comunicação disponíveis:campanhas, murais, newsletters, portais da empresa e etc, para criar uma ponte importante entre a gestão e os funcionários, com os mais diversos objetivos:

  • Fornecer informações gerais;
  • Valorizar os profissionais e suas contribuições;
  • Alinhar o comportamento dos funcionários com as expectativas e valores da empresa;
  • Estimular a interação entre os times e aumentar o sentimento de pertencimento.

Não se trata apenas de atingir os funcionários. O RH estratégico pode ampliar sua comunicação com o público externo e melhorar a percepção que os stakeholders têm da empresa, por exemplo. Nesse sentido, a área também trabalha o aspecto das relações públicas, garantindo reconhecimento na sociedade e destaque na mídia.

Além da percepção favorável do grande público, esse trabalho atrai a atenção dos talentos mais promissores do mercado. Eles começam a ver a organização como um bom lugar para trabalhar e construir uma carreira, e ficam mais propensos a buscar oportunidades dentro da empresa.

Visão do processo

Por mais que o RH saiba que seu papel é conhecer a fundo o negócio, essa continua sendo uma das maiores reclamações de outras áreas das organizações. Portanto, o RH estratégico deve conhecer o negócio como um todo, entender os processos que ocorrem em cada área específica e os desafios que enfrentam no dia a dia para alcançar os resultados esperados.

Quando isso acontece, o profissional de RH pode falar o mesmo “idioma” dos demais gestores. Participando do planejamento e das negociações, ele consegue avaliar o todo, posicionar-se em questões delicadas e propor soluções que atendam às necessidades de cada departamento. Em um momento em que a transformação digital não é apenas mais uma tendência, mas uma grande realidade, a área de recursos humanos deve ser protagonista dessas mudanças, automatizando processos para focar em atividades que demandam esforços relacionados à estratégia da empresa.

Tecnologia

As empresas enfatizam a importância do uso de softwares para automatizar atividades burocráticas e tarefas rotineiras. Folha de ponto, cálculo automático de horas e gestão de férias estão entre as principais vantagens procuradas, e coincidência ou não [EMOJI OLHINHO] oferecidas pelo sistema da TiqueTaque.

No entanto, a tecnologia tem um papel muito mais relevante do que isso. Pode ser utilizado como uma central de inteligência para otimizar a gestão de pessoas, explorando os diversos dados disponíveis sobre o colaborador ou até mesmo um candidato a uma oportunidade. Seu papel é transformar dados em informações geradoras de valor.

O grande diferencial é o uso de informações da área para analisar situações e traçar cenários, possibilitando a tomada de decisão baseada em dados concretos.

Liderança

Não é possível garantir a execução de um plano de RH Estratégico sem que os próprios gestores de área assumam um papel de liderança. Esse perfil é necessário para o trabalho em equipe, união em torno dos valores organizacionais, mobilização dos funcionários para um objetivo comum e suporte profissional em todos os níveis da organização.

Portanto, uma atuação estratégica baseada nesses quatro pilares é essencial para a empresa e constitui uma excelente oportunidade para aprimorar a gestão estratégica de RH.


Como ocorreu a evolução do uso da tecnologia no RH?

A tecnologia é uma grande aliada da transformação do RH em RH Estratégico. A aplicação de soluções tecnológicas pode auxiliar não só nas demandas internas, mas também nos processos de contratação, assegurando que apenas os candidatos com perfil mais aderente às vagas sejam contratados, por exemplo.


fatores tecnologia RH estratégico
Fatores que influenciaram a evolução tecnológica do RH.

O crescimento dos meios digitais mudou a presença online das empresas, que deixaram de ser meros “emissores de informação” e passaram a realmente se comunicar com o seu público, principalmente através das redes sociais. O recrutamento tradicional também deixou de existir. As novas formas de recrutamento se popularizaram e o RH precisa estar atento a essas novas ferramentas, para que também estejam presentes nesse ambiente.

Todos esses processos precisaram ser acelerados, dado o contexto da pandemia da Covid-19, fazendo com que o mercado mudasse muito rápido e os regimes híbrido e remoto se popularizaram muito mais rápido do que o previsto.

De maneira geral, podemos dizer que a evolução do uso de tecnologia no RH auxilia nos seguintes pontos:

• Transformação do departamento em um RH Estratégico;

• Diminuição da burocracia;

• Otimização da gestão dos benefícios da equipe;

• Melhora da comunicação interna;

• Aumento da produtividade;

• Otimização de processos de recrutamento e retenção dos profissionais mais qualificados.

O uso da tecnologia não é apenas sobre uso de softwares no dia a dia, mas, sobre a mudança da mentalidade que precisa ser aplicada não só no RH, mas em todos os setores da empresa.


Como montar um RH Estratégico?

O RH estratégico pode ser dividido em 4 papéis principais: visão estratégica, análise de dados, agentes de transformação e tecnologia. A visão estratégica se dá com a inserção do RH à cultura e aos valores da instituição, facilitando a procura por candidatos alinhados a esse perfil, por exemplo. 

Essa demanda pode ser facilitada a partir de uma boa leitura e interpretação de dados, uma vez que os profissionais que realmente interessam podem ser filtrados.

Não menos importante, a comunicação interna que abordamos no artigo sobre Onboarding é fundamental para transformar os colaboradores, fazendo com que sejam mais engajados. Isso é possível graças a utilização de softwares especializados em automação de processos, análise de indicadores, controle de ponto e etc, mas são impulsionados por uma gestão humanizada, ou seja, focada nos colaboradores.


Webinar RH Estratégico

Nosso Head of Growth, Francis Simanke, foi convidado pelo time da Elofy para participar de um Webinar sobre RH Estratégico e a Tecnologia na Gestão de Pessoas. No vídeo abaixo você pode assistir ao conteúdo:


Os impactos do uso da Tecnologia no RH


rh estratégico + estrategico - operacional

A tecnologia ajuda a tornar as empresas mais competitivas e, no departamento de RH, são utilizadas para deixar a área mais estratégica, valorizando o capital humano.

Em geral, permite ter todos os processos centralizados em um único lugar. Automatiza tarefas comuns como folha de ponto, benefícios e etc. Ah, ajuda também a organizar ações de contratação, onboarding e promoções. A automação desses processos, além de economizar tempo e dinheiro, também reduz o risco de erro humano, evitando a ocorrência de equívocos que poderiam acarretar em ações ou até processos. 

Utilizar a tecnologia como aliada do RH cria possibilidades de personalizar as informações, de forma a realizar a gestão de pessoas de maneira mais precisa. Além disso, se obtém uma vantagem competitiva, uma vez que quando se otimiza as tarefas burocráticas e repetitivas, se eleva a produtividade da empresa, fortalecendo a cultura e promovendo um maior valor organizacional.

O uso da tecnologia no RH beneficia desde as pequenas às grandes empresas, ajudando na redução de gastos desnecessários e mantendo um ponto chave do setor: a humanização.


Conclusão

O uso da tecnologia para transformar o RH tradicional num RH estratégico é fundamental para que a empresa se desenvolva e esteja sempre inovando. Conhecer as novidades e tendências do mercado digital é importante para continuar crescendo e obtendo sucesso nos negócios.

Por isso, ser um leitor assíduo do Tiqueblog é a melhor pedida. Utilizar as nossas ferramentas de gestão de pessoas também é um excelente caminho. Que tal começar gratuitamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *