Pesquisa de clima organizacional: tudo que você precisa saber

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta para a gestão das pessoas da sua empresa. Através dela podemos entender se os funcionários estão satisfeitos com o ambiente de trabalho proporcionado pela empresa, gerando dados que enriquecem a relação entre a empresa e os funcionários.

Por isso, produzimos esse artigo para detalhar o que é a pesquisa de clima organizacional, suas boas práticas e benefícios.


Clima organizacional: conceito

O clima organizacional nada mais é do que a combinação de ações praticadas por uma empresa, influenciando diretamente a percepção dos funcionários a respeito da mesma. Ou seja, tudo que a empresa faz, afeta a forma como os funcionários percebem aquele ambiente onde trabalham, logo, esse reflexo pode ser positivo ou negativo.

Algumas pessoas podem confundir o clima organizacional com a cultura organizacional, mas, são conceitos distintos, ainda que ambos sejam extremamente importantes. Em resumo, a cultura organizacional é compartilhada por todo o time e passa de geração em geração, ou seja, quem tem mais tempo de casa, passa a cultura para os novatos, agindo diretamente na transformação de comportamentos e percepções. Já a cultura organizacional é estável e bem mais enraizada, uma vez que está diretamente relacionada com a visão, missão e valores da empresa e em boa parte dos casos não mudam, mesmo que a empresa evolua e modernize seus processos, diretrizes e práticas.

E é justamente isso que torna a cultura e o clima organizacional tão diferentes: o clima pode ser monitorado, avaliado e alterado. As ferramentas utilizadas para a melhoria do clima organizacional podem evoluir com o tempo, mas seguirão baseadas na cultura da empresa. Por exemplo, uma empresa que tem como princípio a valorização do conhecimento pode abrir as portas para essa valorização através de PDI’s. E o PDI que antes era um curso ou treinamento que durava semanas, hoje pode ser feito em um processo mais gamificado e dinâmico.


O que é uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional nada mais é do que a ferramenta utilizada para coletar informação sobre como os funcionários se sentem em relação à empresa, seus colegas e ambiente de trabalho. Geralmente se dá através de um questionário com perguntas sobre o relacionamento com colegas de trabalho e seus gestores, além da qualidade dos equipamentos de trabalho e das instalações propriamente ditas.

Também pode haver perguntas sobre a demanda de trabalho (se julgam adequada, por exemplo), flexibilidade de horários, salários, benefícios e alinhamento com a cultura da empresa.

Com esse conjunto de respostas é possível identificar conflitos e problemas para desenvolver e aplicar melhorias para solucioná-los e fazer com que o clima organizacional volte a ser o ideal para todos o quanto antes.


O que perguntar em uma pesquisa de clima organizacional?

Na aplicação da pesquisa, o mais importante é que seja dada a devida importância ao clima organizacional, uma vez que ele influencia diretamente na motivação do time. 

Essa avaliação é de extrema importância inclusive para que a empresa não fala investimentos (de tempo e dinheiro) em aspectos que já estão sendo bem avaliados pelos funcionários, em detrimento de outros que precisam realmente de atenção.

Para isso, listamos aqui alguns assuntos que precisam ser abordados na avaliação do clima organizacional:

PONTOS POSITIVOS

– Identificação com a função;

– Relacionamentos com os colegas de trabalho;

– Relacionamentos com lideranças;

– Satisfação com a composição da remuneração;

– Autonomia;

– Realização;

– Companheirismo.

PONTOS NEGATIVOS

– Conflitos entre membros do grupo de trabalho;

– Coação;

– Insatisfação com a remuneração;

– Sentimento de desvalorização profissional;

– Falta de perspectivas;

– Insatisfação com as lideranças;

– Falta de identificação com a função e/ou a empresa.

Essas são algumas percepções que podem ser manifestadas pelas pessoas entrevistadas. Em caso de avaliações aplicadas por setor, podem ocorrer percepções diferentes. Um fator que para uma equipe é negativo, pode ser positivo para outro, por exemplo. Nesse tipo de impasse, cabe uma avaliação pelo time de RH junto com os gestores dos respectivos setores, para identificar o que causa essa visão diferente.


Boas práticas para um bom clima organizacional no dia a dia da sua empresa.

Criar um ambiente agradável e que corresponda às expectativas construídas por todas as pessoas da equipe não é tarefa fácil. Mas, utilizando as estratégias adequadas é possível amenizar as diferenças. Por isso, consultamos o Great Place to Work sobre as boas práticas para melhorar o clima organizacional.

Algumas ações podem ser tomadas para fazer da empresa um excelente lugar para se trabalhar — e que uma das razões seja o bom clima organizacional e um ambiente acolhedor. Continue comigo e conheça 5 dicas práticas e eficientes!

1. Criar um ambiente de confiança

Quando o funcionário se sente seguro e confortável dentro do ambiente de trabalho, certamente terá mais coragem para expor opiniões ou contribuir com ideias. A partir do momento que ele percebe que não será podado, a tendência é ter uma participação mais significativa.

Se as pessoas não falam é porque não se sentem parte do processo, logo, escutar os funcionários de forma genuína vai aumentar a confiança e despertar o sentimento de pertencimento. Envolver os profissionais e deixar claro que suas opiniões são importantes é uma prática para fortalecer a cultura e melhorar o clima organizacional.

2. Promover equilíbrio da vida pessoal e profissional dos colaboradores

Trabalhar muito não é sinônimo de trabalhar bem e estar full time na empresa não significa produtividade. Estamos um passo antes das novas formas de trabalho que contemplam o trabalho home office, os horários flexíveis e a redução programada da jornada, chamada de Short Friday.

Muitos profissionais que têm filhos ou pendências em suas vidas pessoais, seriam mais produtivos se tivessem flexibilidade para conciliar as duas coisas. Para muitos, esse equilíbrio é bem mais motivador que um alto salário.

3. Criar programas de benefícios

Oferecer benefícios depende muito da cultura de cada empresa. Uma das práticas interessantes é criar um cardápio de benefícios, onde os colaboradores tem uma pontuação determinada e cada benefício da empresa também, assim, o próprio funcionário define qual oferta é melhor para ele.

Pessoas solteiras, por exemplo, têm hábitos e necessidades diferentes das casadas e com filhos. Em geral, os jovens têm interesses opostos aos dos mais maduros. O que para mim faz sentido como benefício, pode não ter fundamento para um outro colega e vice-versa.


Ferramentas que podem ajudar na pesquisa de clima organizacional

A própria pesquisa de clima organizacional já é por si só uma ferramenta para analisar a visão dos funcionários sobre o ambiente e tudo que descrevemos mais acima. Entretanto, existem ferramentas que podem auxiliar na aplicação da pesquisa.

Listamos abaixo algumas delas:

1 – Elofy;

2 – Feedz;

3 – Pulses;

4 – Qulture rocks .

Nas nossas novas funcionalidades voltadas ao Departamento Pessoal, disponibilizamos uma ferramenta de Pesquisa de Sentimento, que serve para acompanhar como os funcionários se sentem em relação à empresa e fazê-los sentir que seus sentimentos são valorizados e é destinado a empresas que querem começar o processo, amadurecendo sem a necessidade de contratar uma ferramenta de maneira inicial.

Saiba mais sobre as novas funcionalidades da TiqueTaque. Comece grátis!


Conclusão

Com tudo que trouxemos ao longo do artigo, ficou clara a importância da pesquisa de clima organizacional? Além das boas práticas que já citamos, vale ressaltar que a pesquisa precisa ser anônima e o sigilo dos respondentes respeitados e o ideal é que haja uma adesão entre 40% e 70% dos funcionários, para se ter um recorte mais próximo da realidade da empresa.

Agora conta pra gente: a empresa em que você trabalha, costuma realizar pesquisas desse tipo? Quantas vezes você já a respondeu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *