Controle de ponto digital: conheça as vantagens da TiqueTaque

controle de ponto digital tiquetaque

Atendendo à portaria 373 do MTE, a TiqueTaque oferece uma solução inteligente para o controle de ponto digital de acordo com as suas necessidades.

Uma das principais rotinas de departamento pessoal é a gestão de jornada dos colaboradores. A partir do registro de ponto, informações como taxas de absenteísmo, saldos de bancos de horas e valores devidos de horas extras, por exemplo, se tornam mais precisos. 

E, para que o trabalho de separar esses dados seja abreviado, o controle de ponto digital permite que as informações sejam enviadas para um sistema de gestão. 

Nesse sentido, com o intuito de resolver a maioria dos problemas do controle de ponto, a TiqueTaque desenvolveu quatro formas de registro: 

  • Via aplicativo de smartphone;
  • Pela web;
  • Através do registro rápido web;
  • Por meio do relógio digital TiqueTaque.

A TiqueTaque atende às diretrizes da Portaria 373/11 do MTE, oferecendo uma solução integrada completa que atende diferentes necessidades, a partir do controle de ponto digital, feito para os dias atuais.

O que é a Portaria 373/11?

A Lei da Liberdade Econômica institui que todas as empresas com 20 funcionários ou mais devem realizar uma forma de controle de jornada.

A fim de desburocratizar o controle de ponto, foi publicada em 2011 a Portaria 373 do MTE, que determina diretrizes para sistemas alternativos de gestão de jornada. 

Os setores de RH e DP só tem a ganhar com a utilização da tecnologia dos sistemas alternativos, afinal uma das características é o armazenamento de dados na nuvem e a leitura de informações organizadas e tratadas. 

Algumas das principais regras dessa Portaria são:

  • Não se pode impedir que o colaborador registre o ponto;
  • É proibida a marcação de ponto automática;
  • As informações de jornada devem ser disponibilizadas ao colaborador, para conferência e segurança jurídica.

Leia também: Portarias 1510 e 373: principais diferenças

TiqueTaque: solução completa de controle de ponto digital

Uma gestão inteligente de pessoas deve ser feita com eficiência. Sendo assim, a TiqueTaque oferece uma solução completamente integrada.

A partir do registro de ponto, essas informações são enviadas automaticamente para o software de gestão de jornada e pessoas, que não mostra apenas qual funcionário registrou o ponto. 

Vamos falar sobre como funciona o software de gestão e cada forma de registro de ponto da TiqueTaque. 

Artigo recomendado: Livro de ponto: descubra como ele pode te atrapalhar

Relógio biométrico exclusivo

controle de ponto digital tiquetaque relógio biométrico

O relógio digital TiqueTaque foi desenvolvido aqui no Brasil, e foi produzido baseado em IoT (Internet of Things). Ele foi criado para atender todos os tipos de empresa que têm necessidade de controle de ponto presencial.

A configuração do relógio é feito pelo aplicativo TiqueTaque Setup, utilizado apenas para esse fim. Dessa forma, em menos de 10 minutos você já deixa seu relógio pronto para começar a cadastrar as biometrias. 

Como o relógio TiqueTaque tem acesso ao wi-fi e 3G, ele faz o upload dos registros diretamente na nuvem. Por outro lado, caso não tenha rede onde o relógio está, ele faz registros offline normalmente, e envia as informações assim que conectado. 

Além do registro via digital, o TiqueTaque tem uma segunda opção que seria via cartões de aproximação. Nesse caso, os cartões são individuais e de responsabilidade do colaborador.

O TiqueTaque possui bateria própria, que dura até 2h sem alimentação e seu carregador é bivolt. 

Registro via app

controle de ponto digital tiquetaque aplicativo

O aplicativo do colaborador é ótimo tanto para trabalho remoto, quanto para o presencial.  Ele tem várias funcionalidades que garantem a transparência com empresa e autonomia do colaborador com controle de sua jornada. 

Além do registro de ponto, o app pode disponibilizar o espelho de ponto para o funcionário, para que ele acompanhe sua jornada. Outra função interessante é o envio de atestados e comprovantes do funcionário diretamente para seus gestores. Veja algumas outras funções do aplicativo:

  • Geolocalização do colaborador no momento do registro do ponto, se necessário;
  • Informações do seu saldo de banco de horas;
  • Todos os comprovantes de registros, salvos de maneira segura;
  • Aviso de pausa, e para voltar dela também;
  • Acesso à artigos de ajuda, caso o colaborador tenha dúvidas sobre a utilização do aplicativo.

Da mesma forma que o relógio TiqueTaque, o app registra o ponto online e offline, fazendo o upload de informações após conectar o smartphone à internet.

Registro Web

controle de ponto digital tiquetaque registro web

O registro web é para o colaborador registrar seu ponto no computador, ou no tablet mesmo. Para acessar, o colaborador precisa de seu e-mail ou telefone, e um código que é enviado à ele no momento em que foi feito o seu cadastro.

Assim como no aplicativo, há uma dashboard com as principais informações da jornada do colaborador, como o espelho de ponto por exemplo.

Recomendamos a leitura: Engajar o funcionário no controle de jornada: como fazer?

Registro Web Rápido

controle de ponto digital tiquetaque registro web rápido

Se o melhor jeito de registrar ponto na sua empresa é o web, mas você precisa de agilidade, o registro rápido web é para você: basta o colaborador selecionar a opção de registro rápido, inserir seu e-mail ou telefone, o código recebido quando foi feito seu cadastro e uma foto. 

Sistema de Gestão Web – Controle de ponto digital completo

controle de ponto digital tiquetaque sistema de gestão web

As quatro opções de registro de ponto acima enviam informações em tempo real para o software de gestão de jornada, para serem acessadas como e quando necessário. 

A partir do software você tem acesso à muito mais que apenas os registros de ponto do colaborador, afinal são mais de 20 tipos de relatórios disponíveis, cálculo automático de horas extras e adicional noturno, informações de banco de horas, e muito mais.

O fechamento da folha de ponto, por exemplo, que antes era feito manualmente pelo profissional de departamento pessoal ou RH, agora é realizada com poucos cliques.

E não é apenas isso, mas também temos:

  • Ao entrar, todas as informações principais de jornada se encontram no dashboard, prontos para serem acessados;
  • Configuração de permissões para o funcionário, para que o colaborador tenha acesso às informações definidas pelo gestor;
  • Você pode pedir ajustes e enviar notificações para o aplicativo dos seus colaboradores;
  • Além disso, você também aprova ou recusa os ajustes realizados pelos colaboradores;
  • Criação de diferentes escalas, equipes e níveis diferentes de permissão para gestores, equipes e filiais, conforme necessário;
  • Para que você tenha uma ampla visão de suas filiais, é possível gerenciar múltiplos CNPJs por um mesmo sistema;
  • É pelo software de gestão que você determina o perímetro necessário para o registro de ponto via aplicativo, se for o caso;
  • Tenha um calendário completo, com todas as folgas e férias agendadas, além de marcação automática de feriados nacionais, estaduais e municipais;
  • Exportação da folha de ponto para folha de pagamento.

Controle de ponto digital com a TiqueTaque só tem vantagens

Além de ficar dentro da lei, com a TiqueTaque você economiza em pagamento de bancos de horas vencidos, férias vencidas, horas extras sem controle. 

O controle de ponto digital traz segurança tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Dessa forma, processos judiciais podem ser evitados a partir da transparência de comunicação. 

Vamos conversar? 🙂

aumentar a produtividade home office

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image