Como aumentar a produtividade no Home Office?

capa blog como aumentar a produtividade no home office

Para quem não está habituado, o home office pode ser bem desafiador. Confira nesse artigo o que empresa e colaborador podem fazer para aumentar a produtividade no home office.

O home office é um formato de trabalho realizado remotamente. Sendo assim, o funcionário não precisa estar presencialmente na empresa para continuar realizando sua função. 

Muitas empresas já são adeptas, vendo o home office como uma oportunidade de economizar com aluguel de espaço, por exemplo. Além disso, a tecnologia vem facilitando muito a gestão de pessoas remotamente, o que deixa esse formato de trabalho ainda mais cômodo. 

Por outro lado, alguns gestores ainda não compram totalmente a ideia, preocupados com que haja redução de produtividade nas equipes. 

Em momentos de crise como a pandemia da Covid-19, muitos empregadores estão aderindo ao home office.

Apesar do colaborador precisar de disciplina e comprometimento durante o trabalho remoto, existem práticas que o empregador deve aderir para incentivar o engajamento da sua equipe. 

Por isso, vamos falar sobre o que funcionários e gestores podem fazer para aumentar a produtividade durante o home office. 😉

Como aumentar minha produtividade trabalhando remotamente?

Se você não está acostumado com o home office, fique tranquilo: é normal perder um pouco da produtividade nos primeiros dias. Por outro lado, há coisas que você pode fazer para voltar ao seu ritmo normal, ou até mesmo melhorá-lo. Acompanhe os próximos tópicos com a gente.

Crie uma rotina

A rotina trabalhando em casa é muito diferente do trabalho presencial, claro, mas criar uma rotina pode ajudar você a se organizar melhor. 

Acorde antes do horário do início do trabalho, troque de roupa, tome um café. 

Outra coisa que ajuda a manter o foco é escolher um cantinho em sua casa para utilizar como escritório, de preferência um lugar tranquilo, iluminado e confortável.

Seja responsável

A distância não diminui a necessidade de entregar resultados, né? Sendo assim, nunca esqueça que seu trabalho é muito importante para os resultados da empresa. 

A responsabilidade do seu trabalho é de cada um, e ter consciência disso ajuda não apenas na qualidade do seu trabalho, mas também permite observar que o resultado do seu trabalho faz diferença na empresa como um todo. 

Então, mesmo em casa, dedique-se realmente ao trabalho durante o horário de expediente, cumprindo o seu papel no fluxo interno da empresa. 

Leia também: Entenda o que mudou nas regras trabalhistas com o Coronavírus

Respeite horários

Ao trabalhar em casa, não pode se perder de vista o fato que cada entrega sua é muito importante, e faz parte de outros processos também. 

O horário de almoço e aquelas pausas no escritório para dar uma olhada no tempo pela janela e tomar um café são muito importantes para concentração e produtividade. 

E, claro, não pode deixar de trabalhar para atualizar as séries, né?

Evite distrações

Procure não deixar a TV ligada, pois a tentação de dar uma olhadinha de tempos em tempos pode levar a erros e perda de foco. 

Além disso, procure deixar o celular no silencioso, evitando também dar uma espiada nas suas redes sociais particulares. 

Caso more com outras pessoas, peça para que falem somente o essencial com você durante as horas de trabalho, para você não perder sua linha de raciocínio.

Como empresa e gestores podem ajudar a aumentar a produtividade dos colaboradores?

A diminuição de rendimento de um funcionário é uma das principais objeções ao home office. Mas, ao contrário do que alguns gestores pensam, a empresa tem muito a ver com a produtividade e engajamento da equipe em trabalho remoto. E o que você pode fazer para ajudar a sua equipe? Confira nos próximos tópicos.

Artigo relacionado: 6 dicas de prevenção ao Coronavírus no local de trabalho

Estratégia é sua melhor amiga

A primeira coisa que recomenda-se fazer é uma estratégia para organizar como as ações irão ser tomadas, de curto à longo prazo. 

Além disso, faça com que esse plano chegue aos seus colaboradores, porque isso irá evitar boatos, ansiedade e a sensação de alienação, por exemplo.

Disponibilize ferramentas

Os profissionais que geralmente têm maiores possibilidades de realizar home office geralmente realizam suas funções pelo computador. Sendo assim, todos precisam de softwares e ferramentas específicas para realizar o trabalho, como por exemplo o Pacote Office, Java e Adobe.

Seja qual for a ferramenta necessária, cabe à empresa fornecer acesso ao funcionário. Além disso, existem ferramentas gratuitas que podem ajudar a organizar a rotina dos seus colaboradores, como ferramentas de gestão de projeto, Airtable, planilhas e etc, e seria legal compartilhar com eles. 

Não suma

O distanciamento social não é desculpa para não falar com a sua equipe. Existem muitas ferramentas de comunicação corporativa disponíveis, e com certeza uma irá atender suas necessidades.   

Além de ferramentas para questões rápidas, também existem várias para reuniões online a partir de videoconferências. 

Afinal, conversas em equipe são essenciais para manter o objetivo de todos alinhados, e cada um percebe a sua importância no fluxo de trabalho.

Artigo relacionado: Você sabe como fazer uma boa videoconferência?

Seja um bom líder

Falando sobre comunicação, é muito importante que você se mantenha ao lado (mentalmente!) dos seus funcionários, e os acompanhe nas rotinas de trabalho.

  • Crie metas e objetivos reais, pois entender o que precisa alcançar com o seu trabalho aumenta o engajamento do colaborador;
  • Deixe claro datas de entrega e ajude a montar cronogramas de trabalho para seus colaboradores, definindo prioridades para que a rotina fique mais organizada;
  • Esteja aberto a ouvir dúvidas, receios e ideias. Assim, além de valorizar o funcionário, você pode receber insights interessantes;
  • Faça reuniões 1:1, ou seja, reuniões entre gestor e colaborador individualmente, e entenda a situação e particularidades de cada um;
  • Se possível, descontraia com seu time com um happy hour online, ou até mesmo jogar algo, como Stop, por exemplo. Para que seja divertido, escolha atividades que combinem com sua equipe, ou melhor: pergunte à eles o que seria legal.

Gestão de jornada remota é mais simples do que você imagina

A TiqueTaque tem a solução completa para você fazer o controle de ponto dos seus colaboradores remotos 🙂

Nosso sistema reúne todas as informações que você precisa, gerando espelho de ponto com poucos cliques, contabilizando valores de horas extras, acompanhar prazos e saldos de banco de horas, e muito mais

Nosso aplicativo para o colaborador é super simples e intuitivo, e você pode definir quais informações sobre suas jornadas eles irão ter acesso.  

Vamos conversar?

aumentar a produtividade home office

Imagem: Rawpixel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image