Como manter um bom engajamento no trabalho remoto

Engajamento no trabalho remoto

Que a pandemia mudou muita coisa no mercado, todos nós já sabemos. Os novos modelos trabalho, tanto o remoto, quando o híbrido, se tornaram normais e muito desejados pelos profissionais, graças aos seus benefícios. Mas ainda vemos líderes preocupados em manter um bom engajamento e uma alta produtividade de times que têm a possibilidade de trabalhar fora do escritório. 

A verdade é que o home office tem suas vantagens e desvantagens, mas estar longe do escritório faz com que os gestores tenham dificuldades em criar conexões mais fortes com seus times. Então, como fica o engajamento no trabalho remoto? 

Bom, o engajamento é um dos fatores mais preocupantes na gestão. Equipes engajadas são mais produtivas, satisfeitas e, consequentemente, geram os melhores resultados na empresa. E, quando desengajadas, esses times apresentam alta taxa de rotatividade e absenteísmo.

Por isso, vamos explorar melhor sobre o engajamento no home office e/ou no trabalho híbrido, e soluções para ajudar os gestores.


Qual a importância do engajamento no trabalho remoto?

Mais do que nunca, o engajamento se tornou foco dos gestores. Se sua empresa busca alcançar grandes objetivos e, ao mesmo tempo, criar um ambiente de trabalho positivo, é preciso garantir que o engajamento do seu time seja constantemente positivo. 

Em times remotos, precisamos do engajamento para garantir que os colaboradores estejam conectados com a cultura da empresa, com seus times e gestores, que possam dar o seu melhor nas suas entregas e contribuem para um clima mais adequado. 

O bom engajamento também está diretamente relacionado ao desempenho e produtividade dos funcionários. Pessoas engajadas estão sempre comprometidas com seus trabalhos e com suas equipes, e conseguem entregar mais resultados com melhor qualidade.

Precisamos do engajamento no trabalho remoto para garantir resultados e metas mais ousadas. Mas nem tudo é sobre produtividade! Também podemos relacionar o engajamento com a diminuição do estresse, com o melhor relacionamento interno, com a satisfação e o desenvolvimento do colaborador. 

Por fim, mas não menos importante, quanto maior o engajamento, maior a vontade de fazer parte da empresa e menores as chances dos talentos se desligarem, ou seja, menor o turnover e maior a garantia de que seus colaboradores vão permanecer no time por mais tempo. 

São diversos benefícios que tornam o alto engajamento no trabalho remoto essencial. Mas quais os fatores que influenciam tudo isso? Como manter esse tão almejado engajamento? Bom, é que veremos a seguir. 


Quais os fatores que influenciam no engajamento?

Para analisar quais os fatores que influenciam no engajamento, primeiro vamos olhar para o que causa o desengajamento nos colaboradores. 

Em resumo, a falta de engajamento se dá por problemas na gestão, mas também pode vir de questões pessoais, por parte do funcionário. Contudo, os principais motivos provêm de líderes e gestores despreparados, vamos olhar mais afundo a seguir: 

1- Chefes rígidos e inflexíveis: a falta de flexibilidade e liberdade criativa são características de gestores muito rígidos, não inovadores, que prezam por uma hierarquia de cargos, isso acaba desmotivando e desengajando os profissionais. 

2- Falta de uma cultura bem estabelecida: quando os funcionários não entendem a cultura e os valores da empresa, eles deixam de trabalhar com propósito e acabam desengajados. 

3- Falta de feedbacks e avaliações: é como trabalhar no escuro, sem saber o que está dando certo e quais os pontos de melhoria. Os colaboradores precisam de feedbacks e avaliações para entender qual o caminho do sucesso na empresa, para se motivarem e se engajarem em seus trabalhos. 

4- Falta de desenvolvimento e reconhecimento: quem não quer ser reconhecido no trabalho? Bom, infelizmente, muitos gestores esquecem de reconhecer o esforço de seus times e de traçar caminhos para o desenvolvimento e crescimento junto com a empresa. Isso faz com que muitos se desmotivem e não façam esforços para engajar com o trabalho. 

5- Falta de estrutura e conexão: quando falamos de times remotos ou híbridos, precisamos olhar para a estrutura de trabalho e a conexão que essas pessoas têm com seus times. É essencial que a empresa ofereça estrutura para um colaborador que não esteja no escritório, oferecendo recursos tais como materiais de trabalho, apoio ao home office e apoio emocional e mental. 

Assim, chegamos a conclusão que os fatores que influenciam o engajamento, principalmente, no trabalho remoto, estão relacionados ao tipo de gestão. Ou seja, um bom clima, uma boa relação e uma boa estrutura de trabalho são essenciais. 


Controle de ponto descomplicado | Engajamento no trabalho remoto

Como manter um bom engajamento no trabalho remoto?

Criar e manter um bom engajamento no trabalho remoto e/ou híbrido pode ser uma tarefa um pouco complicada. 

Primeiro, porque esse movimento não acontece do dia para a noite, é um processo que precisa de tempo e atenção. Segundo, porque cada time é diferente, assim como cada colaborador tem características comportamentais diferentes. 

Trouxemos algumas das estratégias mais eficientes para ajudar seu time, mas não se esqueça de conhecer e entender quais as necessidades dos seus funcionários. 

#1 Crie conexões significativas

Antes de qualquer ação para ajudar no engajamento do seu time, é preciso criar conexões com todos os colaboradores. Principalmente, com o aumento do estresse devido à pandemia, é natural que muitos funcionários se sintam desconectados com seus trabalhos e times. 

Por isso, criar uma relação de segurança, transparência e confiança é essencial para a integridade do time e para garantir o engajamento no trabalho remoto. 

Além de que, criar conexões com o seu time vai ajudar na valorização do funcionário, incentivando a colaboração e o envolvimento com suas tarefas. 

#2 Cuide do clima e da cultura organizacional

Um clima adequado e uma cultura bem estabelecia é a chave para o engajamento. Quando os colaboradores trabalham em um local adequado, no qual eles se sentem confortáveis, seguros e se identificam com o propósito da empresa, eles fazem seu melhor, se doam mais e entregam melhores resultados. 

Para cuidar do clima e da cultura é preciso olhar para a satisfação dos colaboradores e entender quais as suas motivações e necessidades. 

#3 Aposte na cultura de feedbacks

O feedback, principalmente o contínuo, guia o colaborador e mostra quais os próximos passos a serem tomados na empresa. Além de engajar esse profissional e o incentivar a tomar as ações necessárias para o sucesso. 

Dar feedbacks é essencial para não deixar o colaborador perdido, trabalhando no escuro, sem perspectivas. 

#4 Não se esqueça da cultura do reconhecimento 

Reconhecer um funcionário é uma forma de mostrar que a empresa se importa com ele, que está vendo e valorizando todos os seus esforços. Este é uma estratégia que traz muita satisfação e, consequentemente, aumenta e mantêm o engajamento. 

#5 Crie um plano de carreira e foque no desenvolvimento

Todos nós queremos crescer e se desenvolver profissionalmente e nada melhor do que fazer isso junto com a empresa. É bom para todos os lados, na verdade!

Por isso, foque em criar um plano de carreira estratégico e bem claro para mostrar para seu funcionário que você se importa com seu desenvolvimento. Esta é uma ação que pode trazer vários resultados, inclusive vai fazer com que o seu colaborador se mantenha engajado e produtivo para alcançar esse tão sonhado objetivo. 

Também há outras ações que você fazer para ajudar este colaborador a se desenvolver, como criar um plano de treinamentos, metas e desafios constantes. 

Conclusão 

A gestão de times remotos e híbridos ainda é um desafio para muitas empresas e um dos problemas que mais vemos é a falta de engajamento dos times. Afinal, a distância pode causar uma falta de vínculo entre as pessoas e fazer com que os colaboradores percam o propósito e a conexão com suas entregas. 

Assim, é papel do líder e do gestor ajudar seu time a se manter envolvido com os acontecimentos da empresa. Não é fácil, aliás este é um processo bem longo. Mas os benefícios são incontáveis. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image