Controle de ponto de equipes externas: saiba como fazer

controle de ponto externo

O controle de ponto externo é uma variação do controle de ponto, que adapta o controle de ponto tradicional para a gestão de equipes externas. Vamos aprender como funciona e saber como fazer? Então segue a leitura.


O que é controle de ponto de equipes externas?

Em resumo, o controle de ponto de equipes externas consiste em realizar a gestão da jornada de trabalho de funcionários que trabalham externamente. Desde demandas fora do escritório a funcionários que por determinada razão precisam se ausentar do escritório e trabalhar em home office, por exemplo.


Como controlar o ponto de funcionário externo?

O controle de ponto externo pode possuir algumas particularidades. É possível adaptar um método de controle de ponto tradicional, que normalmente faria com que o funcionário tivesse de ir até a empresa antes de realizar suas atividades externas. Entretanto, isso além de gerar um desperdício de tempo (e de recursos), seria contra-produtivo para o funcionário.

Diante disso, listamos alguns métodos alternativos que podem ser mais adequados:

1 – Dispensa do ponto

Para funcionários externos é possível dispensar o ponto, para que o funcionário não precise ir à empresa diariamente. Entretanto, essa dispensa deve ser registrada na carteira de trabalho e no registro de empregados para evitar possíveis problemas no futuro.

De toda forma, isso não isenta a empresa de pagar horas extras e também de respeitar a jornada de trabalho de cada funcionário, conforme os respectivos regimes de contratação. Para isso, embora seja possível dispensar o controle de ponto, é interessante realizar um monitoramento das horas trabalhadas pelo funcionário.

2 – Controle de ponto por exceção

Esse método foi regulamentado pela MP da Liberdade Econômica. Ele permite o registro de ponto por exceção à jornada de trabalho, a partir de convenção ou acordo, seja individual ou coletivo.

Em resumo, nesse método o funcionário externo registra apenas caso haja alguma irregularidade na sua jornada, seja atraso, falta, hora extra, licença ou férias.

3 – Controle de ponto online

O controle de ponto online, como já trouxemos em outros materiais, funciona a partir do armazenamento de arquivos em nuvem e permite que o ponto seja registrado de qualquer lugar. Esse método pode ainda ser subdividido. 

É possível fazer o controle de ponto online manual, através de uma planilha de Excel, por exemplo. Onde o funcionário diariamente registra seus horários de entrada, intervalo e retorno de almoço e saída. 

E a outra maneira seria através de um sistema automatizado de controle de ponto. Além de ser um método moderno e seguro, há a redução de custos com equipamentos de controle de ponto, além de eliminar custos operacionais (e possíveis custas de processos, por exemplo), atrelados a métodos mais antigos.


Sistema de controle de ponto para equipes externas

Desburocratizar os processos é o melhor caminho para realizar uma gestão de controle de ponto externo eficiente. Com o sistema de controle de ponto da TiqueTaque você consegue realizar a gestão de todo o seu time, sem precisar esquentar a cabeça com cálculo de banco de horas, horas extras ou adicionais noturnos.

Com um sistema de controle de ponto externo como o da TiqueTaque, você poupa tempo, uma vez que o funcionário não precisa se deslocar até a empresa para bater o ponto, fazendo-o direto pelo celular. Também há a economia financeira, uma vez que um sistema automatizado elimina os erros e a possibilidade de processos trabalhistas. É possível também gerenciar equipes, criar escalas e várias outras funcionalidades que o nosso sistema tem a oferecer.


Conclusão

Existem muitas possibilidades no que diz respeito ao controle de ponto externo, mas, um sistema automatizado é indiscutivelmente o melhor caminho. E o melhor de tudo? Talvez o nosso FreeForever seja suficiente para atender sua equipe externa. Que tal experimentar? É só clicar no banner abaixo:

Gestão eficiente de pessoas. Esse é o ponto. controle de ponto externo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *