RH Tech: o que é e porque está revolucionando o RH

Artigo: o que é Rh tech?

Darwin, na teoria da evolução, diz que quem melhor se adapta, sobrevive. Essa lógica se aplica em vários contextos, inclusive no mercado. E é aí que entra o revolucionário RH Tech: a era da tecnologia na área de recursos humanos, que está modificando o papel do setor de recursos humano e melhorando os resultados das empresas. 

Nesse artigo vamos falar sobre os seguintes tópicos:

O que é RH Tech?

A rotina de quem gerencia pessoas é cheia de burocracias

Nesse sentido, O RH Tech usa a tecnologia como uma aliada para economizar tempo em processos burocráticos que podem ser automatizados, aumentando a eficiência de diversas tarefas, desde o recrutamento até a gestão de ponto. 

Sendo assim, RH Tech é como é chamando um setor de Recursos Humanos está integrado com a tecnologia. E isso é tão legal que, já em 2016, o investimento em empresas de tecnologia focadas em RH Tech foi de 2,2 bilhões de dólares.

Objetivo do RH Tech

Como falamos, a tecnologia ajuda a economizar tempo com vários processos com relação à gestão de pessoas. Afinal, a automatização entrega dados de forma organizada para você, além de muitas vezes isso acontecer em tempo real

Dessa forma,  o tempo que seria gasto na execução desses processos pode ser utilizado para a criação de estratégias que possam melhorar a produtividade da equipe, por exemplo. 

Sendo assim, os principais objetivos do RH Tech são:

  • Agilizar atividades burocráticas;
  • Realizar a integração de processos;
  • Permitir a criação de estratégias a partir do uso de dados;
  • Estimular uma boa relação entre empresas e pessoas a partir da transparência;
  • Economia de recursos com erros e retrabalho na empresa;
  • Evitar que aconteçam fraudes a partir do uso da tecnologia.

Para exemplificar como tudo isso acontece, vamos conversar agora sobre como cada processo da gestão de pessoas se beneficia com a utilização da tecnologia.

Ferramentas tecnológicas para o RH

Recrutamento e seleção

Encontrar candidatos que não apenas atendem as exigências técnicas da vaga, mas também estejam de acordo com a cultura organizacional da empresa, costuma ser uma tarefa lenta e complicada quando realizada manualmente.

Por isso, atualmente há empresas que utilizam mapeamento comportamental para ajudar a encontrar candidatos que melhor se encaixem na vaga que está aberta, o que torna o processo de recrutamento muito mais assertivo. 

Leia também: Como fazer um recrutamento e seleção eficaz na sua empresa?

Além disso, quando os profissionais contratados realmente se encaixam na cultura da empresa, a taxa de rotatividade de colaboradores diminui.

Dessa forma, você economiza tempo e recursos que são gastos em treinamento e recrutamento, aumentando retenção de talentos na empresa e melhorando os resultados entregues. 

Exemplo de ferramenta de recrutamento: Connekt.

Desenvolvimento de lideranças e avaliação de desempenho

Uma das funções mais importantes do RH é a avaliação de desempenho dos funcionários. Afinal, essa mensuração mostra como estão os resultados entregues pela sua equipe, além de traçar um perfil dos seus colaboradores.

Em geral, os funcionários mais engajados têm os melhores resultados, e uma boa ferramenta para fazer esse acompanhamento vai ajudar a guiar planos de carreira, por exemplo.

Artigo relacionado: Por que plano de carreira é importante para a empresa?

A Qulture.Rocks é um exemplo de software de acompanhamento de resultados.

Controle de ponto

Todo mundo já utilizou um relógio ponto tão grande que ocupava a parede toda, ou até mesmo conhece alguém que falsificou o ponto do colega que precisava sair mais cedo do trabalho, mas não podia conversar com o patrão sobre isso. 

Sendo assim, para tornar a experiência de bater o ponto menos chata, e o processo de gestão de jornada mais leve para quem cuida disso (seja o profissional do departamento pessoal, ou até mesmo o gestor da empresa), muitas empresas estão adotando sistemas alternativos de gestão de jornada. 

Uma boa gestão de ponto colabora para acompanhar o engajamento do funcionário, além de evitar muitas questões que podem acarretar em processos trabalhistas.

Até porque o espelho de ponto reflete diretamente na folha de pagamento, e um controle de jornada eficaz deixa ele mais seguro, sabendo que está recebendo corretamente pelo que trabalhou. 

Outro ponto importante: o armazenamento dos dados dos pontos dos funcionários na nuvem permite o acesso deles quando necessário, através do computador ou aplicativo. Além disso, ao não imprimir o comprovante de ponto (e disponibilizando ele online) você colabora com o meio ambiente, já que está diminuindo o consumo de papel. 

Todos os relatórios de jornada comum, banco de horas, calendário de férias, atrasos, funcionários ativos e muito mais de forma clara, direta e em tempo real parece até sonho perto dos sistemas comuns de gestão de ponto. Mas é para isso que o RH Tech veio.

Assim como é para isso que a TiqueTaque veio: desburocratizar a gestão da jornada de trabalho e deixar todo esse processo muito mais rápido e eficaz.

Descubra como a gente vai cuidar da gestão de jornada da sua empresa e aumentar a transparência na relação os seus funcionários!

Departamento pessoal descomplicado

Muitas vezes, o departamento pessoal é confundido com o setor de recursos humanos. Porém, as funções que o dp exerce são muito mais burocráticas do que as de rh – elas mexem diretamente no bolso, tanto do funcionário quanto da empresa.

É bem complicado cuidar de admissão e desligamento de funcionários, gerenciar benefícios, enviar holerites e ainda manter tudo isso com a organização necessária manualmente. 

Nesse sentido, atualmente existem softwares que descomplicam tudo isso automatizando vários processos complexos, evitando erros manuais que muitas vezes podem passar despercebidos. 

Um exemplo de software de gestão do departamento pessoal é a Convenia, que permite o envio da documentação obrigatória para admissão pelo software, assim como holerites e avisos para os funcionários, por exemplo. 

Foco no varejo: o impacto do RH Tech nas vendas

Todo mundo sabe que o motor principal do varejo, é vender. No entanto, muitas vezes a equipe contratada não está engajada à empresa, e isso atrapalha bastante os negócios. 

Inclusive, esse é um dos principais motivos da grande rotatividade de funcionários nesse nicho. E, quanto maior a rotatividade, mais tempo e energia são gastos em processos de recrutamento e treinamento de novos funcionários. 

Sendo assim, esse ciclo não é saudável para os negócios, já que repetir processos desperdiça uma grande quantidade de recursos. 

Nesse sentido, para que a empresa contrate a melhor equipe de vendas para seu negócio e  engaje seus funcionários à missão da empresa, surgiram soluções especializadas em gestão de produtividade para o varejo. 

Fica muito mais simples estudar os resultados dos seus funcionários, quando os processos de venda estão todos disponíveis de forma simples pra você. Por exemplo, saber qual funcionário tem mais taxa de conversão é tão benéfico quanto descobrir qual tem a menor.

Uma das soluções com essa premissa é o Casting.

Como o RH Tech pode ajudar no setor público?

Muitas das Startups de RH Tech prezam muito em solucionar problemas de segurança e fraude. Inclusive, essa sempre foi uma preocupação em diversas áreas.

E como o setor público é rico em burocracia, tudo fica ainda mais complicado. Ainda mais sabendo que, por os trâmites serem lentos e complexos, muita coisa errada passa despercebida.

Um artigo do TSE fala que a maior dor desse setor hoje é se adaptar às mudanças do mercado privado. A necessidade de manter relações de transparência é ainda mais exigida pela população, uma vez que agora a tecnologia oferece meios para que isso aconteça de forma mais simples. 

Um bom exemplo de como a tecnologia pode ajudar a combater fraudes e aumentar a transparência do setor público, aconteceu em Recife.

Uma solução da empresa Fábrica de Negócio que utiliza inteligência artificial para realizar auditoria em folhas de pagamento, foi contratada pela Prefeitura de Recife para identificar erros nas folhas de pagamentos. 

Com isso, a Prefeitura já conseguiu reduzir cerca de 8 milhões de reais em despesas com a folha de pagamento. 

Quando menos erros, mais dinheiro da população é investido no lugar certo, retornando para ela. E o RH Tech tem muito para ajudar nessa missão.

Conclusão

Infelizmente, ainda existem empresas que não valorizam o setor de recursos humanos. E explicar para quem não entende a importância do RH como a tecnologia pode ajudar nos processos, pode ser complicado. 

Deixe claro que tempo gasto em processos repetitivos poderia ser redirecionado para se especializar e criar estratégias eficazes para melhorar os resultados da empresa e engajar os funcionários, por exemplo.

É como dissemos no início do artigo: quem se adapta, sobrevive. Fica mais forte. E a prova disso, é que a geração de trabalhadores atual se importa mais com a transparência e com o alinhamento entre os valores da empresa e os seus, do que com a remuneração. 

A tecnologia está cada vez mais presente na nossa rotina, e isso não poderia ser diferente com o RH. Como vimos, ela ajuda a contratar as pessoas que são o match perfeito da empresa, facilita a mensuração de resultados e descomplica a gestão de jornada, e tudo isso ajuda a deixar a relação entre empresa e funcionário muito mais saudável.

Você já usa soluções RH Tech na sua empresa? Pretende utilizar? Conta pra gente aqui nos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *