RH Tech: o que é e porque está revolucionando o RH

Capa do blog sobre RH Tech

Darwin, na teoria da evolução, propõe que o mais adaptável sobrevive, enquanto o organismo que não se adequa às mudanças no meio que está, bom, morre. Aliás, essa lógica se aplica em vários contextos, inclusive no mercado. E é aí que entra o RH Tech: a era da tecnologia na área de recursos humanos, que está mudando a realidade e melhorando os resultados das empresas que o utilizam. 

Para não deixar nenhuma informação de lado, vamos falar sobre os tópicos a seguir:

  • O que é RH Tech?
  • Objetivo do RH Tech
  • Uma ferramenta para cada burocracia
  • Recrutamento e seleção
  • Desenvolvimento de lideranças e avaliação de desempenho
  • Gestão e auditoria de folha de pagamento
  • Controle de ponto
  • Departamento Pessoal descomplicado
  • Foco no varejo: O impacto do RH Tech nas vendas
  • Como o RH Tech pode ajudar no setor público?

Antes de mais nada, se você está lendo esse blog, já sei que eficiência é algo que importa na sua rotina. Então vamos começar!

O que é RH Tech?

Quando um setor de Recursos Humanos está integrado com a tecnologia, ele recebe o nome de RH Tech.

A rotina de quem gerencia pessoas, seja num setor de RH – ou mesmo a pessoa que cuida disso em uma empresa menor que ainda não tem esse setor – é cheia de burocracias

Nesse sentido, O RH Tech usa a tecnologia como uma aliada poderosa para economizar tempo em processos burocráticos que podem ser automatizados, aumentando a eficiência de diversas tarefas, desde o recrutamento até a gestão de ponto. 

E isso é tão legal que, já em 2016, o investimento em empresas de tecnologia focadas em RH Tech foi de 2,2 bilhões de dólares.

Objetivo do RH Tech

Como falamos, a tecnologia ajuda a economizar tempo com vários processos sobre a gestão de pessoas. Afinal, a automatização entrega as informações redondinhas para você, além de muitas vezes isso acontecer em tempo real

Dessa forma,  o tempo que seria gasto na execução desses processos pode ser revertido para o desenvolvimento de estratégias que melhorem a produtividade da equipe, por exemplo. 

As principais diretrizes do RH Tech são:

  • Agilizar processos burocráticos
  • Integrar atividades para geração de informações completas
  • Tornar procedimentos mais assertivos com o uso de dados
  • Estimular uma boa relação entre empresas e pessoas a partir da transparência
  • Se os processos são executados com mais rapidez e os resultados são mais assertivos, isso com certeza gera uma economia de recursos na empresa
  • A tecnologia ajuda a evitar que aconteçam fraudes

Agora, para ilustrar como tudo isso acontece, vamos conversar agora sobre como cada processo da gestão de pessoas se beneficia com a utilização da tecnologia.

Uma ferramenta para cada burocracia

Recrutamento e seleção

Encontrar candidatos que não apenas atendem as exigências técnicas da vaga, como também combinam com a empresa, é uma tarefa super complicada e lenta, ainda mais se feita manualmente.

Porém, atualmente existem empresas que utilizam o mapeamento comportamental para ajudar a encontrar os candidatos perfeitos para a vaga que está aberta, o que torna o processo de recrutamento muito mais assertivo. 

Sem dúvidas a contratação de pessoas que realmente se encaixam na cultura da empresa diminui a taxa de rotatividade de funcionários.

Como consequência, isso economiza tempo e recursos que são gastos em treinamento e recrutamento, já que quando a contratação é certeira, a retenção de talentos na empresa cresce. 

Um exemplo de ferramenta de recrutamento RH Tech é a Connekt.

Desenvolvimento de lideranças e avaliação de desempenho

Uma das funções mais importantes do RH é a avaliação de desempenho dos funcionários. Isso acontece porque essa mensuração mostra quem tem os melhores resultados, o que é uma informação crucial para saber quem tem perfil de um bom líder. 

Em geral, os funcionários mais engajados têm os melhores resultados, e uma boa ferramenta para fazer esse acompanhamento vai ajudar a guiar planos de carreira. Isso consequentemente vai mostrar para a empresa quem são os talentos que exercem maior influência nos outros funcionários. 

A Qulture.Rocks é um exemplo de software de acompanhamento de resultados.

Controle de ponto

Todo mundo já utilizou um relógio ponto tão grande que ocupava a parede toda, ou até mesmo conhece alguém que falsificou o ponto do colega que precisava sair mais cedo do trabalho, mas não podia conversar com o patrão sobre isso. 

Sendo assim, para tornar a experiência de bater o ponto menos chata, e o processo de gestão de jornada mais leve para quem cuida disso (seja o profissional do departamento pessoal, ou até mesmo o gestor da empresa), muitas empresas estão adotando sistemas alternativos de gestão de jornada. 

Uma boa gestão de ponto colabora para acompanhar o engajamento do funcionário, além de evitar muitas questões que podem acarretar em processos trabalhistas.

Até porque o espelho de ponto reflete diretamente na folha de pagamento, e um controle de jornada eficaz deixa ele mais seguro, sabendo que está recebendo corretamente pelo que trabalhou. 

Outro ponto importante: o armazenamento dos dados dos pontos dos funcionários na nuvem permite o acesso deles quando necessário, através do computador ou aplicativo. Além disso, ao não imprimir o comprovante de ponto (e disponibilizando ele online) você colabora com o meio ambiente, já que está diminuindo o consumo de papel. 

Todos os relatórios de jornada comum, banco de horas, calendário de férias, atrasos, funcionários ativos e muito mais de forma clara, direta e em tempo real parece até sonho perto dos sistemas comuns de gestão de ponto. Mas é para isso que o RH Tech veio.

Assim como é para isso que a TiqueTaque veio: desburocratizar a gestão da jornada de trabalho e deixar todo esse processo muito mais rápido e eficaz.

Descubra como a gente vai cuidar da gestão de jornada da sua empresa e aumentar a transparência na relação os seus funcionários!

Departamento pessoal descomplicado

Muitas vezes, o departamento pessoal é confundido com o setor de recursos humanos. Porém, as funções que o dp exerce são muito mais burocráticas do que as de rh – elas mexem diretamente no bolso, tanto do funcionário quanto da empresa.

É bem complicado cuidar de admissão e desligamento de funcionários, gerenciar benefícios, enviar holerites e ainda manter tudo isso com a organização necessária manualmente. 

Nesse sentido, atualmente existem softwares que descomplicam tudo isso automatizando vários processos complexos, evitando erros manuais que muitas vezes podem passar despercebidos. 

Um exemplo de software de gestão do departamento pessoal é a Convenia, que permite o envio da documentação obrigatória para admissão pelo software, assim como holerites e avisos para os funcionários, por exemplo. 

Foco no varejo: o impacto do RH Tech nas vendas

Todo mundo sabe que o motor principal do varejo, é vender. No entanto, muitas vezes a equipe contratada não está engajada à empresa, e isso atrapalha bastante os negócios. 

Inclusive, esse é um dos principais motivos da grande rotatividade de funcionários nesse nicho. E, quanto maior a rotatividade, mais tempo e energia são gastos em processos de recrutamento e treinamento de novos funcionários. 

Sendo assim, esse ciclo não é saudável para os negócios, já que repetir processos desperdiça uma grande quantidade de recursos. 

Nesse sentido, para que a empresa contrate a melhor equipe de vendas para seu negócio e  engaje seus funcionários à missão da empresa, surgiram soluções especializadas em gestão de produtividade para o varejo. 

Fica muito mais simples estudar os resultados dos seus funcionários, quando os processos de venda estão todos disponíveis de forma simples pra você. Por exemplo, saber qual funcionário tem mais taxa de conversão é tão benéfico quanto descobrir qual tem a menor.

Uma das soluções com essa premissa é o Casting.

Como o RH Tech pode ajudar no setor público?

Muitas das Startups de RH Tech prezam muito em solucionar problemas de segurança e fraude. Inclusive, essa sempre foi uma preocupação em diversas áreas.

E como o setor público é rico em burocracia, tudo fica ainda mais complicado. Ainda mais sabendo que, por os trâmites serem lentos e complexos, muita coisa errada passa despercebida.

Um artigo do TSE fala que a maior dor desse setor hoje é se adaptar às mudanças do mercado privado. A necessidade de manter relações de transparência é ainda mais exigida pela população, uma vez que agora a tecnologia oferece meios para que isso aconteça de forma mais simples. 

Um bom exemplo de como a tecnologia pode ajudar a combater fraudes e aumentar a transparência do setor público, aconteceu em Recife.

Uma solução da empresa Fábrica de Negócio que utiliza inteligência artificial para realizar auditoria em folhas de pagamento, foi contratada pela Prefeitura de Recife para identificar erros nas folhas de pagamentos. 

Com isso, a Prefeitura já conseguiu reduzir cerca de 8 milhões de reais em despesas com a folha de pagamento. 

Quando menos erros, mais dinheiro da população é investido no lugar certo, retornando para ela. E o RH Tech tem muito para ajudar nessa missão.

Conclusão

Infelizmente, ainda existem empresas que não valorizam o setor de recursos humanos. E explicar para quem não entende a importância do RH como a tecnologia pode ajudar nos processos, pode ser complicado. 

Deixe claro que tempo gasto em processos repetitivos poderia ser redirecionado para se especializar e criar estratégias eficazes para melhorar os resultados da empresa e engajar os funcionários, por exemplo.

É como dissemos no início do artigo: quem se adapta, sobrevive. Fica mais forte. E a prova disso, é que a geração de trabalhadores atual se importa mais com a transparência e com o alinhamento entre os valores da empresa e os seus, do que com a remuneração. 

A tecnologia está cada vez mais presente na nossa rotina, e isso não poderia ser diferente com o RH. Como vimos, ela ajuda a contratar as pessoas que são o match perfeito da empresa, facilita a mensuração de resultados e descomplica a gestão de jornada, e tudo isso ajuda a deixar a relação entre empresa e funcionário muito mais saudável.

Você já usa soluções RH Tech na sua empresa? Pretende utilizar? Conta pra gente aqui nos comentários!


A TiqueTaque é uma solução intuitiva e moderna para gerenciamento de ponto e jornada de trabalho. Desenvolvemos um relógio de ponto próprio, compacto, baseado em Internet das Coisas, e que junto com o nosso Aplicativo e Software de Gestão resolvem de ponta a ponta a gestão de ponto no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image