5 dicas de como aumentar a produtividade dos funcionários

Lidar com a baixa produção dentro da equipe pode ser um desafio e tanto, já que esse problema pode ser motivado por razões que nem sempre são facilmente identificáveis. Entretanto, existem medidas que podem ser tomadas para aprimorar o desempenho dos colaboradores e aumentar a produtividade dos funcionários.

Para ajudar você nessa empreitada, apresentamos agora 5 dicas de como aumentar a produtividade dos funcionários de maneira prática e eficiente. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Organize os processos

Antes de lidar com a equipe em si, é preciso revisar como os processos estão sendo realizados. Tudo que for burocrático demais, que desperdice tempo e energia sem necessidade e que não agregue valor no dia a dia da empresa deve ser eliminado.

É importante pensar, também, em uma maneira de automatizar tarefas simples e de controle. Aliando isso a um planejamento estruturado de delegação de tarefas, você conseguirá otimizar tempo para o que realmente importa.

2. Defina rotinas para aumentar a produtividade dos funcionários

Organizar tempo para realizar as atividades do dia a dia pode ser mais difícil do que parece. Além disso, se não for feito corretamente, isso pode consumir horas e fazer com que as tarefas se acumulem, sobrecarregando a equipe e piorando ainda mais a produtividade.

Nesse sentido, a organização de uma agenda pode ser de grande ajuda para seus funcionários. Defina toda a rotina de trabalho na forma de um roteiro a ser seguido, priorizando as tarefas urgentes e orientando sua equipe a seguir essa rotina. Ferramentas de planejamento como o Trello podem ajudar bastante nesse momento!

3. Planeje e cobre metas

Ao mesmo tempo em que você deve manter os colaboradores produtivos, deve tomar o cuidado de não os sobrecarregar. Portanto, a definição de metas merece muito cuidado.

Planejar metas tangíveis, dividir as responsabilidades de maneira justa e trocar a competição pela cooperação entre a equipe são meios efetivos de aumentar a produtividade dos funcionários a médio e a longo prazo. Tudo isso pode ser alcançado com a implementação de objetivos alcançáveis, que manterá a equipe focada.

A maneira de cobrar as metas também deve ser vista com cuidado. Não apareça somente ao final do trimestre esperando ver resultados positivos! Esteja presente durante todos os processos, observe e esteja disponível para esclarecer dúvidas. Um líder participativo tem mais poder de motivar os colaboradores do que você imagina.

4. Entenda o perfil de cada funcionário

A baixa produtividade não está ligada à falta de capacidade. Cada membro da equipe é um ser humano complexo, com um perfil diferente dos demais. Portanto, para poder cobrar resultados de seus funcionários, é sua obrigação conhecer cada um deles e entender seus perfis.

Com essas informações valiosas em mãos, você poderá delegar tarefas mais bem direcionadas, pois entenderá as fragilidades de cada um e as potencialidades referentes ao trabalho a ser feito. Dessa forma, você poderá dar feedbacks mais eficientes e saberá quando a produtividade estiver baixa por conta de algo atípico na vida do colaborador.

5. Mantenha as distrações longe do ambiente de trabalho

Para manter um ritmo de produtividade adequado, é importante afastar as distrações do ambiente de trabalho. O uso da internet para checar as redes sociais e mensagens em chats, por exemplo, podem ser permitidos com a devida moderação. Afinal, abolir por completo qualquer distração durante o expediente pode acabar causando o efeito inverso na equipe.

É recomendável, portanto, que você designe horários e/ou locais específicos, além do horário de almoço, para que a equipe possa se conectar. Isso ajuda na motivação dos funcionários, e, por consequência, em sua produtividade.

Gostou de conhecer as melhores estratégias para aumentar a produtividade dos funcionários? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e divida nossas importantes informações com seus amigos e colegas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *