Obrigatoriedade do controle de ponto: quais são os riscos por não seguir as leis? Entenda tudo

obrigatoriedade do controle de ponto

obrigatoriedade do controle de ponto

A obrigatoriedade do controle de ponto é válida para boa parte das empresas, de acordo com seu tamanho ou área de atuação. Além da questão jurídica no que diz respeito ao cumprimento das leis trabalhistas, é uma forma de garantir eficiência do quadro funcional e da geração de dados estratégicos e importantes para a organização. Você sabe como funciona o controle de ponto e quais os riscos de não fazê-lo corretamente? Segue a leitura e vamos juntos entender um pouco mais?


O que diz a CLT sobre a obrigatoriedade do controle de ponto?

Via de regra, a CLT determina que todas as empresas acima de 20 colaboradores precisam registrar o horário de entrada e saída dos funcionários, a fim de garantir que eles sejam remunerados corretamente, calculando seus respectivos salários a partir das horas trabalhadas. Além disso, a CLT também determina que as empresas mantenham no histórico desses registros pelo período de pelo menos 2 anos.

A CLT também determina que a empresa deve fornecer ao trabalhador uma cópia do controle de ponto mensalmente, a fim de garantir a transparência e o acesso as informações corretas sobre o pagamento dos salários. Ademais, o controle de ponto é uma prova legal em caso de disputas trabalhistas ou judiciais.


Quando a empresa deve fazer controle de ponto?

Na maioria dos casos, empresas acima de 20 funcionários é obrigada a realizar o controle de ponto, além disso, a obrigatoriedade do controle de ponto também se aplica a trabalhadores temporários, bem como a trabalhadores com jornadas flexíveis ou que trabalham em regime home office. Para estagiários e aprendizes o controle de ponto é opcional. Qualquer empresa que não cumpra essa obrigação está sujeita a multas e processos trabalhistas, o que pode resultar em prejuízos financeiros, de imagem, juntamente com o investimento de esforço e tempo em processos judiciais.

Assim, é importante que as empresas estejam atentas e adotem as medidas necessárias para cumprir a gestão do controle de ponto corretamente e garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores.


Obrigatoriedade do Controle de Ponto | Controle de ponto descomplicado.

Quais são os riscos por não seguir a lei de controle de ponto?

Não realizar o controle de ponto de forma correta pode acarretar graves problemas para uma empresa, incluindo multas trabalhistas e processos judiciais. A falta de registro das horas trabalhadas pode resultar em pagamentos incorretos de salários e benefícios, o que pode levar a reclamações e demandas trabalhistas.

Além disso, o não cumprimento da obrigação de realizar o controle de ponto pode prejudicar a imagem da empresa, reforçando uma percepção de falta de responsabilidade e comprometimento com a proteção dos direitos dos trabalhadores. Isso pode afetar negativamente a satisfação dos funcionários, a produtividade e a retenção de talentos, o que pode ter um impacto negativo no sucesso a longo prazo da empresa.

  • Multas: o descumprimento da lei de controle de ponto pode resultar em multas para a empresa;
  • Processos trabalhistas: funcionários podem entrar com processos trabalhistas devido a horas extras não pagas ou falta de registro de horas de trabalho;
  • Problemas com a Justiça do Trabalho: empresas que não cumprem a lei de controle de ponto correm o risco de ter problemas com a Justiça do Trabalho;
  • Danos à imagem da empresa: o descumprimento da lei de controle de ponto pode prejudicar a imagem da empresa perante clientes, fornecedores e funcionários;
  • Problemas com a Receita Federal: a falta de registro correto de horas trabalhadas pode gerar problemas com a Receita Federal;
  • Dificuldades em negociações trabalhistas: sem um controle de ponto rigoroso, pode ser difícil negociar questões trabalhistas, como reajustes salariais ou acordos coletivos.

Quais são as vantagens de realizar o controle de ponto?

Seguir à risca a obrigatoriedade do controle de ponto traz inúmeras vantagens para as empresas, começando pela garantia da proteção dos direitos dos trabalhadores. Além disso, o registro das horas trabalhadas permite, como já dissemos anteriormente, que as empresas garantam o pagamento correto de salários e benefícios, o que pode ajudar a melhorar a satisfação e o comprometimento dos funcionários.

Além disso, o controle de ponto também pode se tornar uma ferramenta valiosa para o gerenciamento de pessoas e otimização da produtividade. Ele permite que as empresas monitorem e avaliem a performance dos funcionários, identificando pontos de melhoria e possibilitando a alocação mais eficiente de recursos (seja humano ou monetário) e uma divisão de tarefas mais eficiente. O controle de ponto também pode ser utilizado para fornecer informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas e aprimorar a eficiência operacional, a partir dos dados gerados pelos trabalhadores. Indicadores como horas extras (e o seu custo) bem como o desgaste do time, o turnover entre outros, são fundamentais para a tomada de decisões.

  • Maior eficiência na gestão de pessoas: um controle de ponto rigoroso permite uma melhor gestão do tempo de trabalho dos funcionários, melhorando a eficiência da empresa;
  • Evita processos trabalhistas: ao seguir a lei de controle de ponto, é possível evitar processos trabalhistas por horas extras não pagas ou falta de registro de horas de trabalho dos funcionários;
  • Maior transparência na gestão de pessoas: com um controle de ponto rigoroso, é possível ter uma gestão mais transparente e justa de horas trabalhadas, o que reforça a confiança dos funcionários na empresa;
  • Maior segurança jurídica: seguindo a lei de controle de ponto, a empresa estará mais segura juridicamente e evitará problemas com a Justiça do Trabalho;
  • Facilidade em negociações trabalhistas: com um controle de ponto rigoroso, é mais fácil negociar questões trabalhistas, como reajustes salariais ou acordos coletivos, pois há registro preciso das horas trabalhadas.

Tipos de controle de ponto

Existem diversos tipos de controle de ponto disponíveis no mercado, desde sistemas manuais de registro de horas trabalhadas até soluções mais avançadas, com sistemas integrados. Dentre os tipos de controle de ponto, destacam-se principalmente as soluções digitais, que permitem a automação e otimização do processo, oferecendo uma série de vantagens sobre as já ultrapassadas soluções manuais.

Aqui na TiqueTaque nós oferecemos um hub completo de soluções, que possibilita a gestão do controle de ponto de forma eficiente. Além disso, a TiqueTaque dispõe de um sistema de controle de ponto gratuito, sem necessidade de cadastrar cartão de crédito ou algo do tipo.


Controle de ponto automatizado e gratuito? Conheça o FreeForever!

Pare de perder tempo preenchendo planilhas de ponto manualmente. Com o nosso FreeForever você tem acesso a um sistema de controle de ponto automatizado sem pagar nada. Imagine ter todas as informações de horas trabalhadas de seus colaboradores em um único lugar, de forma precisa e segura.

Além disso, você pode acompanhar as horas extras e faltas de forma automatizada, sem precisar fazer cálculos complexos. Que tal descobrir todos os benefícios dessa gestão automatizada (e gratuita) na prática? É só clicar no banner abaixo.


Gestão eficiente de pessoas. Esse é o ponto. | Obrigatoriedade do Controle de Ponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *