4 dicas para configurar um smartphone para trabalho

4 dicas para configurar um smartphone para trabalho

Uma das maiores revoluções tecnológicas da última década foi a chegada e domínio dos smartphones no mercado. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não carregue um smartphone no bolso, e a combinação de acessibilidade e conectividade tornam essa ferramenta extremamente versátil. 

Portanto, não é à toa que esses dispositivos estejam sendo cada vez mais explorados dentro do ambiente corporativo. O uso inteligente do celular pode facilitar a colaboração em equipe, aumentar a segurança e eficiência dentro da empresa.

Mas antes de começar a usar o aparelho no trabalho, é preciso seguir algumas dicas importantes para garantir a segurança do aparelho. Por isso, preparamos 4 dicas para configurar seu smartphone para o ambiente profissional. Confira a seguir!

1. Protegendo a conexão entre smartphone a internet

Enquanto um computador instalado em um escritório pode contar com a infraestrutura segura da rede empresarial, um smartphone pode ser levado para múltiplos lugares.

Dessa forma, ele pode ser conectado à diversos tipos de redes, como Wi-Fi públicas, domésticas, e antenas de internet 4G. Essa mudança de rede em rede pode deixar alguns dados importantes expostos aos ataques de interceptação de dados.

Para evitarmos a possibilidade de vazamento das informações, precisamos instalar no aparelho um aplicativo de VPN e ativar em segundo plano criptografando as conexões.

Depois disso, é importante navegar para os ajustes do aparelho e nas opções de “certificados” ou “perfis de configuração” garantir que nenhum aplicativo estranho instalou alguma configuração de rede no dispositivo. 

2. Blindando os arquivos no smartphone

Outras possibilidades reais com as quais precisamos nos atentar quando usamos o smartphone para armazenar os dados confidenciais é a chance de roubo ou perda do aparelho. Para diminuir a dor de cabeça dessas situações, existem algumas técnicas para garantir a integridade dos dados.

A primeira delas é a criptografia dos arquivos, que garante que nenhuma informação possa ser lida sem a senha. No iPhone, basta ativar uma senha forte para que os dados sejam criptografados.

Já no Android, a criptografia é ativada por padrão, mas ao usar um cartão de memória é preciso navegar aos ajustes de segurança e escolher a opção “codificar cartão de memória”. Além disso, em dispositivos Samsung, é interessante ativar a opção “Pasta Segura” da suíte de segurança Knox. 

Com a criptografia ativada, é interessante também habilitar os recursos de biometria se disponíveis no smartphone, dando prioridade ao reconhecimento de impressões digitais e scanner facial 3D. A opção de reconhecimento facial que utiliza apenas a câmera frontal não é segura o suficiente, e não deve ser utilizada caso existam outras alternativas. 

Por fim, para dados especialmente sensíveis, há a opção de usar apps de armazenamento seguro como o KeepSafe e cofre seguro do OneDrive, que adicionam uma camada extra de criptografia. Assim, mesmo que alguém descubra a senha do celular, não será possível acessar os arquivos. 

3. Gerenciamento remoto e localização

Outras tecnologias que podem ser extremamente úteis para celulares corporativos são as opções de gerenciamento remoto, localização e configuração automática de smartphones.

Nos aparelhos com iOS, esses recursos são conhecidos como Find My iPhone e MDM (Mobile Device Management). Já no Android, são conhecidos aplicativos como Find My Device e Android Management Experience.

Os recursos de localização remota permitem que o aparelho seja rastreado via GPS em um mapa caso seja roubado ou tenha sumido. Também é possível apagar remotamente todos os dados, soar um alarme e rastrear os horários de ativação. 

Já as plataformas de gerenciamento remoto e os perfis de mobile device management servem para configurar dispositivos da empresa para fornecer aos funcionários. Esses recursos permitem que o administrador rapidamente instale aplicativos em todos os dispositivos, crie senhas seguras, compartilhe dados relevantes e bloqueie o uso quando necessário. 

4. Controle de ponto via smarphone e automação

Outras vantagens de um aparelho configurado para o ambiente empresarial são as conveniências que só um smartphone pode oferecer.

É possível usar um aplicativo de controle de ponto, por exemplo, para registrar os horários de chegada e saída do trabalho. Em alguns casos, como da solução TiqueTaque, esse app também conta com upload de documentos, análise de localização, informações agregadas como horas de trabalho e pausas, permitindo maior facilidade e controle. 

Também é possível investir na classe de eletrônicos da internet of things, que controlados pelo smartphone permitem soluções automatizadas e inteligentes. É possível, por exemplo, desligar o ar condicionado assim que todos saem do escritório, receber lembretes personalizados de tarefas pendentes, controlar a iluminação de ambientes e muito mais.

O emprego de smartphones como ferramentas de trabalho tem o potencial de aumentar a produtividade e satisfação, sem prejudicar a segurança e controle dentro da empresa. 

Como o smartphone faz parte do seu trabalho? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image