Processo seletivo: tudo que você precisa saber sobre

Processo Seletivo

O processo seletivo é uma etapa fundamental na contratação de novos funcionários, pois permite às empresas selecionar os candidatos mais qualificados para preencher as vagas disponíveis. Por isso, fizemos esse conteúdo para fornecer uma visão geral das principais características dos processos seletivos, incluindo as etapas envolvidas, algumas ferramentas e técnicas utilizadas e como os candidatos podem se preparar para uma entrevista de emprego bem-sucedida. Vamos conferir?


O que é processo seletivo?

Um processo seletivo é um conjunto de etapas e procedimentos que as empresas usam para selecionar os melhores candidatos para preencher uma vaga. Esses processos geralmente iniciam pelos anúncios de emprego, triagem de currículos, entrevistas, testes de habilidades, avaliações psicológicas e verificações de referências. O objetivo é encontrar o candidato que melhor se adapta às necessidades da empresa e ao cargo em questão, tendo em conta as competências, experiência e personalidade do candidato, ou seja, são avaliadas as soft skills e hard skills.


Qual a diferença entre entrevista e processo seletivo?

Bom, a entrevista é apenas uma das etapas do processo seletivo, que é o conjunto de etapas e procedimentos. A entrevista é uma das etapas mais comuns do processo seletivo e é realizada para avaliar o candidato com mais detalhes, permitindo que a empresa conheça melhor suas habilidades, experiência e personalidade.


Quais são as 4 etapas de um processo seletivo?

De maneira geral, um processo seletivo pode ser dividido em quatro etapas. Listamos aqui abaixo e falamos um pouco mais sobre cada uma delas:

1 – Triagem dos currículos: nesta etapa, os currículos dos candidatos são revisados e avaliados para determinar se eles atendem aos principais requisitos da vaga;

2 – Entrevistas: aqui os candidatos selecionados são entrevistados de forma a conhecer melhor as suas competências, a sua experiência e a sua personalidade;

3 – Testes: dependendo do cargo em questão, os candidatos podem ser submetidos a testes para avaliar suas habilidades técnicas ou conhecimentos específicos;

4 – Seleção: após o cumprimento das etapas anteriores, os candidatos são avaliados e é feita a seleção final para em seguida, dar início ao processo de contratação.


Processo seletivo
Processo seletivo | Infográfico resumido

Como recrutar pessoas?

Realizar um processo seletivo não é tarefa simples e envolve muitos detalhes, uma vez que estamos falando de pessoas. Então trouxemos algumas dicas para recrutar pessoas de maneira que muito provavelmente serão bons profissionais:

Defina claramente o perfil que procura: é importante ter uma ideia clara do tipo de profissional que procura, incluindo competências, experiência e qualificações;

Use as redes sociais e sites de empregos: as redes sociais e sites de empregos são ótimas ferramentas para atrair atingir um grande público, o que aumenta as chances de impactar candidatos qualificados;

Faça uma seleção rigorosa: um processo seletivo rigoroso que inclua entrevistas, testes e avaliações, garante a contratação dos melhores candidatos;

Ofereça benefícios e oportunidades de crescimento: bons profissionais geralmente buscam empresas que ofereçam benefícios atraentes e oportunidades de crescimento;

Peça referências e verifique o histórico de trabalho: peça referências e verifique o histórico de trabalho dos candidatos para obter uma visão mais completa de suas habilidades e experiências;

Ofereça boa remuneração: oferecer boa remuneração e benefícios pode ser um fator decisivo para atrair bons profissionais;

Tenha um processo de onboarding eficaz: é importante garantir que os novos funcionários se sintam bem-vindos e preparados para o trabalho por meio de um processo de integração eficaz, por isso é de extrema importância realizar um bom onboarding.


Como divulgar a sua vaga?

Com as mudanças de comportamento da população aceleradas pela pandemia, cada vez mais pessoas buscam emprego pela internet. Em levantamento feito pelo site empregos.com.br com 4.265 usuários em setembro de 2021, 36,1% dos entrevistados afirmaram ter começado a usar a internet para procurar emprego após a pandemia. Com esse crescimento, se popularizaram diversas maneiras de divulgar sua vaga de trabalho, como: 

  • Publicar a vaga em sites de empregos como LinkedIn, Indeed e Glassdoor;
  • Compartilhar o anúncio de emprego em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter;
  • Enviar o anúncio para faculdades e universidades para compartilhar com alunos e ex-alunos;
  • Usar o network da própria empresa para encontrar candidatos qualificados;
  • Para vagas presenciais: anunciar em jornais ou revistas locais, além de jornalistas e demais veículos de comunicação da cidade;
  • Divulgar em plataformas especializadas de recrutamento, como Empregos.com.br, Recruitee, Gupy e Jobvite.

É importante lembrar que quanto mais fontes de divulgação forem utilizadas, mais pessoas são impactadas e maiores são as chances de encontrar o candidato perfeito para a vaga.


Triagem dos candidatos

Vaga anunciada, agora é hora de fazer a triagem dos candidatos. Há muitas maneiras de selecionar candidatos para uma vaga de emprego, mas algumas práticas podem facilitar e agilizar o process:

1 – Crie um processo de seleção consistente: defina critérios de seleção e garanta que todos os candidatos sejam avaliados de acordo com esses critérios;

2 – Analise o perfil e a experiência do candidato: verifique se o perfil e a experiência do candidato correspondem ao que você procura;

3 – Proponha testes práticos: faça com que os candidatos façam testes práticos relacionados ao trabalho para avaliar suas habilidades e conhecimentos;

4 – Realize entrevistas iniciais: entreviste os candidatos por telefone ou por vídeo para obter uma primeira impressão e fazer perguntas básicas sobre a experiência e as habilidades do candidato.

Lembre-se de que a triagem de candidatos é apenas uma etapa do processo de seleção e é importante ter critérios claros e justos para garantir a seleção dos melhores candidatos para a vaga.


Processo Seletivo | Controle de ponto descomplicado.

Contato com o candidato

Depois da triagem dos candidatos e da escolha do futuro contratado, chegou a hora de entrar em contato. Nesse momento, além da clareza e objetividade, é preciso também utilizar a forma de comunicação que foi “padrão” durante todo o processo. 

Além disso, seja solícito e responda todos os possíveis questionamentos ou dúvidas que possam surgir, sempre de maneira clara e objetiva.

Caso o contato seja com o candidato escolhido para a vaga, é hora de formalizar a proposta. Reforce detalhes como salários, benefícios, condições e horários de trabalho e valide se a pessoa escolhida está de acordo com a proposta.

Já na situação de contato com os candidatos que não foram escolhidos, inicialmente agradeça pela candidatura e pelo tempo dedicado ao processo seletivo, depois, ofereça um feedback construtivo, para que essa pessoa possa aprimorar os pontos em que deixou a desejar e assim conseguir se sair melhor em outras oportunidades, mesmo que seja em outra empresa.

Vale salientar que a comunicação é fundamental para manter um bom relacionamento com os candidatos, mesmo aqueles que não foram selecionados e pode ajudar a construir uma boa reputação para a empresa como empregador.

Sugestão de leitura: Tendências para o RH em 2023


Tendências do processo seletivo para 2023

Com o avanço da tecnologia, algumas tendências têm avançado no que diz respeito aos processos seletivos para o ano de 2023, as principais delas são:

Recrutamento virtual: a pandemia do COVID-19 acelerou a adoção de processos de recrutamento virtual, incluindo entrevistas por videoconferência e testes práticos online. Para 2023 esta ainda continua sendo uma tendência crescente, pois permite que os recrutadores além de se manterem seguros, seguindo os protocolos de saúde recomendados pela OMS, ampliem o alcance dos candidatos.

Recrutamento baseado em inteligência artificial: o uso de algoritmos de IA para ajudar a avaliar candidatos e fazer recomendações de seleção será uma tendência crescente. Isso permitirá que as empresas automatizem a triagem de candidatos e melhorem a eficiência e a precisão do processo.

Recrutamento sob demanda: O recrutamento sob demanda, que permite às empresas contratar trabalhadores temporários ou freelancers, será uma tendência crescente. Isso permitirá que as empresas se adaptem rapidamente às suas necessidades de mão de obra e reduzam os riscos de contratação.

RH Estratégico e a Tecnologia na Gestão de Pessoas

Por falar em tecnologia na gestão de pessoas, não poderíamos deixar de lembrar do webinar da Elofy, que nosso Head of Growth, Francis Simanke participou em dezembro, onde foram abordados alguns tópicos sobre RH Estratégico e o uso da tecnologia na gestão de pessoas. O conteúdo está disponível no vídeo abaixo.


Conclusão

Os processos seletivos são fundamentais para a contratação de novos colaboradores e impactam diretamente na eficácia e eficiência da equipe. É importante que as empresas adotem práticas justas e transparentes e forneçam feedbacks construtivos aos candidatos, para garantir que encontrem os melhores candidatos e construam uma boa reputação como empregador. E aí, alguma dúvida sobre processos seletivos? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *