Controle de ponto no Excel x Controle de ponto online e gratuito: saiba qual escolher! 👀

Controle de ponto no Excel e controle de ponto gratuito são pesquisas que frequentemente trazem usuários ao nosso site. Por isso, preparamos esse comparativo e vamos reforçar alguns conceitos para te ajudar nessa escolha, que no decorrer do texto vai ficar bem óbvia.

Como funciona o controle de ponto?

controle de ponto, também conhecido como controle de jornada de trabalho, é o processo que documenta a presença dos colaboradores de uma empresa. Ele registra todos os horários da jornada dos colaboradores por meio de marcações de ponto, registrando entrada, pausa para o almoço e saída. De maneira geral, ele é uma prova legal de registro e informações do funcionário na empresa. Podendo ser feita de maneira presencial ou remota via Folha de Ponto, planilhas, relógio de ponto, sitema web (site) e aplicativos para dispositivos móveis.

Como fazer controle de ponto no Excel?

O Excel permite criar uma planilha com a mesma estrutura de um livro ponto, para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, saída e retorno do almoço (se necessário) e saída da empresa. É um controle de ponto digital, mas ainda com um processo totalmente manual que requer cuidados como:  também salvar o documento na nuvem, evitar que muitas pessoas consigam editar esse documento, além de dificultar dobrar a atenção cada vez que adicionamos novos colaboradores na planilha.

Controle de ponto descomplicado.

Como fazer um programa de folha de ponto?

Existem muitas maneiras de manter o controle da folha de ponto. O principal é estar atento às leis vigentes na CLT, para não cometer equívocos.

Para a planilha na prática, precisaremos de um campo para o nome do colaborador, o período de tempo coberto pela folha de ponto (semana ou mês), além do setor em que o colaborador está alocado. Se achar necessário, você também pode adicionar campos como o CPF e o número da identificação interna. Mas, quanto mais simples essa planilha de controle de ponto Excel for, melhor.

Mas, porque se dar a toda essa trabalheira de configuração de planilha, se temos um sistema de controle de ponto online e gratuito?

Controle de ponto pelo celular

Segundo pesquisa realizada pela Revista Forbes, o Brasil é o país que mais passa tempo utilizando aplicativos em smartphones em todo o mundo. Em média, os brasileiros passam mais de 5h por dia utilizando algum aplicativo. Por isso, é normal que se pergunte se é possível bater o ponto pelo celular e qual o melhor aplicativo de ponto. 

O controle de ponto digital via aplicativo chegou para facilitar a rotina dos brasileiros que, por diversos motivos, precisavam de uma solução que acompanhasse a sua rotina, principalmente com a popularização do regime home office ou híbrido de trabalho.

Controle de ponto gratuito

A TiqueTaque surgiu com o objetivo de desburocratizar o controle de ponto. Nós queremos trazer uma experiência singular de gestão para você, e nos adaptamos às necessidades da sua empresa. Que tal acompanhar em tempo real e de forma organizada informações sobre a jornada dos seus funcionários? Além de usufruir de um aplicativo fácil de mexer, que proporciona transparência entre empresas e funcionários. Conheça o sistema e o app da TiqueTaque.

O Free Forever é o nosso plano gratuito que possibilita, por tempo ilimitado, o acesso de todas as empresas a uma ferramenta de gestão de controle de ponto e jornada e acompanhar tudo passo a passo, desde o começo. Com o nosso sistema, sua empresa vai poder automatizar processos e contar com os benefícios de uma ferramenta para gerenciar e ver que o controle de ponto e jornada vai muito além de apenas “bater o ponto”.

O nosso objetivo é ajudar a sua empresa a dar o primeiro passo para profissionalizar a gestão e te acompanhar ao longo dos próximos passos para que você possa focar no que realmente importa: o seu negócio.  

Vantagens do FreeForever

A principal delas é que o FreeForever é definitivamente gratuito e que a gente não solicita dados de cartão nem nada, além disso, essas são algumas outras vantagens desse plano incrível:

Facilidade: nosso dashboard é muito simples e intuitivo de usar;
Segurança: toda a informação é armazenada na nuvem, então não há risco de perder informações mesmo se a internet cair, por exemplo;
Legislação: a TiqueTAque tende as normas da nova portaria publicada pelo MTP, a portaria 617;
Dados e informações: Gerencie jornadas presenciais, remotas ou híbridas. Nossa solução se adapta às necessidades do seu negócio;
Organização: informações centralizadas e seguras, para fechamento mensal do ponto com poucos cliques.

Para facilitar ainda mais esse processo de escolha, recentemente lançamos dois novos materiais relacionados ao FreeForever, primeiro, um artigo com 5 motivos para criar uma conta grátis e depois, um Guia completo com tudo que você precisa saber sobre ele.

Gestão eficiente de pessoas. Esse é o ponto.

É preciso modernizar

Se você está em busca de eficiência, praticidade com automatização na gestão de jornada e controle de ponto, então o FreeForever vai te atender muito bem. 

Nós sabemos que muitas empresas contam com uma questão cultural quanto ao hábito de bater o ponto no local de trabalho, por isso, nossa solução é híbrida, podendo abranger tanto os funcionários em home office quanto os que já retornaram totalmente ou de maneira híbrida ao local de trabalho.

Vamos muito além de registrar a entrada e saída dos funcionários – Ajudamos você a economizar tempo e dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *