Entenda quais medidas de prevenção ao Coronavírus são essenciais no local de trabalho para manter colaboradores e clientes seguros.
De acordo com a OMS, a forma mais eficaz de se evitar a transmissão da Covid-19 é ficando em casa. Por isso, muitas empresas estão optando por liberar seus colaboradores para realizar home office.
Porém sabemos que nem todas as funções podem ser executadas à distância. Os chamados Serviços Essenciais precisam continuar abertos fisicamente, pois são atividades fundamentais para a comunidade.
Antes de continuar nossa conversa, queremos deixar aos profissionais dos Serviços Essenciais, como enfermeiros, médicos, garis, operadores de mercado entre outros, o nosso muito obrigado.
Sendo assim, é necessário manter esses profissionais seguros no ambiente de trabalho, e isso pode ser feito a partir de algumas medidas fáceis e rápidas, mas que são de extrema importância.
Ah, e vale lembrar que além de prevenir a transmissão do Coronavírus, as medidas que vamos citar também evitam a contaminação por outras doenças infecciosas.
Quer saber mais sobre o Coronavírus? Leia aqui.
A Covid-19, ou Coronavírus, como ficou conhecido, é uma doença viral respiratória muito parecida com a gripe.
No entanto, as implicações da Covid-19 podem ser mais perigosas, e 1 em cada 6 pessoas infectadas acabam com complicações respiratórias graves, precisando de tratamento hospitalar.
Leitura recomendada: Combate ao Coronavírus: o papel do controle de ponto digital
Como acontece a contaminação?
Quando falamos, espirramos ou tossimos, liberamos as chamadas Gotículas Respiratórias, e é através dessas gotículas que o vírus é liberado.
Dessa forma, superfícies e objetos compartilhados podem ser agentes de transmissão, assim como uma distância menor que dois metros entre pessoas.
Os sintomas mais comuns são:
Porém, existem outros sintomas que podem apontar para a doença, como dor de cabeça, diarréia, perda de olfato súbita, dor de garganta e coriza.
O período de incubação para a manifestação da infecção dura de 2 a 14 dias.
Se sua empresa precisa continuar trabalhando durante a pandemia, mantenha o ambiente laboral seguro para você, seus colaboradores e seus clientes.
É importante que as medidas sejam tomadas mesmo que não haja casos de infecção em sua localidade, afinal, isso é uma prevenção. Por isso, a OMS conta com a máxima colaboração de empregadores e empregados para diminuir os riscos de infecção.
E não precisa de muito esforço, as dicas para de prevenção ao Coronavírus são ações simples e baratas de se implementar. Acompanhe com a gente. 🙂
Leia também: Covid-19: dicas para pequenos empreendimentos enfrentarem a pandemia
1. Ambiente mais limpo do que nunca
Como abordamos anteriormente, o Coronavírus se mantém em superfícies e objetos, aguardando alguém encostar para contaminá-lo.
Sendo assim, é de extrema importância manter tudo limpinho – chão, superfícies e objetos, com desinfetante, água sanitária ou álcool 70%.
2. Distancie-se (fisicamente!)
Como o vírus pode se transportar pelo ar em até 1 ou 2 metros de distância, é recomendado aumentar o espaço entre mesas e estações de trabalho.
Além disso, tente manter o local o mais arejado possível, aumentando a circulação do ar. Outra ação interessante é demarcar espaços de um metro em locais como filas e entre balcões de atendimento e clientes.
3. E as reuniões?
Muitas vezes precisamos realizar reuniões para discutir assuntos profissionais com colegas e gestores, isso é inevitável. Mas como realizar essas reuniões em tempos de pandemia?
Em primeiro lugar, pondere se uma reunião é mesmo necessária. Afinal, existem ocasiões em que um e-mail já pode resolver a questão.
Porém, caso julgue mesmo necessária a ocorrência de uma reunião, procure não colocar muitas pessoas na mesma sala. Preze pela distância, evitando lugares muito fechados e apertados.
E ainda melhor para a prevenção ao Coronavírus: que tal fazer uma reunião por videoconferência?
4. Disponibilize todo o material necessário para a prevenção
Em todas as situações, facilite o acesso de colaboradores e clientes às formas de desinfecção e prevenção à transmissão, como por exemplo:
5. Comunique-se de forma clara sempre
É muito importante que haja transparência entre empregador e funcionário, principalmente em momentos difíceis como esse.
Sendo assim, mantenha seus colaboradores bem informados, tanto sobre as novas regras de rotina da empresa quanto às formas de prevenir a transmissão do vírus.
Coloque cartazes ao redor do ambiente de trabalho, por exemplo, ensinando a forma correta de se fazer a higienização das mãos, como reagir ao espirrar ou tossir, quais sintomas devem os deixar em alerta e a importância do distanciamento social. Além de cartazes, as informações também podem ser enviadas através do e-mail.
6. Quando deixar seu colaborador em casa?
Existem dois casos em que é recomendado o afastamento temporário do colaborador. Primeiro, caso o colaborador esteja apresentando algum dos sintomas, ele deve ser afastado até a confirmação ou não da infecção.
O segundo caso refere-se à pessoas que estão mais suscetíveis a quadros graves da Covid-19. Entre elas estão diabéticos, pessoas com mais de 40 anos, sistema imunológico frágil, doenças respiratórias e cardiovasculares.
Melhor prevenir do que remediar
Tomando os 6 cuidados que listamos pra vocês, você estará protegendo não apenas pessoas ligadas à sua empresa, mas também as pessoas ligadas à elas, e, assim, protegendo uma comunidade inteira.
Por isso, é muito importante ter um plano de ação para o caso de haver uma contaminação pelo Covid-19 dentro da sua empresa, formas de afastar a pessoa contaminada sem constrangê-la e como agir com outros colaboradores que entraram em contato com a pessoa infectada.
Seja como for, lembre-se sempre que isso vai passar.
E você, quais ações de prevenção ao Coronavírus está implementando em sua empresa? Conte para a gente 🙂
Foto: Unsplash