RH 4.0: O que é e porque importa – Entenda tudo!

capa blog rh 4.0

Acompanhando as mudanças do mercado e da sociedade, o RH 4.0 faz da gestão de pessoas uma das frentes mais influentes dentro de uma empresa.

    Há um tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos era responsável por funções como controle de benefícios, recrutamento e seleção de funcionários e treinamentos internos. 

    Porém, atualmente uma empresa não pode mais ser focada em processos, e sim nas pessoas que fazem parte dela. E esse também é o caso do RH. 

    Isso acontece porque estamos passando novamente por uma nova revolução da indústria, ou Revolução Industrial 4.0, que insere a tecnologia em nossa rotina para nos ajudar. 

    No RH 4.0 é possível automatizar processos repetitivos que demandam muito tempo para serem realizados manualmente. Dessa forma, o departamento de Recursos Humanos passa a ter uma importância enorme em decisões estratégicas na empresa.

    Nesse artigo, vamos conversar sobre:

    • O que é RH 4.0?
    • O papel da tecnologia
    • Benefícios da implantação do RH 4.0
    • Desafios atuais

    Todos à bordo? 🙂

    O que é RH 4.0?

    O RH 4.0 é a tomada do lugar estratégico do departamento de Recursos Humanos dentro de uma empresa, e isso está diretamente ligado à utilização da tecnologia

    Afinal, a partir de softwares, muitos processos de RH puderam ser automatizados. O que antes levava horas, ou até dias, para ser feito manualmente, agora pode ser acompanhado em tempo real, de onde você estiver. 

    Mas a tecnologia não é a protagonista no RH 4.0, e sim, coadjuvante. Porque, como dissemos, o foco agora são as pessoas, e não os processos. 
    Enquanto a tecnologia cuida dos processos, o profissional de Recursos Humanos ganha mais tempo para analisar os dados gerados, concluir objetivos e focar no bem estar dos colaboradores.

    O papel da tecnologia

    A revolução 4.0 agrega os avanços tecnológicos com as novas necessidades profissionais. No RH, a automação cuida de processos lentos e burocráticos através de Internet of Things, Big Data e Inteligência Artificial.

    Controle de ponto

    Ficar controlando planilhas, verificando livro-ponto e fazer todo o processo de fechamento de folha manualmente é coisa do passado. 

    Afinal, o controle de ponto evoluiu, e hoje existem soluções para gestão de jornada no mercado que armazenam as informações de jornada dos funcionários na nuvem, oferecendo o acompanhamento em tempo real desses dados. 

    Nesse sentido, processos como controle de banco de horas, fechamento de folha de ponto e acompanhamento de horas extras passam a ser feitos de forma automatizada, e a informação chega redondinha até você.

    Recrutamento e seleção com o RH 4.0

    Quando a empresa abre uma vaga, ela sabe quais habilidades e qualificações o profissional que irá ocupar a função precisa ter.

    Então, ao invés de ficar horas avaliando vários currículos, é possível utilizar ferramentas que realizam essa análise automaticamente, entregando para você apenas aqueles que se encaixarem nos parâmetros. 

    Isso faz com que o profissional de RH tenha mais tempo para analisar outras características dos candidatos, como perfil profissional e se ele se encaixa na cultura organizacional.

    Fluxo interno de informações

    Uma das áreas da nossa rotina que a tecnologia mais impactou, foi a comunicação. Sendo assim, a forma de se comunicar dentro das empresas também teve necessidade de se atualizar. Afinal, sempre precisamos de informações rápidas e de fácil acesso.

    Existem formas mais práticas e efetivas de comunicação na empresa do que mural de recados, por exemplo. Atualmente existem diversas ferramentas para melhorar a comunicação entre colaboradores, gestores e equipes da empresa, como o Slack ou o Intranet, por exemplo.

    Armazenamento de dados

    adeus aos armários cheios de currículos, folhas de ponto, atestados e todos os outros papéis que o RH precisa armazenar por serem documentos. 

    Com a nuvem, você pode armazenar todo tipo de dados e documentos à apenas alguns cliques de distância. Além de possibilitar uma maior organização de informações e facilitar o acesso à elas, essa solução ajuda muito o meio ambiente com a redução do consumo de papel. 

    Leitura recomendada: Conheça os benefícios da documentação digital para as empresas

    Benefícios da implantação do RH 4.0

    Neste momento você pode estar se perguntando: “Parece legal, mas o que isso muda de verdade?”, pois então, acompanhe quais são os benefícios do RH 4.0 na sua empresa:

    Desafios atuais

    Como nem tudo são flores, ainda existe quem pensa que o departamento de Recursos Humanos não precisa de inovações. Sendo assim, infelizmente ainda é possível encontrar gestores que se opõem a investir nesse departamento. 

    Mas é preciso quebrar a rotina do “sempre foi feito assim”. Claro, é normal ter insegurança em fazer mudanças, mas por outro lado isso não pode impedir a sua empresa de ir para frente. 

    Afinal, o futuro é agora, e o RH 4.0 é uma ferramenta poderosa e determinante na vantagem competitiva das empresas. 


    Quer facilitar a Gestão de Ponto na sua empresa? A TiqueTaque é uma solução intuitiva e moderna para gerenciamento de ponto e jornada de trabalho. Saiba mais!

    Foto: Unsplash


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *