capa do blog sobre comunicação interna nas empresas
Por: Natalli Krissa
novembro 21, 2019

Comunicação interna: quais são os impactos na empresa?

A comunicação é algo inerente ao ser humano. Nós estamos sempre comunicando alguma coisa a quem está ao nosso redor, mesmo sem perceber. Isso acontece da mesma forma em empresas que têm bons resultados: há uma comunicação interna eficaz e transparente nelas. 

E é sobre essa ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento das empresas, a Comunicação Interna, que vamos conversar hoje.

E para guiar nossa conversa, vamos abordar os tópicos:

  • O que é comunicação interna?
  • Por que você deve se importar com isso?
  • Principais vantagens
  • Dicas para aprimorar a comunicação interna da sua empresa

O que é Comunicação Interna?

A Comunicação Interna é a forma como as informações circulam dentro de uma empresa. Ela serve para fazer com que funcionários tenham acesso à informações importantes, como por exemplo os objetivos e metas da empresa, resultados e mudanças em geral. 

Mas, além de informações sobre a empresa, uma Comunicação Interna eficiente também deixa claro para o funcionário o que é esperado dele, os resultados pessoais através de feedbacks periódicos. 

Por outro lado, o funcionários também devem ser ouvidos e se sentirem confortáveis para falar, sejam ideias, dúvidas ou até mesmo feedbacks da liderança. 

Sendo assim, a Comunicação Interna pode acontecer de duas formas:

  • Vertical: nesse formato, as informações vão dos gestores para os colaboradores, e vice-versa
  • Horizontal: informações relevantes são compartilhadas entre pessoas da mesma hierarquia.

Por que você deve se importar com isso?

Como mencionamos, a Comunicação Interna é uma ferramenta poderosa para que a empresa tenha resultados cada vez melhores. 

Isso acontece porque, quando o funcionário sabe o seu papel na empresa, qual os objetivos dela e o qual é a função dele para que eles sejam alcançados e, além disso, tem a liberdade para dar ideias e sugestões, ele rende muito mais. 

A partir do momento que as informações mais relevantes, estratégias e objetivos da empresa chegam a todos, as pessoas criam assim a sensação de participar de um todo. Elas não estão trabalhando sozinhas para cumprir suas obrigações, elas estão participando de um time com objetivos alinhados. 

Essa comunicação efetiva alinha os objetivos da empresa ao funcionário, fazendo com que ele fique mais engajado com seu trabalho. Isso reflete diretamente no atendimento ao seu cliente, uma vez que o colaborador passa ao cliente o que está na cultura da empresa quando está comprometido.

Sendo assim, a Comunicação Interna se torna um diferencial no mercado, que está cada vez mais competitivo devido a era da informação e o aumento de empresas.

Principais vantagens

  • Aumenta o engajamento dos colaboradores com a empresa e a responsabilidade com suas ocupações
  • Dá a perspectiva macro da empresa para o funcionário, inserindo-o em um todo 
  • Fortalece a cultura organizacional, fazendo com que o funcionário internalize a forma de trabalho da empresa, ajudando a construir a imagem da marca
  • Evita boatos e ansiedade, pois o funcionário sempre é informado com clareza tanto sobre a empresa em geral, como sobre seu desempenho
  • Incentiva a integração da equipe, para que todos tenham acesso e conhecimento sobre os projetos que estão acontecendo ao seu redor
  • Por consequência, melhora o atendimento ao seu cliente e os resultados da empresa em geral.

Agora que você já viu o que a Comunicação Interna pode fazer pela sua empresa, vamos ver como você pode aplicá-la de forma eficiente.

Dicas para aprimorar a Comunicação Interna na sua empresa

O sucesso da Comunicação Interna depende de alguns fatores. Por exemplo, os gestores devem estar abertos a ouvir o que os funcionários têm a dizer. As pessoas podem ser insights importantes! Quando o trabalho é feito junto, o resultado final é sempre melhor. 

Assim como qualquer outra ação, é importante definir metas e objetivos. Por exemplo: diminuir o erro de processos por erros de comunicação em X%; aumentar a satisfação do funcionário; desenvolver e alinhar a cultura da empresa com a forma de trabalho do funcionário; entre outros.

Após definir os objetivos, você deve estabelecer a estratégia, especificando quais meios irá utilizar para integrar e informar a equipe. Mas é importante lembrar que, independente da plataforma utilizada para melhorar a comunicação, isso não anula a necessidade de conversar face a face.

Conclusão

Seja como for, a falta de Comunicação Interna efetiva na empresa pode causar lentidão de projetos, falta de motivação do funcionário e conflitos de informações causadas por boatos. 

Utilizando essa ferramenta poderosa, o ambiente de trabalho fica mais agradável. E isso é importante porque a nova geração que está no mercado atualmente, valoriza mais o bem estar do que um salário altíssimo. 

A TiqueTaque te ajuda a ser transparente com o seu funcionário com relação a própria jornada! Dessa forma, ele tem controle e segurança que suas horas diárias estão sendo contabilizadas de forma correta, assim como seu banco de horas e suas horas extras. 


A TiqueTaque é uma solução intuitiva e moderna para gerenciamento de ponto e jornada de trabalho. Desenvolvemos um relógio de ponto próprio, compacto, baseado em Internet das Coisas, e que junto com o nosso Aplicativo e Software de Gestão resolvem de ponta a ponta a gestão de ponto no Brasil.

Tolerância de atraso no trabalho: como funciona?
Insalubridade e periculosidade: como funcionam esses adicionais?