Outubro Rosa – Mês de conscientização

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial celebrada anualmente durante todo mês de Outubro. Representada pelo lacinho rosa, a campanha tem o objetivo de aumentar a participação popular no controle do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer do colo do útero. Vamos entender como funciona a campanha e algumas dicas para abordar o tema nas empresas? Então segue a leitura. 📖


Qual a origem do Outubro Rosa?

A campanha do Outubro Rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, onde vários estados se uniram para realizar ações sobre o câncer de mama. Após aprovação do Congresso Americano, o período ficou oficialmente definido como mês nacional de prevenção do câncer de mama. Muitos anos depois, o câncer de colo do útero também foi incluído no movimento.


Qual é o significado do Outubro Rosa?

O Outubro Rosa significa conscientização e prevenção. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade pelo câncer de mama e de colo do útero.


A importância da prevenção

Segundo dados do INCA, cerca de 29% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados apenas com a adoção de hábitos mais saudáveis, ou pequenas mudanças na rotina do dia a dia. As principais dicas são:

– praticar atividade física regularmente;

– seguir uma dieta saudável e equilibrada;

– manter seu peso dentro (ou o mais próximo possível) do ideal;

– evitar bebidas alcoólicas;

amamentar até o 6º mês de forma exclusiva e, se possível, até os 2 anos ou mais.


5 dicas para abordar o Outubro Rosa nas empresas

Vivenciar o Outubro Rosa dentro das empresas é de grande importância para aproximar os funcionários e conscientizar a equipe sobre a doença, inclusive os homens, que afinal podem ajudar suas companheiras, familiares ou amigas que estejam passando pelo processo do câncer.

Além disso, com o conhecimento difundido entre todos a doença deixa de ser vista como um tabu, e todos saberão da importância da rede de apoio nesse momento tão delicado. Por isso listamos 5 dicas para abordar o Outubro Rosa na sua empresa:

1 – Compartilhar conhecimento

Os canais de comunicação interna são uma ótima maneira de compartilhar conteúdos com o time. Isso pode ser feito durante o mês inteiro, através de artigos ligados à saúde feminina, vídeos e qualquer outro tipo de conteúdo ligado a temática da campanha.

2 – Que tal uma campanha solidária?

Procurem ONGs na região que trabalham na luta contra o câncer e promova na equipe uma campanha convidando todos os colaboradores para de alguma maneira, ajudar a instituição.

3 – Estudem as mulheres do time

Que tal realizar uma pesquisa anônima com todas as funcionárias sobre quantas fizeram seus exames de prevenção? Depois, compartilhe os dados para conscientizá-las, principalmente se os números forem baixos. 

4 – A palavra de uma especialista

Convidar uma médica da área para falar sobre a doença, prevenção, sintomas, tratamentos e cuidados pode ser muito interessante. Esse evento pode acontecer online (através do Google Meet ou Microsoft teams) e o convite para assistí-lo pode inclusive se estender para as companheiras dos colaboradores homens.

5 – História de superação

Caso haja na empresa uma colaboradora (ou familiar) que venceu a doença, que tal convidá-la a dar um depoimento (seja por vídeo ou escrito) para servir de inspiração para outras mulheres?

Com essas dicas, você conscientiza todo o time de maneira humanizada e reforça a importância de falar sobre o assunto. Ah, também é importante externalizar essas ações, seja para clientes, prospects, fornecedores… Publicações em redes sociais são uma boa maneira de demonstrar que a empresa apoia o movimento e está engajada em conscientizar seus colaboradores.


Conclusão

Empresas que se preocupam com o bem-estar dos funcionários, demonstram que valorizam o seu principal ativo: as pessoas. Esperamos que esse conteúdo sobre o Outubro Rosa tenha trazido as informações necessárias e que as nossas dicas inspirem que as empresas realizem ações de conscientização pela campanha neste mês tão importante. 

Outubro Rosa: a TiqueTaque abraça essa causa.

Cuide-se, previna-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *