Planilha controle de ponto no Excel x software controle de ponto: tudo que você precisa saber sobre!

planilha controle de ponto no excel x software controle de ponto

Em busca de digitalizar os processos, é comum que as empresas passem a fazer a planilha de controle de ponto no Excel. Mas, apesar de digital, a planilha ainda é um controle feito manualmente, a única diferença é que tudo fica salvo no computador. Vamos entender um pouco mais sobre esse processo?

Como funciona o controle de ponto?

O controle de ponto, ou controle de jornada, é o processo que documenta a presença dos colaboradores de uma empresa. Ele registra todos os horários da jornada de trabalho dos colaboradores por meio de marcações de ponto, registrando entrada, pausa para o almoço e saída

Na prática é bastante simples: assim que o colaborador chega na empresa (ou inicia sua atividade remota), ele registra o horário de entrada. No horário de almoço, ele registra o início e fim da pausa e o mesmo deve ocorrer assim que ele terminar seu expediente.

O que diz a lei sobre registro de ponto?

O controle de ponto – eletrônico ou digital – é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários. Na realidade, o limite anterior era de 10 funcionários, mas isso mudou com a Lei da Liberdade Econômica homologada em setembro de 2019.

Apesar de não ser obrigatório para empresas menores, muitas delas optam por realizar o controle de ponto da mesma forma.

Como fazer controle de ponto no Excel?

O Excel permite criar uma planilha com a mesma estrutura de um livro ponto, para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, almoço, retorno e saída da empresa. É um controle de ponto digital, mas ainda com um processo totalmente manual.

Apesar de comum, esse formato de controle de ponto abre a possibilidade que alguns erros passem despercebidos. Afinal, o controle manual precisa de muita atenção para informações repetitivas. Por isso, numa situação de fechamento de folha mensal, com informações incorretas, elas irão se refletir na folha de pagamento, e até desencadear processos trabalhistas. Quanto mais funcionários a empresa possuir, maiores as chances de os erros (e suas eventuais consequências) acontecerem.

Controle de ponto descomplicado.

O que é software de ponto?

O software de ponto eletrônico é um programa que tem como finalidade registrar a presença e permanência dos colaboradores no local de trabalho. Eles são desenvolvidos justamente para realizar automaticamente o preenchimento de um banco de dados que servirá como “planilha” para o fechamento do ponto mensal.

Quais são as vantagens do software de ponto?

Um bom software de ponto possibilita diversas vantagens, não só em relação ao controle manual, mas também em comparação com softwares mais simples. O software da TiqueTaque, por exemplo, oferece um painel de controle facilitado, que traz as principais informações já na primeira página. O banco de horas, horas extras e adicional noturno são calculados automaticamente, é possível obter relatórios automatizados, criar escalas personalizadas e a folha de ponto é facilmente fechada, com alguns cliques.Além disso, toda a informação é armazenada na nuvem, garantindo total segurança da informação.

Ah, o ponto pode ser registrado pelo computador, pelo celular, através do nosso aplicativo ou pelo relógio biométrico. Visando oferecer uma solução completa a todos os clientes e a melhor experiência aos usuários, o nosso relógio de ponto biométrico faz o registro de ponto através da impressão digital ou cartão de aproximação e se necessário, o ponto pode ser registrado através do aplicativo também. 

Quais são as vantagens do controle de ponto no Excel?

Bom, o controle de ponto no Excel é o primeiro passo para começar a executar um controle digital. Não há como traçar paralelos mais longos entre uma planilha controle de ponto no Excel grátis, com um sistema de gestão completo como o da TiqueTaque. Adotar a planilha para iniciar a digitalização do seu controle de jornada é importante, mas, porque não dar um passo ainda maior e adotar um sistema completo de controle de ponto?

A TiqueTaque dispõe de solução para empresas com até 10 funcionários, além de diversas outras vantagens que já listamos anteriormente. Tá esperando o que? Comece grátis!

Gestão eficiente de pessoas. Esse é o ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image