Controle de ponto pelo celular: saiba como utilizar

O controle de ponto pelo celular já é uma realidade presente no dia a dia de diversas pessoas e de pequenas a grandes empresas. Com o avanço da tecnologia e o surgimento dos smartphones, diversos hábitos se modificaram e convergiram para o celular, mudando assim a nossa relação e forma de consumo através do dispositivo. O que era um aparelho para realizar ligações e enviar mensagens, passou a tirar fotos e gravar vídeos, ouvir música, assistir canais de tv, pedir comida, se locomover, transferir e receber dinheiro, entre outras diversas opções e com o controle de ponto não podia ser diferente! Ao longo desse post vamos lhe mostrar tudo sobre como utilizá-lo, bora saber mais?

É possível bater o ponto pelo celular?

Sim, é possível bater o ponto pelo celular! Atualmente existem várias opções para gerenciar a jornada de trabalho dos funcionários, do tradicional relógio de ponto, passando por relógios biométricos modernos, até sistemas web e aplicativos iOS e Android. O ponto eletrônico via celular é uma das mais práticas, pois se adapta a realidade de cada empresa, modelos de trabalho e rotina dos funcionários, devido à facilidade, pois usa o smartphone ou tablet pessoal e ou de trabalho para registar o ponto. 

É seguro fazer o controle de ponto dos funcionários pelo celular?

O controle de ponto via celular é realizado individualmente, sendo necessário login e senha para acessar, além disso, possui uma série de funcionalidades como geolocalização, definindo previamente um perímetro para bater o ponto, o reconhecimento facial também é outra ferramenta que garante que um funcionário não realize a marcação de ponto do outro. Todos os registros são armazenados na nuvem e o empregador tem acesso a eles por meio de um software ou do aplicativo de controle de ponto. Devido à impossibilidade de fraude, o ponto digital pelo celular é amplamente aceito juridicamente. 

Controle de ponto descomplicado.

Controle de ponto pelo celular é legal?

Outro motivo de dúvida frequente no que diz respeito ao controle de ponto pelo celular é sobre a questão legal. O Brasil é pioneiro na Legislação Trabalhista, e por isso ela está sempre sofrendo modificações em suas diretrizes para se adaptar às mudanças de necessidade no mercado, tanto por parte de empregadores, quanto de empregados. Hoje, há duas leis referentes a este assunto: as Portarias 373 e 1510

Portaria 373 do MTE: Ela foi sancionada em 2011, pelo até então Ministério do Trabalho e Emprego, para regulamentar os modelos de registro de ponto alternativo, entre elas, o controle de ponto pelo celular. 

Portaria 1510 do MTE: Criada em 2009 para instituir regras e obrigações para a adoção do relógio de ponto, também conhecido como REP. Além das regras para os sistemas de tratamento. 

Principais benefícios do controle de ponto pelo celular

Assim como em outros negócios, o celular trouxe facilidade e agilidade à rotina das pessoas e com o controle de ponto não poderia ser diferente. Com poucos cliques você pode bater o ponto mesmo offline, conta com notificações personalizadas ao longo do dia, início da jornada, horário de almoço, fim do expediente, entre outros, além de ter acesso a informações como banco de horas e horas extras, dashboard personalizados e toda a experiência de um sistema moderno e completo com o foco na experiência do usuário.

Aos gestores, todas informações dos seus colaboradores, criação de escalas personalizadas, fechamento de ponto, aviso de férias, sobreaviso, painel de controle, tudo isso e muito mais com acesso rápido e fácil na palma da mão e em qualquer lugar do mundo. Confira todos os benefícios do controle de ponto automatizado pelo celular da TiqueTaque.

Controle de ponto pelo celular grátis é possível?

Atualmente existem algumas ferramentas para fazer a gestão do controle de ponto pelo celular, boa parte delas oferece um teste grátis para conhecer e utilizar a plataforma por um período sem pagar nada por isso. Na TiqueTaque temos um plano gratuito para abandonar as planilhas de excel e inicar uma gestão do controle de ponto automatizado, sem a necessidade de adicionar os dados de cartão de crédito, conta com suporte completo do nosso time via chat por 7 dias para auxiliar nas configurações e tirar possíveis dúvidas de como configurar da forma correta para o seu negócio. Para começar, basta criar uma conta no site da TiqueTaque.

Gestão eficiente de pessoas. Esse é o ponto.

Em resumo, o controle de ponto pelo celular é uma realidade que vem facilitando o dia a dia das empresas e funcionários, adaptável às diferente realidades e modelos de jornada, seja remoto, presencial ou híbrido, possibilitando ganho de tempo, diminuição de custos e emissão de papel, além de ser um sistema que se atualiza constantemente para oferecer uma boa experiência aos usuários, diferentemente dos tradicionais relógio de ponto, ou até mesmo das planilhas e folhas de ponto.

E aí, você está pronto para começar o controle de ponto pelo celular? Conta pra gente, ficaremos felizes em saber mais sobre como a sua empresa faz a gestão de controle de ponto e jornada. 🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image