Controle de ponto no Excel grátis: saiba como utilizá-lo!

planilha-excel-grátis

Como funciona o controle de ponto e como fazer controle de ponto no Excel são perguntas que frequentemente recebemos por aqui. Por isso, prepramos um guia completo e vamos reforçar alguns conceitos além de te ajudar a realizar esse controle de ponto grátis.

Como funciona o controle de ponto?

O controle de ponto, ou controle de jornada, é o processo que documenta a presença dos colaboradores de uma empresa. Ele registra todos os horários da jornada de trabalho dos colaboradores por meio de marcações de ponto, registrando entrada, pausa para o almoço e saída.

Como fazer controle de ponto no Excel?

O Excel permite criar uma planilha com a mesma estrutura de um livro ponto, para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, saída e retorno do almoço (se necessário) e saída da empresa. É um controle de ponto digital, mas ainda com um processo totalmente manual que requer cuidados como:  também salvar o documento na nuvem, evitar que muitas pessoas consigam editar esse documento, além de dificultar dobrar a atenção cada vez que adicionamos novos colaboradores na planilha.

Controle de ponto descomplicado.

Como fazer um programa de folha de ponto?

Existem muitas maneiras de manter o controle da folha de ponto. O principal é estar atento às leis vigentes na CLT, para não cometer equívocos.

Para a planilha na prática, precisaremos de um campo para o nome do colaborador, o período de tempo coberto pela folha de ponto (semana ou mês), além do setor em que o colaborador está alocado. Se achar necessário, você também pode adicionar campos como o CPF e o número da identificação interna. Mas, quanto mais simples essa planilha de controle de ponto Excel for, melhor.

Controle de ponto Excel – Download Grátis

Os processos de RH só têm a ganhar com a tecnologia. E o nosso objetivo aqui no Tique Blog além de tirar dúvidas, trocar informações é de compartilhar materiais úteis para facilitar o seu dia a dia de trabalho. Que tal uma planilha para realizar o controle de banco de horas e horas extras? Então tá na mão:

Essa planilha vai te ajudar MUITO no acompanhamento da carga horária de seus colaboradores e até a evitar possíveis problemas trabalhistas relacionados ao controle de ponto e jornada na sua empresa.

Clique aqui e faça o download da planilha

Controle de ponto Excel x Manual

O controle de ponto no Excel é o primeiro passo para começar a executar um controle digital das informações. Adotar a planilha é um início no processo de digitalização do seu controle de jornada, proporcionando informações mais organizadas, cálculo automático de valores através das fórmulas, além de facilitar o compartilhamento e armazenamento das informações, transferindo diversas informações do papel, para um ou mais arquivos no seu computador. Porém, é necessário estar ciente dos cuidados nos acessos, compartilhamento e principalmente na hora de salvar as informações para não correr o risco de extravios.

Atualmente existem outras soluções mais completas e moderna, como é o caso software de controle de ponto, ele permite trabalhar com inteligência os dados e infomações dos funcionários, conta com relatórios personalizados, além proporcionar uma experiência e uma customização de acordo com cada negócio, as informações são todas armazenadas na nuvem assim como outros diversos segmentos de mercado e seguem a legislação de acordo com a Portaria 373 regulamenta a utilização de sistemas alternativos de controle de ponto, que podem ser utilizados para realizar a gestão de jornada de colaboradores remotos.

Gestão eficiente de pessoas. Esse é o ponto.

4 comentários em “Controle de ponto no Excel grátis: saiba como utilizá-lo!

    • francis@tiquetaque.com Responder

      Olá, Luan. Tudo bem? Infelizmente essa planilha está configurada para uma escala padrão. Caso você tenha interesse, pode utilizar um teste da nossa ferramenta e lá é possível customizar escalas: https://tiquetaque.com/ 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image