Controle de ponto no Excel grátis: saiba como utilizá-lo!

planilha-excel-grátis

Como funciona o controle de ponto e como fazer controle de ponto no Excel são perguntas que frequentemente recebemos por aqui. Por isso, prepramos um guia completo e vamos reforçar alguns conceitos além de te ajudar a realizar esse controle de ponto grátis. (no final no conteúdo ainda tem um modelo para download).

Como funciona o controle de ponto?

O controle de ponto, ou controle de jornada, é o processo que documenta a presença dos colaboradores de uma empresa. Ele registra todos os horários da jornada de trabalho dos colaboradores por meio de marcações de ponto, registrando entrada, pausa para o almoço e saída.

Como fazer controle de ponto no Excel?

O Excel permite criar uma planilha com a mesma estrutura de um livro ponto, para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, saída e retorno do almoço (se necessário) e saída da empresa. É um controle de ponto digital, mas ainda com um processo totalmente manual que requer cuidados como:  também salvar o documento na nuvem, evitar que muitas pessoas consigam editar esse documento, além de dificultar dobrar a atenção cada vez que adicionamos novos colaboradores na planilha.

Controle de ponto descomplicado.

Como fazer um programa de folha de ponto?

Existem muitas maneiras de manter o controle da folha de ponto. O principal é estar atento às leis vigentes na CLT, para não cometer equívocos.

Para a planilha na prática, precisaremos de um campo para o nome do colaborador, o período de tempo coberto pela folha de ponto (semana ou mês), além do setor em que o colaborador está alocado. Se achar necessário, você também pode adicionar campos como o CPF e o número da identificação interna. Mas, quanto mais simples essa planilha de controle de ponto Excel for, melhor.

Controle de ponto Excel – Download Grátis

Os processos de RH só têm a ganhar com a tecnologia. E o nosso objetivo aqui no Tique Blog além de tirar dúvidas, trocar informações é de compartilhar materiais úteis para facilitar o seu dia a dia de trabalho. Que tal uma planilha para realizar o controle de banco de horas e horas extras? Faça o download abaixo ⬇:

Planilha de controle de ponto

Essa planilha vai te ajudar MUITO no acompanhamento da carga horária de seus colaboradores e até a evitar possíveis problemas trabalhistas relacionados ao controle de ponto e jornada na sua empresa. Basta acessar e criar uma cópia para você, simples assim.

Clique aqui e faça o download da planilha

Controle de ponto Excel x Manual

O controle de ponto no Excel é o primeiro passo para começar a executar um controle digital das informações. Adotar a planilha é um início no processo de digitalização do seu controle de jornada, proporcionando informações mais organizadas, cálculo automático de valores através das fórmulas, além de facilitar o compartilhamento e armazenamento das informações, transferindo diversas informações do papel, para um ou mais arquivos no seu computador. Porém, é necessário estar ciente dos cuidados nos acessos, compartilhamento e principalmente na hora de salvar as informações para não correr o risco de extravios.

Atualmente existem outras soluções mais completas e moderna, como é o caso software de controle de ponto, ele permite trabalhar com inteligência os dados e infomações dos funcionários, conta com relatórios personalizados, além proporcionar uma experiência e uma customização de acordo com cada negócio, as informações são todas armazenadas na nuvem assim como outros diversos segmentos de mercado e seguem a legislação de acordo com a Portaria 373 regulamenta a utilização de sistemas alternativos de controle de ponto, que podem ser utilizados para realizar a gestão de jornada de colaboradores remotos.

Controle de ponto gratuito

Além do Excel, existem diversas outras formas de realizar o controle de ponto gratuito. Mas, e se você pudesse realizar o controle de ponto gratuito e de maneira automatizada? É exatamente o que o nosso FreeForever oferece. O nosso objetivo é ajudar a sua empresa a dar o primeiro passo para profissionalizar a gestão e te acompanhar ao longo dos próximos passos para que você possa focar no que realmente importa: o seu negócio.

O principal e indiscutível melhor benefício do FreeForever é a sua gratuidade. E é de graça mesmo! Sem pegadinha, sem dados de cartão de crédito… é só fazer seu cadastro e utilizar.

Plano FreeForever
Tela do nosso sistema.

Além disso, ele permite o registro do ponto pelo nosso sistema web e pelo aplicativo (iOS e Android), sendo possível habilitar a geolocalização no app. Nosso app envia notificações para o smartphone (desde que a função esteja habilitada). Uma funcionalidade simples, mas que ajuda bastante por conta do nosso alerta de intervalos, que auxilia o funcionário a não perder a hora no seu retorno de almoço, por exemplo.

É possível também criar equipes, para gerenciar tanto individualmente cada colaborador, como os times ou setores, além do controle de horas extras e do fechamento de ponto feito com poucos cliques.

Que tal se cadastrar agora e começar a utilizar o FreeForever hoje mesmo? É só clicar no banner abaixo!

  

Gestão eficiente de pessoas. Esse é o ponto.

4 comentários em “Controle de ponto no Excel grátis: saiba como utilizá-lo!

    • francis@tiquetaque.com Responder

      Olá, Luan. Tudo bem? Infelizmente essa planilha está configurada para uma escala padrão. Caso você tenha interesse, pode utilizar um teste da nossa ferramenta e lá é possível customizar escalas: https://tiquetaque.com/ 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *