Dia da Yoga | Benefícios da Yoga no trabalho

Dia da Yoga

Dia 21 de junho é comemorado o dia internacional da yoga, que tem sido uma das iniciativas das empresas para elevar a qualidade de vida no trabalho. Ao mesmo tempo em que é um instrumento de melhora da produtividade e entre os seus principais benefícios, estão a redução da ansiedade e a melhora na postura corporal, vamos juntos conhecer os benefícios da yoga no trabalho?


O que é Yoga?

A Yoga é um conjunto de filosofias e práticas originadas na região norte da Índia. O objetivo dos estudos e das posturas corporais praticadas é a união e equilíbrio dos aspectos físicos, mentais e espirituais, visando o desenvolvimento do praticante.

Essa prática difundida aqui no ocidente ao longo dos anos é a Hatha Yoga, então quando nos referimos apenas como ‘Yoga’ é dessa prática que estamos falando. Essa prática se tornou popular e vem crescendo cada dia mais, através da utilização primeiramente do corpo para alcançar equilíbrio e estímulo à saúde física e emocional. Resumidamente, é composta por diversas posturas (ou posições) conhecidas como asanas (pronunciamos “ássanas”), em conjunto com exercícios respiratórios.


Como fazer Yoga?

O ideal é buscar orientação de um profissional para iniciar a prática da Yoga. Entretanto, com o avanço da tecnologia você pode dar os primeiros passos nessa prática milenar sem ao menos sair de casa. 

Basta uma simples busca no Youtube para encontrar vídeos de profissionais orientando os primeiros passos da prática. Deixamos um aqui para facilitar:


Benefícios da Yoga

Dentre os diversos benefícios da Yoga, estão o aumento da capacidade de concentração e o fortalecimento muscular… mas vamos listar mais alguns benefícios que a prática da yoga proporciona:

• Diminuição da ansiedade e de tendências depressivas;

• Reflexo direto no processo de emagrecimento;

• Aumento da consciência corporal;

• Regulação dos batimentos cardíacos e pressão arterial;

• Melhora na qualidade do sono;

• Alívio das dores musculares e articulares;

• Melhora da postura e diminuição das dores nas costas;

• Aumento da inteligência emocional e do autocontrole.


Benefícios da Yoga no trabalho

Levar a prática da yoga para o ambiente profissional pode ser de extrema importância para o aprimoramento da qualidade de vida dos funcionários. Os benefícios são diversos e ultrapassam a barreira profissional:

Redução da ansiedade: esse é um dos principais benefícios e é percebido logo após iniciar a prática. Reconquistar o equilíbrio emocional com uma prática que acalma resulta nesse benefício.

Alívio de dores musculares: cada postura da Yoga constitui uma verdadeira sessão de alongamento, trabalhando diretamente toda a musculatura e órgãos internos envolvidos. Cada postura se completa com a postura e seguinte e vai resgatando o equilíbrio muscular, reduzindo ou até eliminando dores musculares.

Alinhamento da postura corporal: uma postura desalinhada vai muito além da estética e pode trazer problemas sérios à saúde, uma vez que pode causar problemas crónicos. Com os exercícios da yoga, a tendência é que se corrija essa postura.

Promoção do bem-estar: todos os benefícios acima se somam e se transformam na promoção do bem-estar do praticamente. Com pouco tempo de prática os benefícios já serão percebidos e, além do bem estar físico, logo logo mentalmente o funcionário estará mais tranquilo.


Conclusão

Como vimos acima, a yoga tem diversos benefícios para os funcionários e consequentemente, para a empresa. A implementação da prática é simples, mas é interessante que haja uma assessoria especializada na implantação de programas de saúde e qualidade de vida na empresa.

Agora conta pra gente, a sua empresa estimula a prática de algum exercício como a Yoga no trabalho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *