Planilha de Controle de Férias: saiba como fazer

Planilha de controle de férias

É fundamental que todo gestor tenha um profundo conhecimento dos direitos dos trabalhadores e saiba como manter as obrigações e os benefícios atualizados e bem organizados, principalmente após a reforma trabalhista.

Automatizar os serviços repetitivos e planilhas extensas pode ser a diferença entre realizar um fechamento de final de mês simples e seguro ou passar horas verificando informações para não errar na folha de pagamentos.

Para te ajudar um pouco a gerenciar essa parte de férias dos funcionários e otimizar sua rotina de RH, preparamos esse material sobre planilha de controle de férias. Segue a leitura!


Férias trabalhistas

O funcionário tem o direito de tirar férias após 1 ano de trabalho. Este período de trabalho de 12 meses é chamado de período aquisitivo. Após isso, o empregador tem até 11 meses para organizar e conceder descanso ao empregado. Portanto, esse período é dito concessivo.

Resumidamente, o empregado deve tirar suas férias antes do início do próximo período aquisitivo. Assim, se em um ano de trabalho o empregador não disponibilizar o período de férias ao empregado, ele poderá ter problemas trabalhistas.

Além disso, neste caso, há também a obrigação de pagar o dobro do valor referente às férias atrasadas, bem como o período em atraso deve ser disponibilizado ao empregado.

É importante notar que é a empresa que define a data das férias. Por outro lado, o trabalhador tem a obrigação de informar com até um mês de antecedência qual é o melhor período. Após a aprovação da reforma trabalhista de 2017, ficou estipulado que o período de férias não poderia começar dois dias antes de feriados ou de descanso semanal remunerado.


O que mudou com a reforma trabalhista?

As mudanças na CLT com a reforma trabalhista ocorreram principalmente em relação ao período de férias. Antes da reforma, o funcionário poderia dividir suas férias em no máximo 2 períodos.

Atualmente, a nova Consolidação das Leis de Trabalho afirma no seu Art. 134 que o período de férias pode ser dividido em até 3 vezes, desde que um dos períodos tenha no mínimo 14 dias corridos e que nenhum dos outros dois períodos sejam inferiores a 5 dias.


Quando o funcionário pode solicitar férias?

Caso já tenha trabalhado 12 meses (o período aquisitivo que falamos lá em cima), o funcionário já pode solicitar suas férias. Mas, lembramos que não há obrigação de tirar essa “pausa” já de imediato. 


Formas de fazer o controle de férias

O controle de férias é um dos maiores desafios do Departamento Pessoal (ou Recursos Humanos), quando levamos em consideração as necessidades da empresa em relação à mão de obra com as necessidades pessoais do time.

A desorganização pode ser uma grande vilã nesse contexto, por isso é de extrema importância realizar o controle de férias dos funcionários.

Existem diversas maneiras de realizar esse controle, seja ele através de ferramentas online (como a da Convenia, por exemplo) ou planilhas no Excel.


Controle de férias em planilhas do Excel

A planilha de Excel pode ser uma verdadeira aliada na gestão de férias dos colaboradores. Por isso, desenvolvemos uma planilha em parceria com o RH Portal. Essa planilha centraliza as informações de férias de todos os colaboradores em um só lugar, te ajuda a poupar tempo e a se organizar com as ausências, a partir do agendamento das férias e automatiza todo o processo, facilitando sua gestão.

Para baixar a planilha é só acessar a página especial desse conteúdo, clicando aqui ou no banner abaixo:

Planilha de controle de férias RH Portal

Benefícios de fazer o controle de férias em planilhas do excel

Existem diversos benefícios de fazer o controle de férias em planilhas do Excel, entre eles o planejamento e a organização, mas o principal deles é, indiscutivelmente, o fator gratuidade. A planilha de Excel permite profundos níveis de personalização dos dados a serem controlados e não gera custos para o departamento.


Conclusão

Ao longo desse conteúdo, deixamos clara a importância de se fazer o controle das férias, que se não realizado ou realizado de maneira errada, pode trazer diversos prejuízos para a empresa.

Por isso, além da planilha gratuita, a gente lembra também que agora a TiqueTaque disponibiliza para os seus usuários um sistema para Gestão de Férias. Clicando no link, você obtém mais informações sobre a ferramenta e começa grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *