O que é perfil comportamental e quais os benefícios?

blog da sólides sobre perfil comportamental

Você sabe o que é perfil comportamental e quais benefícios oferece? Sabia que a gestão de pessoas usa essa ferramenta para ser mais assertiva nos processos de recrutamento e seleção?

Neste artigo, você conhecerá os perfis existentes e suas principais características. Ainda, descobrirá os benefícios que o mapeamento correto da postura dos profissionais pode oferecer. Depois da leitura, ficará claro que a análise dos perfis comportamentais é o primeiro passo para formar uma equipe de alta performance na sua empresa. Confira!

O que é perfil comportamental?

Trata-se da maneira usada pelas empresas para decodificar as posturas adotadas por um indivíduo diante de determinadas situações e estímulos. O perfil comportamental auxilia o analista de RH a compreender e identificar como será a reação do colaborador quando se depara com algo inesperado. 

Assim, o comportamento é definido como um conjunto de atitudes que refletem a forma de proceder de uma pessoa, sendo que cada um reage de acordo com a personalidade que tem. Portanto, o perfil está diretamente relacionado à postura do profissional e a sua maneira de se comportar — mas não somente isso.

Outros fatores também interferem no perfil comportamental. Entre eles, as experiências profissionais vividas durante a carreira e o conhecimento obtido durante essa trajetória. Como resultado, temos o perfil do colaborador, formado por soft skills, que são as competências comportamentais, e hard skills ou competências técnicas.

Que tal conhecermos os perfis comportamentais e suas características?

Quatro perfis são preponderantes no universo corporativo: comunicador, analista, planejador e executor. Continue a leitura para conhecer cada um deles.

Comunicador

O perfil comunicador é extrovertido, ativo e falante. Trata-se de pessoas que detestam monotonia e, geralmente, têm grande capacidade de adaptação. Ainda, são comunicadores natos e falam sobre diversos assuntos ao mesmo tempo. Assim, preferem atuar em projetos que exijam autonomia e movimentação. 

Mas o comunicador precisa de contato interpessoal para se sentir bem. Por isso, trabalhar em equipe é essencial para ele. Além disso, preferem estar em ambientes onde prevaleça a harmonia.

Ademais, são vaidosos, gostam de ser notados e buscam projeção pessoal e social — têm grande capacidade de imaginação e sentimento artístico — são rápidos no pensar e no agir. Ainda, têm grande poder de persuasão e são extremamente carismáticos. Demonstram entusiasmo diante de projetos novos.

As características que mais se destacam, além da facilidade de comunicação, são o otimismo e a atitude positiva em relação aos resultados a serem alcançados. Como aspectos negativos, podemos citar: falta de planejamento, dificuldade de analisar e de seguir processos, normas e cronogramas. 

Analista

Colaboradores com perfil analista são rígidos, preocupados, calados e retraídos. Mas também são calmos e de comportamento discreto. Apresentam grande sensibilidade e aptidão para as artes. Além disso, são ágeis, inteligentes e têm grande grau de intelectualidade. 

Ainda, os analistas conseguem se adequar às tarefas que exigem cuidado nos detalhes ou improvisações rápidas. Por serem intuitivos e curiosos, acabam sendo extremamente leais e comprometidos com o trabalho

O analista sabe observar as oportunidades e consegue apresentar soluções rápidas para problemas urgentes. Porém, detestam trabalhar sobre pressão. Ademais, atuam muito bem em projetos relacionados à pesquisa e ao conhecimento, pois são capazes de chegar a resultados precisos e fáceis de comprovar. 

Características negativas: pessimismo, conservador e perfeccionista. Esses aspectos acabam dificultando a tomada de decisão para o analista.

Planejador

O perfil planejador é calmo, cuidadoso e expert em autocontrole. Cumprem normas e regras estabelecidas e gostam da rotina. Ainda, são pessoas flexíveis e disciplinadas, além de extremamente observadoras, pacientes e passivas. 

Profissionais de perfil planejador gostam de trabalhar em equipe e se realizam ajudando outras pessoas. Por isso, são confiáveis e de convivência agradável aos demais. Em situações caóticas, costumam agir com tranquilidade, devido ao hábito de planejar tudo com antecedência. O planejador é introvertido, mas consegue se relacionar com facilidade.

Ainda, no trabalho em equipe, geralmente, evitam situações de conflito e têm senso de justiça bem desenvolvido. Os pontos fracos são a dificuldade de improvisação quando a situação exige, a criatividade limitada, um certo pessimismo e a dificuldade para pensar fora dos padrões.

Executor

O quarto e último perfil é o executor. Trata-se de pessoas otimistas, dinâmicas, ativas e manifestam liderança nata. Enfrentam desafios com maestria e não têm receio de assumir riscos. 

Ainda, executores são trabalhadores e têm grande disposição física, além de demonstrarem perseverança e determinação. Por serem competitivos, cumprem tarefas rapidamente e têm foco em resultados. Para isso, enfrentam obstáculos e sempre defendem seus pontos de vista. 

Parece redundante, mas é preciso enfatizar: o executor executa. E faz isso contornando desafios e realizando o que precisa ser realizado. Consegue isso graças à autoconfiança e à determinação. 

O lado negativo é que essas características o levam a ser autoritário no convívio com os demais. Sem contar que a busca insana por resultados pode trazer prejuízo diante de empreitadas inatingíveis. 

Outro ponto negativo dos executores é a dificuldade de seguir as normas da empresa, caso as julguem como obstáculos. Ainda, podem achar difícil trabalhar em conjunto com outros setores.

Quais os benefícios de mapear o perfil comportamental?

Uma empresa é formada por muitas equipes e diferentes personalidades. Nesse universo, reconhecer o tipo de pessoa com as quais trabalhamos é fundamental. Ao mapear o perfil comportamental dos colaboradores, o analista de Recursos Humanos consegue reconhecer as aptidões de cada um.

A partir desse diagnóstico, as lideranças conseguem traçar estratégias para alocar os profissionais nos cargos e funções mais adequados. Como consequência, a empresa ganha em produtividade e satisfação dos colaboradores, já que eles percebem que há valorização das suas habilidades e competências individuais. 

De forma ampla, os benefícios de mapear o perfil comportamental dos colaboradores estão relacionados ao que veremos a seguir.

Recrutamento e seleção

Nas empresas, o principal objetivo de um processo seletivo é encontrar o candidato certo. Mas enquanto algumas aptidões técnicas podem ser comprovadas facilmente, como a fluência em outro idioma, outras são mais subjetivas. 

Nesse sentido, a análise do perfil comportamental pode identificar características e desempenhos menos aparentes que, muitas vezes, não são percebidos apenas com avaliações e entrevistas. 

Por isso, muito mais do que preencher requisitos técnicos e ter nível de formação compatível, o candidato ideal deve ter o perfil comportamental mais adequado ao cargo disponível. 

Mas por onde começar? Um bom curso de Recrutamento e Seleção Comportamental pode contribuir e muito para reconhecer os perfis comportamentais e melhorar significativamente os resultados obtidos com recrutamento e seleção.

Motivação dos colaboradores

Uma das metas mais desejadas nos departamentos de RH é alcançar o tão sonhado engajamento dos colaboradores. E esse resultado nem sempre é fácil de conquistar.

Para engajar pessoas é preciso dar-lhes sensação de pertencimento. Elas precisam sentir que seus esforços são recompensados e suas habilidades estão sendo reconhecidas.

Mas dependendo das características e atitudes de cada um, alguns colaboradores trabalham melhor em times, outros não. Nesse contexto, o perfil comportamental é muito importante para a formação de equipes multidisciplinares

Assim, é o perfil que vai nortear o gestor de RH para obter maior motivação dos profissionais e para designá-los aos times certos e aos projetos mais adequados. 


aumentar a produtividade home office

Imagem: RawPixel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image