Impactos do absenteísmo e o que as empresas podem fazer

impactos do absenteísmo

O absenteísmo é um indicador extremamente importante para os gestores de RH. Afinal, quando olhamos para as faltas dos colaboradores, justificadas ou não, é uma forma de entender como anda a gestão de pessoa e a relação do funcionário com a empresa. A verdade é que há diversos impactos do absenteísmo na gestão e precisamos olhar para isso.

Toda empresa tem uma taxa de absenteísmo, é normal que as pessoas se ausentem do trabalho. O problema é quando esses dados são extremamente altos, isso pode indicar que algo não anda bem e, principalmente, pode impactar a integridade dos times, a experiência do colaborador e os resultados da organização.

Neste artigo, vamos explorar melhor o assunto. Vamos analisar o que leva os funcionários a se ausentarem, quais os impactos do absenteísmo na gestão e quais ações o RH pode fazer para mudar esse cenário.


O que leva ao alto absenteísmo?

Existem diversos motivos que levam os funcionários a se ausentarem no trabalho. Desde doenças físicas, questões emocionais, problemas pessoais, até mesmo, problemas com o ambiente de trabalho, falta de motivação, conflitos internos e situações extremas como o burnout.

Normalmente, para que a taxa de absenteísmo chegue a níveis considerados altos e impacte toda a empresa, o problema está no ambiente de trabalho ruim. Quando o clima não está bom, muitos colaboradores tendem a se ausentar.

Há inúmeras pesquisas que mostram o quanto a relação do funcionário com o trabalho acaba impactando a saúde física e emocional, um dos principais motivos do absenteísmo, principalmente, depois da pandemia.

Vale lembrar que uma coisa leva a outra. Vamos analisar este exemplo. Quando um colaborador trabalha em um ambiente de trabalho inadequado, no qual ele se sente sobrecarregado, desmotivado e/ou desengajado, em algum momento ele vai começar a diminuir sua performance e pode ser que ele comece a se ausentar também.

Quando este funcionário se ausenta com certa frequência e começa a demonstrar desinteresse, ele afeta diretamente o seu time. Só que, se o clima não está bom para um colaborador, provavelmente, não está para muitos outros. Então, tudo vira uma bola de neve! O time que provavelmente já não está muito satisfeito na empresa começa a sentir a ausência de um integrante, começa a se sentir sobrecarregado de demandas e, consequentemente, estas pessoas começam a querer se ausentar também.

Existem diversos cenários que poderíamos analisar aqui, mas o importante é entender que o alto nível de absenteísmo, geralmente, está acompanhado de uma gestão problemática e que precisa de mudança. Vamos analisar agora quais os impactos que essa taxa pode trazer.


Quais os impactos do absenteísmo nas empresas?

O absenteísmo, quando alto e descontrolado, gera muitos impactos nas empresas, a começar pela queda de resultados. Mas nem tudo se resume em performance, existem outros impactos que são antecedem a queda de resultados e que podem ser tão prejudiciais quanto. Vamos analisar alguns dos principais impactos do absenteísmo a seguir:

#1 Diminui o engajamento e aumenta conflitos internos

O engajamento é uma forma de envolver os colaboradores com a empresa, com seu propósito, com os valores e ações. Isso transforma esses profissionais em pessoas conectadas e comprometidas com seus trabalhos. Mas se um funcionário está infeliz e começa a se ausentar por insatisfação, o impacto no time é grande e pode causar muitos conflitos internos.

E é neste momento que acontece o efeito dominó. Um colaborador acaba influenciando no relacionamento do time todo!

#2 Sobrecarga do time e aumento das horas extras

Como já mencionamos, um dos principais impactos do absenteísmo é a sobrecarga dos times. Afinal, as demandas não mudam, o que muda é a quantidade de pessoas aptas para conduzir um projeto e/ou entregar as tarefas.

Sobrecarga gera estresse, cansaço, conflitos e, principalmente, causa um aumento das horas extras do time ou de um outro colaborador. E é aí que entra o grande problema.

O excesso de trabalho é um dos principais motivos que prejudicam a saúde emocional do colaborador e pode até causar um burnout. Mas além de todo esse desgaste, as horas extras são uma questão muito delicada para as normas trabalhistas do CLT e gerar processos e outros problemas tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

#3 Aumento da rotatividade dos colaboradores

O turnover, ou a rotatividade de colaboradores, é umas das grandes preocupações para todo profissional de RH. Afinal, uma alta rotatividade afeta toda a integridade da empresa, principalmente, a gestão de talentos.

Quando um funcionário se ausenta com frequência, ele não só tem mais chances de acabar sendo desligado da empresa, mas também pode ser um indicador que ele deve se demitir em algum momento. E, de fato, pessoas que abstém por conta da insatisfação com o trabalho, não permanecem por muito tempo.

A questão é que o turnover gera um dos maiores impactos financeiros na gestão, pode afetar a reputação da empresa no mercado, a marca empregadora e impactar a experiência de outros colaboradores na empresa.

#4 Aumento de gastos na gestão

O absenteísmo tem um alto custo, afinal, a sobrecarga, o burnout e, principalmente, o turnover são extremamente caro para a empresa.

Pagar salários de colaboradores ausentes é caro, mas imagine a situação no qual é preciso contratar um funcionário temporária para realizar as tarefas desta pessoa, é mais caro ainda. Além de que, muitas vezes, a baixa produtividade da equipe, a diminuição da qualidade das entregas causada pela falta de uma pessoa, podem impactar a relação da empresa com seus clientes.


Podcast Elofy - impactos do absenteísmo
Nosso CEO Fernando Herrmann participou do ElofyTalks sobre absenteísmo. Que tal conferir?

Como evitar o alto absenteísmo?

O alto absenteísmo é um cenário muito preocupante, então antes de chegar nesta situação, é preciso cuidar da sua gestão. Como já comentamos, um dos maiores problemas que causa não só o absenteísmo, mas também a rotatividade de colaboradores é a ineficiência da gestão de pessoas.

Então, a principal forma de evitar o alto absenteísmo na empresa é olhando para os fatores que influenciam a gestão, tais como o clima organizacional, a cultura da empresa, a experiência do colaborador, o bem-estar, engajamento e a satisfação.

O primeiro passo é entender o porquê os funcionários estão se faltando. Para isso, você pode analisar dados com pesquisas de clima e/ou com a pesquisa de pulso, que mostram como está o ambiente de trabalho e como está os níveis de satisfação do colaborador.

Outra forma de analisar a situação da sua empresa é através do people analytics, que coleta dados referentes ao comportamento das pessoas, com o intuito de identificar o que pode ser feito para melhorar a gestão estratégica do RH. 

Assim que você entender quais os motivos que levam a esse cenário, é preciso criar estratégias e um plano de ação para mudá-lo e para isso você pode:

1- Inovar a cultura da empresa e trazer pontos que ajudam a melhorar o relacionamento entre os times e a gestão de pessoas;

2- Cuidar do engajamento e do clima do ambiente de trabalho;

3- Ajudar os times a otimizarem os processos internos e trazer uma melhor gestão de tempo e prioridades de tarefas;

4- Traga ações que gerem satisfação, como um plano de carreira, de desenvolvimento e crescimento, de bem-estar, entre outros;

5- Busque inovar a gestão, seja transparente, traga maior flexibilidade e autonomia de trabalho, melhore a forma de lidar com conflitos, traga momentos de descontração e ajude o time a aumentar sua produtividade.


Conclusão

Os impactos do absenteísmo são muitos e podem, principalmente, impactar a integridade da empresa. Absenteísmo custa caro em todas as formas que pensamos e pode se tornar um dos maiores pesadelos da gestão. Mas é possível evitar essa situação quando olhamos para uma gestão de pessoas mais humanizada e focada em cuidar dos colaboradores. E não se esqueça, a tecnologia pode ajudar neste processo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *