Controle de ponto para pequenas empresas: tudo que você precisa saber!

controle de ponto para pequenas empresas

A gestão eficiente do controle de ponto mesmo para pequenas empresas é de extrema importância. Como já tratamos por aqui em outros conteúdos sobre a temática, um simples erro numa folha de ponto de um funcionário pode acarretar em prejuízo financeiro e até em processos trabalhistas. Por isso, vamos falar um pouco hoje sobre o controle de ponto para pequenas empresas?


Controle de ponto para pequenas empresas

Os dias são cada vez mais corridos e cheios de demandas, o que torna cada vez mais difícil o acompanhamento dos horários exatos de entradas, intervalos e saídas dos seus funcionários. Ainda assim, é importante continuar atento a isso, uma vez que a marcação de ponto é uma obrigatoriedade da CLT, além de afetar diretamente as finanças da empresa, através das horas extras.

As leis trabalhistas estabelecem a obrigatoriedade do controle de ponto para empresas com mais de 20 funcionários, ou seja, pequenas empresas também precisam realizar essa gestão.


Além da questão jurídica, quais as vantagens do controle de ponto para pequenas empresas?

Quando se trata de vantagens de controle de ponto a gente sempre tem muita coisa pra falar 😂, então, vamos listar algumas delas aqui:

– Economia de tempo

Com a gestão de controle de ponto, o RH otimiza seu tempo para dedicar a outras atividades, uma vez que não perderá mais tempo fazendo contabilidade de horas trabalhadas, por exemplo.

– Segurança jurídica

Com o controle de ponto em dia, a empresa fica protegida de possíveis erros de cálculos de horas extras ou jornadas que ultrapassem o limite permitido, por exemplo, evitando assim ações trabalhistas.

– Auxílio na gestão de pessoas

Ter o controle das jornadas de trabalho dos funcionários através de um sistema de controle de ponto garante além de uma ajuda extra no fim do mês, para o fechamento das folhas de pagamento, uma contribuição no acompanhamento da rotina de trabalho da equipe. Realizar a gestão de pessoas é um trabalho cansativo e detalhado mesmo em pequenas empresas, por isso é tão importante controlar bem as faltas, planejar as férias e folgas do time, através de um sistema de gestão completo.

– Redução das possíveis falhas

Alguns métodos de controle de ponto (como o digital), oferecem menos possibilidades de erros, uma vez que os cálculos são realizados todos automaticamente pelas plataformas.

– Autonomia

Com um controle de ponto eficaz os colaboradores desenvolvem mais autonomia, uma vez que sabem se há a necessidade de pagar horas ou se possuem banco de horas para folgas, por exemplo.


Controle de ponto descomplicado em controle de ponto para pequenas empresas.

3 formas de fazer controle de ponto para pequenas empresas

Para facilitar ainda mais sua vida, vamos listar aqui 3 formas de fazer o controle de ponto para pequenas empresas. São elas a folha de ponto (tradicional), a planilha de Excel (numa linha mais “moderna”) e o sistema de controle de ponto automatizado.

  • Folha Ponto

No controle de ponto para pequenas empresas a tradicional Folha Ponto ainda pode ser considerada uma alternativa válida. A folha ponto tem aquele funcionamento tradicional, onde se anota a hora de entrada, intervalo do almoço e saída. Entretanto, a folha ponto pode se tornar um problema à medida que aumenta o número de funcionários, já que quanto mais funcionários, mais chances de um erro passar despercebido.

  • Planilha de excel

A planilha de Excel nada mais é do que a digitalização da folha ponto tradicional. A única vantagem é que por ser digital, ela pode ser usada, por exemplo, para a gestão de controle de ponto de equipes externas ou de um funcionário em home office.

  • Controle de Ponto Automatizado (free forever)

O sistema de controle de ponto automatizado é o que há de mais eficiente para o controle de ponto para pequenas empresas. Aqui na TiqueTaque a gente tem inclusive um plano gratuito de acesso ao nosso sistema, que muitas vezes já atende às necessidades das pequenas empresas.

5 motivos para criar uma conta grátis no Free Forever 

Nosso FreeForever oferece a possibilidade de utilizar um sistema de controle de ponto verdadeiramente gratuito, com registro de ponto via sistema web ou app, esse app permite o registro com definição de geolocalização e envia notificações para o funcionário, para que ele não perca o horário de bater o ponto no seu retorno do almoço, por exemplo.

Nosso sistema permite também a criação de equipes para gerir as escalas, solicitação de ajustes e possui a função de fechamento de ponto, já com as horas extras calculadas automaticamente.

Para conhecer um pouco mais sobre nosso FreeForever, confira o nosso guia completo que a gente fez sobre ele. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image