Controle de ponto para pequenas empresas: tudo que você precisa saber!

controle de ponto para pequenas empresas

A gestão eficiente do controle de ponto mesmo para pequenas empresas é de extrema importância. Como já tratamos por aqui em outros conteúdos sobre a temática, um simples erro numa folha de ponto de um funcionário pode acarretar em prejuízo financeiro e até em processos trabalhistas. Por isso, vamos falar um pouco hoje sobre o controle de ponto para pequenas empresas?

controle de ponto para pequenas empresas

O que é controle de ponto?

Controle de ponto é o registro que a empresa faz para acompanhar e gerenciar a jornada de trabalho dos seus colaboradores diretos. O objetivo é registrar a entrada e a saída dos funcionários, bem como os intervalos (almoço) e pausas que fazem ao longo do dia. O controle de ponto é uma ferramenta aliada das empresas e funcionários e pode ser feito de diversas maneiras, por meio de relógios de ponto, planilhas, sistemas e aplicativos. É uma atividade importante para garantir a transparência e segurança nas relações trabalhistas, além de ajudar a empresa a se manter em conformidade com a legislação brasileira.


E de quem é a responsabilidade?

A responsabilidade pelo controle de ponto é da empresa (empregador), que deve garantir que o registro da jornada de trabalho seja feito de forma correta e regular. É importante que o empregador ofereça meios para que o registro seja feito pelos funcionários, bem como mantenha os registros em local seguro e acessível, para que possam ser apresentados em caso de necessidade, como em fiscalizações trabalhistas ou processos judiciais.


Controle de ponto para pequenas empresas

Os dias são cada vez mais corridos e cheios de demandas, o que torna cada vez mais difícil o acompanhamento dos horários exatos de entradas, intervalos e saídas dos seus funcionários. Ainda assim, é importante continuar atento a isso, uma vez que a marcação de ponto é uma obrigatoriedade da CLT, além de afetar diretamente as finanças da empresa, através das horas extras.

As leis trabalhistas estabelecem a obrigatoriedade do controle de ponto para empresas com mais de 20 funcionários, ou seja, pequenas empresas também precisam realizar essa gestão.

Sugestão de Leitura: Controle de ponto de empregada doméstica.


Relógio de ponto digital para pequenas empresas

O relógio de ponto digital é uma opção moderna e prática para empresas de todos os tamanhos, incluindo as pequenas e médias. Com essa tecnologia, é possível fazer o registro da jornada de trabalho dos funcionários de forma rápida e segura, sem a necessidade de usar papéis ou planilhas. Além disso, o relógio de ponto digital é integrado a um sistema, facilitando o controle de horas extras, férias, licenças e outros aspectos trabalhistas.
A TiqueTaque oferece soluções completas de controle de ponto digital, inclusive, com relógio de ponto com biometria. Nosso relógio integra os dados automaticamente com o sistema (web e app – iOS e Android) e pode ser acessado pelos gestores e líderes de qualquer lugar.

Além disso, a TiqueTaque oferece relatórios gerenciais personalizados sobre a jornada de trabalho dos funcionários, facilitando a gestão da empresa, garantindo a conformidade com a legislação trabalhista e gerando dados em tempo real para otimizar tempo e dinheiro, podendo focar em outras atividades do seu negócio.


controle de ponto para pequenas empresas

Relógio de ponto moderno e exclusivo

Com tecnologia 100% nacional e desenvolvido pela TiqueTaque, o nosso relógio de ponto biométrico é moderno, interativo e de fácil instalação, realizada diretamente via aplicativo. Desenvolvemos um hardware do 0, diferente do que já existia no mercado, ouvimos muitas empresas e entendemos que a sua relação com os relógio tradicionais de ponto precisava mudar.


Legislação: somos aderentes à Portaria 671 do MTP e nosso aparelho é homologado pela Anatel.

Suporte: completo e gratuito: a manutenção é por nossa conta durante o tempo de contrato.

Selo eureciclo: compensamos o impacto ambiental das embalagens produzidas por nós. Uma embalagem produzida = uma embalagem é reciclada.


O que diz a legislação sobre o controle de ponto?

Uma das principais dúvidas sobre o controle de ponto para pequenas empresas é de quantos funcionários precisa para ter controle de ponto. De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas com mais 20 funcionários torna-se obrigatório o controle de ponto. Esse controle deve ser feito de forma diária e registrando o horário de entrada, saída e intervalos. Para empresas com menos de 20 funcionários não há a obrigatoriedade do controle de ponto (exceto em casos no qual existe uma lei complementar), mas é recomendável que se faça esse registro, a fim de evitar possíveis conflitos trabalhistas e garantir a transparência na relação entre empregador e empregado.


Quais portarias regulamentam o controle de ponto digital?

No Brasil, o controle de ponto era regulamentado por meio das portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho e Emprego. A portaria 1510/2009 estabelece as regras para o registro eletrônico de ponto, que deve ser feito por meio de equipamentos homologados pelo órgão competente e que atendam a determinados requisitos de segurança e precisão. Além disso, a portaria estabelece as obrigações das empresas no que diz respeito ao registro de ponto, como a manutenção dos registros por até 5 anos e a apresentação dos mesmos em caso de fiscalizações. Já a portaria 373/2011, por sua vez, permite o uso de sistemas alternativos de controle de ponto, como o ponto por exceção e o banco de horas, desde que sejam previamente acordados com os funcionários e estejam de acordo com a legislação trabalhista.
Mas atualmente, a portaria que vigora é a 671/2019 e é uma que regulamenta o registro de ponto por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Essa portaria estabelece as condições para o uso desse tipo de dispositivo, como a necessidade de garantir a segurança e a inviolabilidade dos dados registrados e a necessidade de utilizar sistemas que garantam a identificação do funcionário e a precisão do registro de ponto.
Com essa norma, as empresas passaram a ter mais flexibilidade na hora de registrar o ponto dos funcionários, podendo utilizar dispositivos móveis, tornando os processos mais práticos.


Existe controle de ponto para pequenas empresas sem mensalidade?

Para as pequenas empresas que buscam uma solução de controle de ponto sem mensalidade, o FreeForever da TiqueTaque é sem dúvidas a melhor opção. Com essa modalidade, é possível fazer o registro de ponto (web e app) dos funcionários de forma gratuita, sem precisar pagar mensalidades ou taxas adicionais… a gente não solicita sequer que você cadastre um método de pagamento. Além disso, o FreeForever oferece recursos avançados, como o registro por geolocalização via app e o controle e cálculo das horas extras, central de notificações, fechamento de ponto inteligente. Com essa solução, as pequenas empresas podem ter um controle de ponto eficiente e moderno, sem precisar se preocupar com o aspecto financeiro.


Controle de ponto | Gestão eficiente de pessoas

Indo além da questão jurídica, quais as vantagens do controle de ponto para pequenas empresas?

Quando se trata de vantagens de controle de ponto a gente sempre tem muita coisa pra falar 😂, então, vamos listar algumas delas aqui:

– Economia de tempo

Com a gestão de controle de ponto, o RH otimiza seu tempo para dedicar a outras atividades, uma vez que não perderá mais tempo fazendo contabilidade de horas trabalhadas, por exemplo.

– Segurança jurídica

Com o controle de ponto em dia, a empresa fica protegida de possíveis erros de cálculos de horas extras ou jornadas que ultrapassem o limite permitido, por exemplo, evitando assim ações trabalhistas.

– Auxílio na gestão de pessoas

Ter o controle das jornadas de trabalho dos funcionários através de um sistema de controle de ponto garante além de uma ajuda extra no fim do mês, para o fechamento das folhas de pagamento, uma contribuição no acompanhamento da rotina de trabalho da equipe. Realizar a gestão de pessoas é um trabalho cansativo e detalhado mesmo em pequenas empresas, por isso é tão importante controlar bem as faltas, planejar as férias e folgas do time, através de um sistema de gestão completo.

– Redução das possíveis falhas

Alguns métodos de controle de ponto (como o digital), oferecem menos possibilidades de erros, uma vez que os cálculos são realizados todos automaticamente pelas plataformas.

– Autonomia

Com um controle de ponto eficaz os colaboradores desenvolvem mais autonomia, uma vez que sabem se há a necessidade de pagar horas ou se possuem banco de horas para folgas, por exemplo.


Controle de ponto descomplicado em controle de ponto para pequenas empresas.

3 formas de fazer controle de ponto para pequenas empresas

Para facilitar ainda mais sua vida, vamos listar aqui 3 formas de fazer o controle de ponto para pequenas empresas. São elas a folha de ponto (tradicional), a planilha de Excel (numa linha mais “moderna”) e o sistema de controle de ponto automatizado.

  • Folha Ponto

No controle de ponto para pequenas empresas a tradicional Folha Ponto ainda pode ser considerada uma alternativa válida. A folha ponto tem aquele funcionamento tradicional, onde se anota a hora de entrada, intervalo do almoço e saída. Entretanto, a folha ponto pode se tornar um problema à medida que aumenta o número de funcionários, já que quanto mais funcionários, mais chances de um erro passar despercebido.

  • Planilha de excel

O controle de ponto na planilha de Excel nada mais é do que a digitalização da folha ponto tradicional. A única vantagem é que por ser digital, ela pode ser usada, por exemplo, para a gestão de controle de ponto de equipes externas ou de um funcionário em home office.

  • Controle de Ponto Automatizado (free forever)

O sistema de controle de ponto automatizado é o que há de mais eficiente para o controle de ponto para pequenas empresas. Aqui na TiqueTaque a gente tem inclusive um plano gratuito de acesso ao nosso sistema, que muitas vezes já atende às necessidades das pequenas empresas.

5 motivos para criar uma conta grátis no Free Forever 

Nosso FreeForever oferece a possibilidade de utilizar um sistema de controle de ponto verdadeiramente gratuito, com registro de ponto via sistema web ou app, esse app permite o registro com definição de geolocalização e envia notificações para o funcionário, para que ele não perca o horário de bater o ponto no seu retorno do almoço, por exemplo.

Nosso sistema permite também a criação de equipes para gerir as escalas, solicitação de ajustes e possui a função de fechamento de ponto, já com as horas extras calculadas automaticamente.

Para conhecer um pouco mais sobre nosso FreeForever, confira o guia completo que a gente fez sobre ele. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *