Controle de ponto online e gratuito

Controle de ponto online e gratuito

Um tema sempre muito procurado não só aqui no #TiqueBlog, mas entre diversos usuários  sobre é o controle de ponto online e gratuito Pensando nisso, preparamos esse material para falar um pouco sobre o assunto e esclarecer as possíveis dúvidas a respeito. Vamos nessa?

Controle de ponto no Excel – download grátis

A maneira mais conhecida de realizar o controle de ponto online e gratuito é através de planilhas do Excel ou via Google Planilhas. Ambos permitem criar planilhas com a mesma estrutura de um livro ponto para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto diário, além de adicionar fórmulas para o cálculo de horas extras ou banco de horas. Para isso, basta registrar o horário de chegada, saída e retorno do almoço (se necessário) e saída da empresa.

Existe controle de ponto no Excel com download grátis? Sim, inclusive preparamos uma planilha completa para você fazer isso. No nosso artigo sobre controle de ponto digital, trouxemos além de diversas definições, uma planilha para acompanhamento e controle de banco de horas e horas extras para baixar.

App controle de ponto grátis e controle de ponto pelo celular

Segundo pesquisa realizada pela Revista Forbes, o Brasil é o país que mais passa tempo utilizando aplicativos em smartphones em todo o mundo. Em média, os brasileiros passam mais de 5h por dia utilizando algum aplicativo. Por isso, é normal que se pergunte se é possível bater o ponto pelo celular e qual o melhor aplicativo de ponto. 

O controle de ponto digital via aplicativo chegou para facilitar a rotina dos brasileiros que, por diversos motivos, precisavam de uma solução que acompanhasse a sua rotina, principalmente com a popularização do regime home office ou híbrido de trabalho.

A TiqueTaque surgiu com o objetivo de deburocratizar o controle de ponto. Nós queremos trazer uma experiência singular de gestão para você, e nos adaptamos às necessidades da sua empresa. Que tal acompanhar em tempo real e de forma organizada informações sobre a jornada dos seus funcionários? Além de usufruir de um aplicativo fácil de mexer, que proporciona transparência entre empresas e funcionários. Conheça o sistema e o app da TiqueTaque.

Gestão eficiente de pessoas. Esse é o ponto.

Ponto grátis

Muitos usuários perguntam qual o melhor app de controle de ponto grátis. Pensando nisso, a TiqueTaque criou o FreeForever.

O Free Forever é o nosso plano gratuito que possibilita, por tempo ilimitado, o acesso de todas as empresas a uma ferramenta de gestão de controle de ponto e jornada. Com o nosso sistema, sua empresa vai poder automatizar processos e contar com os benefícios de uma ferramenta para gerenciar e ver que o controle de ponto e jornada vai muito além de apenas “bater o ponto”.

O nosso objetivo é ajudar a sua empresa a dar o primeiro passo para profissionalizar a gestão e te acompanhar ao longo dos próximos passos para que você possa focar no que realmente importa: o seu negócio.  

O que diz a lei sobre controle de ponto?

Por fim, mas não menos importante, é necessário ressaltar o que diz a lei sobre controle de ponto. Em 1989, foi incluída na lei o art. 74 da CLT a obrigatoriedade das anotações diárias de entrada, saída e intervalos em empresas com mais de 10 funcionários. 

Porém, após a aprovação da Lei da Liberdade Econômica, esse artigo foi alterado e, desde 2019 o controle de ponto é obrigatório em empresas com 20 colaboradores ou mais. 

Desde que a CLT foi estabelecida, as formas mais utilizadas para controle de ponto eram manual ou mecânica, que podem ser suscetíveis a fraudes, além de trabalhosas de manusear. Até que, em 2009, foi aprovada a Portaria 1510, que regulamenta o controle de ponto eletrônico – um passo importante para o aumento da segurança do controle de jornada, tanto para o colaborador, quanto para a empresa. 

Por outro lado, mesmo com o controle eletrônico, o manuseio das informações e dados de jornada é delicado e não muito acessível. 

Por isso que a Portaria 373 foi instituída em 2011, determinando as diretrizes para a realização do controle de ponto alternativo, que tem como principal característica a utilização da tecnologia atual. 

É preciso modernizar

Se você está em busca de eficiência, praticidade com automatização na gestão de jornada e controle de ponto, então um sistema de controle de ponto como o da TiqueTaque vai te atender muito bem. 

Nós sabemos que muitas empresas contam com uma questão cultural quanto ao hábito de bater o ponto no local de trabalho, por isso, nossa solução é híbrida, podendo abranger tanto os funcionários em home office quanto os que já retornaram ao local de trabalho.

Vamos muito além de registrar a entrada e saída dos funcionários – Ajudamos você a economizar tempo 

Conheça o Free Forever, o plano gratuito da TiqueTaque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *