Para alguns, ambos termos podem ter o mesmo significado, mas para muitas pessoas, as expressões chefe e líder têm sentidos diferentes. E essa simples distinção de palavras no dia-a-dia pode afetar seu relacionamento com seus colaboradores. Por que? Saiba mais abaixo. 😉
Definição de Chefe
Além das conotações expressadas em nosso dicionário, o termo “chefe” exerce um peso autoritário sobre seu significado. Isso leva à percepção de que aqueles que usam essa descrição veem o chefe como uma entidade distante, que aparece apenas para impor cobranças, estabelecer metas e celebrar apenas quando o próprio sucesso é alcançado, demonstrando uma desconexão com seus colaboradores.
Entre algumas outras características de um chefe, podemos listar:
- Toma todas as decisões unilateralmente, sem consultar a opinião do time;
- Foca somente nos resultados imediatos, sem se preocupar com o desenvolvimento pessoal ou bem-estar do time;
- Impede a criatividade e a iniciativa individual, reprimindo qualquer forma de autonomia ou independência;
- Não delegam responsabilidades por receio de serem superados ou substituídos.
Definição de Líder
Cada vez mais empresas estão adotando a nomenclatura de “Líder” ao invés de “Chefe”, mas por que? Podemos tirar algumas conclusões a partir da própria origem da palavra. Liderança é derivada do inglês “leader”, que significa “guia”, remetendo à ideia de liderar ou conduzir. E na origem celta, a palavra líder significa “o que vai na frente”. O que remete à uma pessoa realmente disposta a desenvolver seu time, vestir a camisa da empresa e estar “nas linhas de frente”.
Um líder também é uma pessoa que:
- Valoriza e incentiva a participação e contribuição de todos os membros do time;
- Estabelece metas claras e desenvolve planos em conjunto com o time;
- Lidera pelo exemplo, demonstrando empatia e compreensão;
- Foca no desenvolvimento pessoal e profissional de todo o time;
- Respeita e valoriza a diversidade de experiências, perspectivas e habilidades no time, reconhecendo que essa diversidade contribui para a riqueza e o sucesso da empresa.
Por que ser um Líder?
Por vezes podemos pensar que ser um chefe mais autoritário pode ser mais produtivo e “direto ao ponto” com as funções do time. Mas com as características de um chefe autocrático, os resultados na verdade podem ser o oposto:
Segundo o relatório “People at Work 2023: A Global Workforce View”, do ADP Research Institute, no Brasil, 67% dos trabalhadores afirmam que o estresse influencia seu trabalho, enquanto 31% mencionam a saúde mental. Globalmente, 65% das pessoas relatam que o estresse afeta negativamente seu trabalho, enquanto 47% citam a saúde mental como fator impactante. Esses números destacam a importância de promover um ambiente de trabalho saudável e apoiar o bem-estar emocional dos colaboradores.
Como ser o melhor Líder para meu time?
Se você já se fez essa pergunta, está no caminho certo. Cada empresa tem um ritmo diferente, porém há alguns deveres que todo líder democrático coloca em prática:
- Segurança psicológica: isto é, ter a confiança de questionar, abrir horizontes para que seus funcionários contribuam com ideias, e demonstrar sensibilidade com tópicos pessoais.
- Confiabilidade: é demonstrada quando você estabelece combinados e os cumpre, e quando você demonstra honestidade em sua comunicação. Logo os membros do time confiarão em seu trabalho e terminarão um objetivo com qualidade dentro do prazo.
- Estrutura e clareza: trata-se de sempre deixar uma compreensão clara das expectativas no trabalho e do que é necessário para cumpri-las, sempre com empatia para entender o cenário do seu time.
- Valores e impacto: seus funcionários querem sentir que estão fazendo a diferença e que sua contribuição é importante. Além disso, é importante ressaltar os valores da empresa e do time, para que todos tenham em mente que cada ação tem significado.
Agora que você reconhece o valor de um líder na vida profissional, que tal compartilhar este post com um líder que você admira? 🌟