Promover a autonomia dos funcionários é um dos fatores que influenciam na motivação dos integrantes da equipe e, consequentemente, na produtividade e nos resultados da empresa. No entanto, é comum encontrar muitos gestores que não estimulam a prática por medo de perder o controle do time ou qualquer outra razão.
De acordo com um estudo feito em 2014 pela Society for Human Resource Management, quase 50% dos colaboradores acreditam que a autonomia e a independência contribuem – e muito – para garantir a satisfação no trabalho.
Para que você entenda como a autonomia é essencial para o sucesso dos negócios, preparamos este post com os prejuízos que a falta dela pode provocar. Continue a leitura e confira!
Como a falta de autonomia dos funcionários pode prejudicar sua empresa
Desmotivação e desengajamento
Sabe aquele funcionário que não demonstra ânimo e vontade de trabalhar? Ser impedido de tomar pequenas decisões cotidianas e trabalhar do seu próprio jeito, dependendo da situação é claro, pode fazer com que o profissional se sinta desmotivado a continuar executando as tarefas.
O problema maior é que, com o passar do tempo, esse sentimento pode aumentar cada vez mais e causar o desengajamento total, podendo até transmitir isso para outras pessoas da equipe.
Queda na produtividade
Muitas vezes, fatores como não ter horários de trabalho flexíveis podem fazer com que o funcionário se sinta infeliz e não veja prazer em realizar as atividades diárias. Isso pode provocar a diminuição da produtividade e influenciar negativamente nos resultados dos negócios, afinal, para bater as metas é necessário o empenho de toda a equipe.
Ausência de confiança
Não permitir que os funcionários tenham autonomia para tarefas simples mostra que o gestor não confia no próprio time e, provavelmente, o colaborador também não acreditará em seu superior. A confiança é uma via de mão dupla.
Queda na qualidade do trabalho
Ideias inovadoras podem surgir quando o colaborador tem a oportunidade de atuar com mais liberdade, estimulando a criatividade. Sentir-se preso a padrões já estipulados e inflexíveis pode interferir na qualidade das atividades.
Ao receber autonomia, o profissional estará em uma busca constante para surpreender o gestor e mostrar que ele é capaz de trabalhar desta maneira.
Processos mais lentos
Além da queda na produtividade, a falta de autonomia pode fazer com que os processos diários se tornem mais lentos, já que o colaborador precisa esperar sempre pela aprovação de alguém para dar andamento. E ninguém deseja receber a reclamação de um cliente que recebeu um produto ou serviço atrasado, certo?
Como você pôde perceber, a autonomia dos funcionários é algo que faz toda a diferença no sucesso da empresa, permitindo que as pessoas trabalhem mais felizes e confiantes. Vale destacar aqui que o processo, no entanto, deve ser feito junto com a capacitação da equipe para atuar mais livremente. A autonomia na empresa precisa ser conquistada com a demonstração de um excelente trabalho.
E aí gostou desse post? Aproveite para seguir a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!