Reduzir custos na empresa é uma medida importante, que ajuda a manter a lucratividade e reduzir os riscos do negócio de se endividar a médio e longo prazo. Porém, alguns empreendedores ainda têm dúvidas de como isso pode ser feito e quais oportunidades podem ser aproveitadas para tal. Pensando nisso, publicamos o artigo de hoje, oferecendo algumas dicas que podem ser úteis nessa tarefa. Continue conosco e saiba agora mesmo!
Identificando e controlando os custos
O primeiro passo para saber como reduzir custos na empresa é fazer um controle do orçamento, identificando quais custos são gerados com suas atividades. O ideal é fazer um comparativo com as receitas obtidas no mesmo período e relacionar qual o impacto dos gastos sobre elas.
Dessa forma, torna-se possível saber com quais questões você mais gasta e qual é a relevância delas para os resultados dos processos.
Planejando a redução
Uma redução eficiente precisa ser bem planejada, caso contrário você corre o risco de cortar o gasto com algum ponto que é importante para a qualidade dos seus produtos e serviços que são oferecidos aos clientes — prejudicando sua satisfação. Esse planejamento pode ser feito tomando o controle de orçamento, avaliando os gastos que são supérfluos e podem ser cortados imediatamente e avaliando os demais, se trarão algum impacto para os resultados.
Estimulando o consumo consciente para reduzir custos
Mudar os hábitos de consumo de papel, água, energia elétrica e outros materiais auxiliares é uma boa atitude para se colocar em prática. Ao estimular a economia, consegue-se obter uma redução dos custos mensais. Algumas medidas que podem ser tomadas para isso são:
- Deixar de imprimir e-mails e outros documentos que não sejam relevantes;
- Utilizar papel de rascunho para fazer anotações — papéis que foram usados para imprimir algo e não são mais necessários;
- Desligar as luzes e os computadores sempre no final do expediente e os monitores sempre que não estiver no ambiente;
- Trocar o uso de copos descartáveis por garrafinhas de água.
Mesmo que essa ação não traga uma economia considerável, já é suficiente para diminuir os gastos e ainda ajuda promover o senso de cuidado com o coletivo.
Conscientizando os colaboradores
Além da mudança dos hábitos, vale a pena conversar com seus funcionários e explicar sobre a importância da colaboração de cada um e como isso ajuda a manter a empresa com bons resultados. Dessa forma, torna-se bem mais fácil conseguir manter as soluções criadas sendo aplicadas na prática.
Adotando o regime de banco de horas para reduzir custos
A incidência de horas extras causa um gasto muito grande. Para resolver esse problemas e conseguir reduzir custos na empresa, troque essa remuneração pelo regime de banco de horas. Dessa forma, toda vez que algum funcionário precisar trabalhar até mais tarde, esse tempo adicional fica registrado no banco e pode ser compensado posteriormente, por meio de folga.
Com isso, seu negócio não sofre financeiramente, ao mesmo tempo em que o colaborador não fica lesado por ter trabalhado a mais, sem receber por isso.
Como você pode ver, existem diversas formas de conseguir reduzir custos na empresa, de maneira totalmente viável e já conseguindo obter os benefícios em curto prazo. São medidas simples, que não requerem investimentos, mas totalmente eficazes.
Agora, leitor, deixe-nos saber: o que você achou do nosso post? As dicas serão úteis para você? Utilize os comentários para expressar suas opiniões! Participe!