Benefícios do home office: como eles contribuem na sua empresa

capa do artigo sobre os beneficios do home office

Com a pandemia de Covid-19 remodelando relações e hábitos no mundo todo, o modelo de trabalho remoto foi amplamente adotado pelas empresas. Os benefícios do home office são vários, oferecendo flexibilidade tanto de horários como de ambiente de trabalho.

Essas são vantagens que agradam não só as empresas, mas também suas equipes.

Neste artigo, criado em parceria com o Xerpay, você irá conferir os principais benefícios que o trabalho remoto pode oferecer para a sua empresa, sendo eles:

Os principais benefícios do home office

Para entender exatamente como os benefícios do home office podem agregar valor ao seu negócio e contribuir com o bem-estar de seus colaboradores, explicamos abaixo um pouco mais sobre essas vantagens. Confira:

Otimização do tempo

A otimização do tempo entra como o primeiro grande benefício do home office. Afinal, o tempo economizado pelo profissional trabalhando de casa é uma vantagem para ambos.

Para o profissional, essa otimização de tempo vem graças a não necessidade de deslocamento para o escritório. Dessa forma, há maior possibilidade de adequação de seus horários, seja para tarefas do dia a dia, ou com uma pausa para um café.

Além disso, o colaborador pode usar o tempo que seria usado para o deslocamento entre casa e trabalho para realizar uma nova tarefa. Por exemplo, fazer uma leitura, realizar exercícios físicos, passar mais tempo de qualidade com a família, entre outros.

Enquanto para a empresa, essa otimização do tempo significa uma maior produtividade do próprio colaborador. Afinal, o dia começar menos apressado ajuda a definir um tom melhor para o resto da jornada.

Maior flexibilidade

Enquanto os profissionais podem desfrutar de uma maior flexibilidade em sua rotina profissional, desde a comodidade de criar um ambiente de trabalho que lhe agrada até a organização de seu próprio cronograma, para a empresa essa flexibilidade vem também em relação à rotina do escritório e, especialmente, controle gerencial.

Tarefas como reuniões, processos de feedback e até mesmo a comunicação entre membros da equipe fica muito mais simplificada e direta através de emails, canais de mensagens e videoconferências.

E ter uma comunicação eficiente na empresa é extremamente vantajoso para todos.

Aumento da produtividade

Este é, praticamente, o benefício do home office mais reconhecido entre profissionais e empresas que aderem ao trabalho remoto: o aumento da produtividade.

Um estudo da Universidade de Stanford comprovou que os funcionários que trabalham em casa são 13% mais produtivos em comparação com os colegas que frequentam o escritório. 

Outra recente pesquisa realizada com 2.250 pessoas a nível global, conduzida pela OnePoll, mostrou que 77,2% dos brasileiros entrevistados estão acostumados a trabalhar de casa, e 83,5% deles adotaria o home office de forma permanente.

Para os especialistas, em geral o trabalho remoto leva o profissional a ter menos interrupções, menos regras a seguir, menos reuniões desnecessárias e mais eficiência, além da já mencionada falta de deslocamento. Também vale ressaltar que os profissionais que trabalham em casa costumam faltar menos por motivos de saúde.

Sem tantas restrições, funcionários e empresas podem se concentrar no que realmente importa: o desempenho das suas atividades. 

Redução de custos

Para as empresas, esse é um dos benefícios do home office que mais valem a pena: a redução de custos. Com os colaboradores trabalhando de casa, o escritório não precisa ter tantos gastos. 

É possível reduzir o custo de aluguel ao optar por ambiente menor, por exemplo. Além disso, há uma óbvia diminuição com gastos mensais de energia, papelaria, alimentação e outros insumos.

Nesse momento de “cortes”, ainda fica evidente quais eram as despesas inúteis que a empresa mantinha.

Contratação dos melhores profissionais

Adotando o trabalho remoto, a empresa não precisa se limitar à contratação apenas de profissionais que estejam em sua área de atuação. Com isso, o negócio pode contar com os melhores profissionais do mercado, mesmo que eles estejam espalhados pelo mundo.

Contar com uma mão-de-obra qualificada e com profissionais capacitados também é um fator de extrema importância para que a empresa atinja bons resultados.

Além disso, não restringir localidades pode contribuir para o aumento da diversidade nas equipes.

Impacto positivo na sustentabilidade

O home office apoia uma variedade de iniciativas em prol da sustentabilidade. Nesse sentido, há impactos no crescimento econômico, redução das desigualdades, criação de cidades sustentáveis, contenção das mudanças climáticas e o consumo responsável.

Uma das maneiras mais rápidas e baratas para empregadores e funcionários reduzirem sua pegada de carbono e, assim.

Sendo assim, eliminar a necessidade de deslocamento das pessoas, por exemplo, contribui para a redução das mudanças climáticas no planeta.

Redução de turnover de funcionários

Trabalhadores remotos e flexíveis tendem a ser mais leais às suas empresas. Em parte, isso acontece porque o trabalho em casa reduz o estresse, proporciona maior equilíbrio entre a vida pessoal, melhora o relacionamento pessoal, entre outras coisas. 

Ao perceberem essas mudanças positivas, os colaboradores tendem a valorizar ainda mais o atual emprego, o que aumenta a retenção de funcionários da empresa.

Pesquisas apontam que 72% dos empregadores afirmam que o home office tem um alto impacto na retenção de funcionários.

Bem-estar e qualidade de vida

Com todos os benefícios do home office citados acima, é inevitável que o trabalho remoto acabe afetando positivamente a vida dos profissionais, especialmente aumentando o bem-estar e a qualidade de vida. 

Muitos estudos apontam a redução do estresse em profissionais home office, principalmente por deixarem de lidar com questões como tráfego, congestionamento, poluição, entre outros fatores. 

Além da saúde e bem-estar pessoais, os relacionamentos entre colegas de trabalho e equipe em geral também se tornam mais positivos sem as distrações e políticas que acompanham o trabalho no escritório.

A importância de oferecer a estrutura necessária aos colaboradores

Para garantir que os benefícios do home office possam realmente ser aproveitados, é importante que a empresa forneça a estrutura necessária aos seus colaboradores. Afinal, a estrutura é justamente um dos diferenciais do escritório, e por isso deve ser garantida aos profissionais mesmo que em trabalho remoto.

Uma estação de trabalho adequada transforma a casa em um espaço de trabalho agradável, o que ajuda a garantir a produtividade dos profissionais. Para garantir essa funcionalidade, a empresa deve se atentar a, pelo menos, alguns itens necessários ao conforto do colaborador. Entre esses itens, destacamos:

  • Mesa;
  • Cadeira;
  • Acesso à internet;
  • Organizadores;
  • Iluminação;
  • Equipamentos específicos para o desenvolvimento da atividade do colaborador.

É válido pensar numa espécie de kit home office que pode ser oferecido aos colaboradores da empresa, que ajude a minimizar o impacto da adaptação ao trabalho remoto.

Empresas que são bons exemplos de como implementar o home office

Algumas empresas são bons exemplos de como implementar o home office. é o caso do Google, que adotou o trabalho remoto para todos os seus funcionários neste ano, devido à pandemia de Covid-19.

A empresa concedeu aos funcionários um subsídio de US$ 1.000 para a compra de móveis e equipamentos que ajudem a transformar suas casas em lugares mais adequados para trabalhar.

No Brasil, a Nubank enviou cadeiras ergonômicas para todos os seus funcionários que também estão em regime home office. Outras empresas também fizeram ações parecidas, como Amazon, Facebook, Globo e Mobly.

Vale ressaltar que outros benefícios sempre podem ser incorporados ao modelo de trabalho home office, como o salário sob demanda, que tem ajudado os profissionais principalmente neste momento difícil de pandemia.

O aplicativo Xerpay permite o pagamento do salário de acordo com os dias já trabalhados, além da possibilidade de garantir outras vantagens, como o adiantamento do 13º salário aos colaboradores, por exemplo. 

Esses benefícios, que vão além do trabalho remoto, também ajudam no aumento da produtividade, na fidelização dos colaboradores, e especialmente na diminuição do estresse financeiro.

Agora que você aprendeu sobre os principais benefícios do home office para uma empresa, que tal compartilhar esse conhecimento nas suas redes sociais?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image