Elaborar um planejamento estratégico, prospectar clientes, recolher contribuições, gestão de pequenas empresas. Administrar uma empresa pode ser tarefa desafiadora, especialmente para empreendedores iniciantes, que podem não estar totalmente a par das variações do mercado e não possuir métricas definidas para avaliar o sucesso do negócio.
Além de dedicação, a gestão de pequenas empresas exige e pode ser facilitada com a tomada de algumas atitudes específicas. Gostaria de saber quais? No post de hoje, apresentamos 5 dicas de gestão matadoras para garantir que o seu negócio seja mais lucrativo e duradouro. Acompanhe.
1 – Não tenha pressa ao contratar colaboradores
Os funcionários são responsáveis por manter a empresa em movimento, mediadores entre o cliente e os pequenos empreendimentos. Bons empregados precisam ter competência para desempenhar suas funções corretamente e garantir clientes satisfeitos.
Contratar pessoas que não estejam dispostas a representar a organização, seus valores e missão é contraproducente. Ao realizar o processo seletivo, tenha calma e avalie sem pressa se o perfil da pessoa condiz com o ideal que deseja perpetuar ao longo da existência da organização.
2 – Valide sua ideia de negócio
Uma empresa que não segue um bom planejamento estratégico já começa sem perspectivas de desenvolvimento. É claro que erros são comuns e, provavelmente, irão ocorrer em algum momento. Porém, eles devem ser contabilizados e analisados a fim de servir de estatística e aprendizado para o futuro.
Teste e valide o seu empreendimento assim que possível. Não tenha medo de mudar de direção, caso constate ser a melhor opção para alcançar um maior crescimento. Quanto antes você validar sua ideia, menores serão os prejuízos que você terá que suportar.
3 – Invista em estratégias de comunicação para gestão de pequenas empresas
Adotar estratégias personalizadas de comunicação é imperativo para qualquer negócio que se pretenda rentável, seja ele do porte que for. Para pequenas empresas, o melhor a fazer é apostar na criatividade, a fim de reduzir custos.
Desta forma, vale a pena investir nas redes sociais. Jamais produza conteúdo de forma aleatória, sempre avalie muito bem o tipo de material que vai divulgar. As redes sociais devem ser um canal de comunicação direto com seus clientes em potencial.
Avalie a possibilidade de fazer uma newsletter periódica informando novidades e promoções, já que é um método simples e barato de transmitir informações.
4 – Fuja do comum na gestão de pequenas empresas
Inovar é a palavra-chave. Seja criativo ao buscar novas maneiras de atingir clientes em potencial e, principalmente, fidelizá-los. É claro que não é preciso “reinventar a roda”, mas soluções diferentes com certeza são a melhor opção para que a empresa trilhe o caminho do sucesso desde o seu início.
Por exemplo, avalie se sua empresa pode oferecer algum tipo de cartão-fidelidade, recompensando o cliente que voltar a usar seus serviços. Promoções, eventos como feiras ou pequenos cursos dentro do espaço da empresa – ou promovidos por ela – podem ser interessantes também.
5 – Separe despesas pessoais e do negócio
Em hipótese alguma deixe que as finanças pessoais se confundam com as do seu negócio. Além de significar, em muitos casos, uma tributação maior e diminuição da margem de lucro, a prática faz com que você não consiga acompanhar a rentabilidade e a lucratividade do empreendimento de forma correta.
O ideal é que você fixe uma retirada mensal em relação aos rendimentos da empresa (o chamado pró-labore) e reinvista parte do valor na própria atividade, a fim de estimular o seu desenvolvimento.
E agora, compreendeu quais são as melhores práticas na gestão de pequenas empresas? Não fique com nenhuma dúvida, deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião!