Líder x chefe: quais são as diferenças?

diferença entre líder x chefe

Apesar dos termos muitas vezes serem confundidos, existem diferenças enormes entre líder x chefe.

Em uma empresa, a produtividade de uma equipe é diretamente ligada à forma que seu gestor conduz a rotina de trabalho. E é por isso que há diferença entre os termos líder e chefe: o termo reflete a maneira que o gestor administra a equipe. 

Por muito tempo, as empresas tinham apenas chefes. Mas os tempos mudaram, e as exigências do mercado também. Sendo assim, os líderes começaram a demonstrar que as coisas precisavam mudar para atingir melhores resultados.

O que é um chefe?

Bom, sendo sinceros, chefe é uma figura caricata. Baseado em sua autoridade, constrói uma relação de temor com os seus colaboradores. Aliás, um chefe não vê colaboradores, e sim subordinados. Afinal, todos precisam responder aos seus comandos. 

Nesse caso, o principal foco de um chefe são os processos. Por esse motivo, o clima organizacional de uma empresa tende a ficar tenso – nenhum ambiente com muita pressão é agradável. 

Leitura recomendada: O que é Síndrome de Burnout?

Outro problema na gestão “tipo chefe”, é que não há um diálogo estabelecido entre ele e sua equipe. Ou seja, ninguém se sente confortável de questionar, pedir ajuda ou até mesmo ajudar o chefe. 

Isso acontece porque esse tipo de gestor tende a guardar informações importantes apenas para si, além de não aceitar ouvir opiniões contrárias a sua. 

Outras características dos chefes são:

  • Único responsável para realizar tarefas importantes;
  • Inseguro e autoritário;
  • Centralizador, tanto de informações quanto de tarefas;
  • Nunca admite seus erros;
  • Feedback é sinônimo de críticas (quando tem feedback);
  • Sempre atribui o sucesso à si mesmo.

Mas esse tipo de gestor não se dá muito bem com o mercado de trabalho atual. Agora, precisamos de líderes.

Como são os líderes

Como dissemos no início da nossa conversa, os tempos mudaram, e a forma de realizar a gestão de pessoas precisou evoluir junto. Uma remuneração ok e alguns benefícios já não são o principal para os colaboradores. 

Nesse sentido, os gestores atuais devem agir como líderes. Em outras palavras, realizar a gestão de pessoas deixou de focar em processos, e sim nas próprias pessoas

Por isso, líderes caminham ao lado da sua equipe, e sabem a importância de cada colaborador para atingir metas e objetivos. Há uma relação de confiança entre gestor e colaborador.

Afinal um bom líder deve saber ouvir, mesmo que seja uma opinião diferente da sua. Dessa forma, a comunicação interna fica mais clara, sem ruídos e transparente.

Esses novos gestores conhecem as habilidades de cada pessoa do seu time, e então divide as tarefas igualmente – mesmo as mais importantes. 

Eles sempre pensam no melhor para o coletivo, e as vitórias são compartilhadas entre todos que fizeram aquilo acontecer. 

Leitura do dia: 5 dicas para gerenciar funcionários remotamente

Alguns traços comuns em um bom líder são:

Todas essas ações refletem diretamente no engajamento da equipe e na melhoria dos resultados entregues por eles 🙂

Porém, algumas pessoas ainda insistem em dizer que liderança é dom, mas não é bem assim.

Liderança é aprendizado

Se você é gestor e quer melhorar o ambiente de trabalho e contribuir para o atingimento de metas na empresa, nós vamos dar algumas dicas que irão te ajudar.

  • Amplie seus conhecimentos
  • Valorize seus funcionários
  • Sempre pense no futuro dos seus colaboradores na empresa
  • Não centralize informações e tarefas, seja parte do time
  • Implemente a tecnologia para melhorar processos
  • Utilize aplicativos e softwares para melhorar a distribuição de informações e também a comunicação de colaboradores entre si, e também com seus gestores

Leitura recomendada: Gestão em RH: Como a tecnologia pode ser sua aliada?

Seguindo esses passos, você consegue criar uma ponte de diálogo na sua empresa, e melhora a relação com o seu primeiro – e ouso dizer que o mais importante – cliente

Afinal, se seus funcionários não confiarem na sua marca, porque seus público final confiaria?


Quer facilitar a Gestão de Ponto na sua empresa? A TiqueTaque é uma solução intuitiva e moderna para gerenciamento de ponto e jornada de trabalho. Saiba mais!

Foto: You X Ventures, Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image