Gestão de pessoas: 5 dicas para gerenciar funcionários

A gestão de pessoas é um desafio que ocupa cada vez mais espaço nas reuniões de estratégia empresarial. Novas formas de trabalho como home office, consultorias e trabalhos externos, exigem a adaptação dos empresários na forma como lidam com seus colaboradores e controlam a produtividade e execução das tarefas.

Um dos grandes desafios para os gestores é encontrar um meio de gerenciar os funcionários que utilizam essas novas formas de trabalho. Pensando nisso, preparamos este artigo especial com cinco dicas que te ajudarão na gestão de pessoas, novas modalidades de trabalho e tecnologia. Confira:

1. Conheça as novas formas de trabalho

A gestão de pessoas é um desafio para qualquer empresário. Isso porque este exercício é imprescindível para garantir o aproveitamento e a qualidade do trabalho desenvolvido dentro de uma empresa.

Novas formas de trabalho como home-office em tempo parcial estão ocupando a rotina de empresas preocupadas com o aproveitamento e bem-estar dos seus colaboradores.

É importante entender as necessidades dos indivíduos e manter uma comunicação saudável com os mesmos. Conhecer a particularidades de cada funcionário vai ajudá-lo a compreender as premissas que permitem investir em um trabalho produtivo e coeso entre as equipes.

Para gerir pessoas, a primeira dica é conhecer as formas de trabalho e como adaptá-las às necessidades dos seus colaboradores e as condições da empresa.

2. Ajuste seu planejamento às novas modalidades de trabalho

Você precisa controlar o ponto dos seus funcionários, mas não está conseguindo fazer isso de forma eficiente?

Com as novas modalidades de trabalho disponíveis no mercado, é preciso repensar o seu planejamento: seria uma boa opção focar determinadas equipes para funções parcialmente remotas? Você conseguirá gerir adequadamente os seus colaboradores com funções home-office?

A segunda dica é ajustar o seu planejamento às novas modalidades de trabalho e ao mercado, sempre partido do pressuposto da busca pela produtividade da empresa e qualidade de vida para os colaboradores. Lembre-se que planejamento é primordial dentro de qualquer organização.

3. Encontre as melhores alternativas para o seu negócio

Se a sua empresa precisa se adaptar a uma nova realidade de mercado, busque investigar de que forma ela pode fazer mudanças que impacte positivamente nos resultados.

Muitas vezes, o que é bom para um modelo de negócio pode não ser eficiente para a sua empresa. Nem sempre, optar por trabalhos remotos traz produtividade em situações específicas. Por isso, vale a pena pensar nas alternativas com base nas suas necessidades e nas metas que você precisa alcançar ao final de cada mês.

A terceira dica é: encontre as melhores alternativas de gestão, baseado nas informações que você tem dentro da sua empresa.

4. Use a tecnologia a seu favor

É possível integrar diversas tecnologias à rotina do seu trabalho. A tecnologia oferece opções que garantem um aumento significativo na produtividade, na gestão e no controle do funcionamento da empresa.

Por exemplo, se você tem um problema na gestão de ponto dos seus funcionários, já é possível contar com tecnologias que oferecem soluções completas de ponto, inclusive para cálculos de horas extras, descanso remunerado e envio de informações via app para smartphone ou tablet do gestor e do colaborador.

Portanto, a quarta dica é investir na tecnologia para melhorar o controle do funcionamento da sua empresa.

5. Aposte nas plataformas de gestão de trabalho

Ainda no âmbito das novas tecnologias e inovação, é possível investir em plataformas que facilitam a gestão das equipes que atuam remotamente. Estão disponíveis plataformas para comunicação da equipe, progresso de projetos, incorporação de documentos e dados mais complexos, chamadas de vídeo, agenda, reuniões remotas, entre outras.

A quinta e última dica é, também, uma apostas nas novas tecnologias, dessa vez para otimizar a gestão de trabalho das equipes. Vale conferir!

A gestão de pessoas deve ser encarada como um investimento no crescimento do negócio. Conheça, avalie e invista em novas metodologias de trabalho e integre a tecnologia ao seu negócio. Você vai observar o aumento no rendimento, produtividade e consequentemente no crescimento da sua empresa.

Siga a Tique Taque no Facebook e não perca outros conteúdos relevantes para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *