Fluxo de caixa: o que é?

Um fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que, além de permitir a organização das suas finanças, ainda auxiliará no processo de tomada de decisão da sua empresa. Mas, será que você sabe o que é o fluxo de caixa, como implementá-lo e quais são os cuidados e benefícios que este pode trazer para sua organização? É o que vamos ver neste post que permitirá que você implemente e utilize com sucesso esta ferramenta que impulsionará as suas finanças!

Entendendo o que é fluxo de caixa

Para implementar o fluxo de caixa em sua empresa é preciso compreender que, apesar de o nome indicar, esta ferramenta não deve contar somente com os valores disponíveis em caixa, ou seja, em dinheiro, mas também com aqueles que podem ser facilmente convertidos em espécie, como as contas bancárias e também aquelas aplicações bancárias de curto prazo.

O fluxo de caixa também contará com outros dois elementos: as entradas, que normalmente são relacionadas com recebimentos de vendas ou prestação de serviços de sua empresa e as saídas, que estão vinculadas com as atividades rotineiras da sua empresa como, por exemplo, o pagamento de seus funcionários, fornecedores, contas de energia e telefonia entre outras necessárias para o dia a dia de sua empresa.

Como elaborar o fluxo de caixa

Inicialmente é preciso definir uma data de corte para o início do registro do seu fluxo de caixa. Com o uso de uma planilha eletrônica ou software de gestão é preciso separar os saldos iniciais de caixa, bancos e aplicações de curto prazo e inseri-las em seu controle. Na sequência deverão ser registrados, de forma organizada e detalhada, todos os seus recebimentos e pagamentos.

No final do período, normalmente representado pelos dias da semana, será obtido o fluxo de caixa que é o valor disponível que sua empresa tem quando comparados os saldos de caixa e equivalentes acrescidos dos recebimentos subtraídos os pagamentos.

Este valor representa o quando a sua empresa possui e, caso precise, quanto falta para as obrigações. Também pode ser conhecida, em outros casos, a necessidade de busca de capital de giro para o seu negócio.

Cuidados na elaboração

Além de registrar detalhadamente toda a sua movimentação financeira o fluxo de caixa ainda requer outros cuidados. O registro deve ser feito, preferencialmente, de forma diária, para que reflita a realidade financeira de sua empresa.

Além disso, independentemente dos valores, todas as entradas e saídas devem ser reconhecidas para que não existam distorções e falsas impressões em relação aos valores disponíveis na organização.

Não se esqueça também de utilizar documentos contábeis hábeis que possam comprovar as transações. Assim, procure anexar cópias de cheques, faturas, notas e cupons fiscais e outros documentos que permitam o entendimento do que entrou ou saiu na sua movimentação financeira.

Vantagens da utilização do fluxo de caixa

O fluxo de caixa, além de organizar o seu controle financeiro, permite conhecer, de forma gerencial, como estão os seus gastos, ou seja, para onde está indo o dinheiro de sua empresa. Para isso basta criar categorias tanto nas saídas quanto nas entradas e entender quais são os seus custos, que valores têm maior impacto e com base nestes decidir se algo deve ser cortado ou substituído.

No caso das receitas você poderá saber quem são os seus clientes, quando e quanto estão comprando de sua empresa. Caso deseje também poderá utilizar a versão projetada do fluxo de caixa que nada mais do é que uma previsão de suas disponibilidades para o futuro, mostrando, de forma antecipada, se sua empresa terá dinheiro suficiente ou se terá que, por exemplo, efetuar empréstimos e financiamentos.

Neste post você entendeu o que é fluxo de caixa e pode perceber como esta ferramenta pode ser valiosa na sua rotina empresarial, permitindo a otimização das suas finanças e um melhor controle do que entra e sai da sua empresa. E aí gostou deste conteúdo? Que tal compartilhar nas redes sociais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *