Como um controle de ponto pode ajudar com as horas extras?

Fazer o controle das horas extras dos colaboradores é uma das importantes funções da área de recursos humanos. Vale lembrar que um controle inadequado pode resultar em conflitos jurídicos e prejuízos tanto para a empresa quanto para o trabalhador.

Uma maneira de evitar esses problemas é utilizar um sistema de controle de ponto eficiente e seguro. É obrigatório para empresas com mais de 10 funcionários, porém muito importante também para as que possuem menos que 10 funcionários. Em resumo, o controle de ponto é essencial para ajudar no controle de horas extras dos funcionários de qualquer empresa, independente do seu tamanho.

Através de sistemas de controle de ponto, o colaborador registra seu horário de entrada e de saída da empresa, o que permite que a área de RH controle os atrasos, as faltas e também as horas extras. Quer saber mais sobre como o controle de ponto pode ajudar com as horas extras? Acompanhe o artigo!

Quais são as normas legais para o controle de ponto?

A legislação exige que o controle de ponto seja feito em qualquer empresa que tenha mais de 10 funcionários, seja ele um controle manual, mecânico ou eletrônico.

Além disso, de acordo com a lei, a jornada de trabalho deve ter no máximo 8 horas diárias e 44 horas semanais. O que passar desse limite será considerado hora extra, sendo permitido até 2 horas suplementares de trabalho. Vale lembrar ainda que cada hora extra deve ser remunerada com pelo menos 50% a mais do valor da hora normal, em dias de semana, e com pelo menos 100% a mais em domingos e feriados.

Sendo assim, o controle de ponto oferece segurança jurídica para o trabalhador, uma vez que é possível provar a jornada de trabalho de seus funcionários caso seja acionado pela justiça por alguma reclamação trabalhista.

Como realizar o controle de horas extras?

O primeiro aspecto que deve ser considerado para fazer o controle de horas extras é respeitar a legislação e também a convenção do sindicato ao qual a empresa pertence.

O próximo passo é estabelecer regras internas sobre a possibilidade de realizar horas extras em todas as áreas. Com isso, é possível evitar que os funcionários façam horas extras sem necessidade e também mensurar se a demanda de trabalho está adequada.

Uma alternativa interessante para fazer esse controle é criar um banco de horas para os colaboradores. Assim, as equipes podem trabalhar as horas extras com a compensação em folgas ou saídas antecipadas.

Outro aspecto importante é investir em um sistema de controle de ponto que seja seguro e eficaz. Com um relógio de controle de ponto conectado à internet, por exemplo, o departamento de RH pode ter acesso em tempo real às marcações diárias dos colaboradores, o que facilita o controle das horas trabalhadas.

Como o controle de ponto pode ajudar com as horas extras?

Como já vimos, o controle de ponto é fundamental para realizar um controle adequado das horas extras. O motivo principal para isso é oferecer segurança na relação de trabalho e evitar possíveis conflitos jurídicos e suas consequências.

Além disso, muitas horas extras não são pagas para os trabalhadores anualmente devido a um controle de ponto ineficiente. Por isso, vale lembrar que otimizar o processo de controle de ponto é essencial, principalmente em empresas que estão em crescimento. O controle de ponto também permite ao empregador, gerenciar qual área/departamento da empresa está fazendo mais horas extras.

Ainda, é importante ressaltar que o registro de ponto eletrônico, além de oferecer mais segurança e facilitar o controle de horários, também otimiza o trabalho do departamento de recursos humanos, sendo a opção mais completa.

Esse sistema automatiza a fiscalização da jornada de trabalho dos colaboradores e integra os eventos como faltas, atrasos, saídas antecipadas e horas extras, armazenando as informações através de um software.

Portanto, o controle de ponto pode ser um grande aliado para te ajudar com as horas extras dos colaboradores. Não deixe de utilizar esse recurso para facilitar o trabalho do setor de RH da sua empresa.

Como é feito o controle de ponto na sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image