Saiba como medir a produtividade da sua equipe

É muito importante saber como medir adequadamente a produtividade de sua empresa. Para isso, é necessário utilizar ferramentas confiáveis e adequadas para coletar e compilar os dados. Medi-lá pode ajudar na tomada de decisão, permitindo que os gestores adéquem a capacidade produtiva da empresa.

Para entender melhor sobre o assunto, podemos definir produtividade como a relação entre resultados da produção e capacidade produtiva. De maneira geral, ela representa o rendimento da empresa, em termos de bens produzidos. Esse termo também pode ser utilizado para designar a redução de tempo gasto para realizar um serviço ou a melhoria na qualidade dos produtos.

Nesse artigo vamos esclarecer dúvidas sobre como medir a produtividade da sua equipe de maneira simples e eficiente. Acompanhe!

Defina o que será avaliado

O primeiro passo para medir a produtividade é determinar o que será avaliado. Para isso, é importante verificar qual a unidade de trabalho adequada para avaliar sua equipe. Essa unidade pode representar o número de vendas realizadas, a quantidade de clientes atendidos ou o número de produtos fabricados, dependendo da área de atuação de sua equipe.

Utilize indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade têm relação com a eficiência dos processos e indicam o esforço empregado para geração de serviços ou produtos. Esses indicadores representam a relação entre os recursos utilizados e as saídas produzidas.

Por meio desse recurso é possível avaliar o esforço empregado para a produção. Os indicadores de produtividade devem ser elaborados após identificar a produção e recursos do processo que será medido. Posteriormente, deve-se comparar o índice obtido com os padrões preestabelecidos, ou seja, os valores considerados positivos para aquele processo.

Defina os processos

Para medir a produtividade da equipe também é importante mapear os processos, definindo operações e documentos necessários e todo o caminho que ele percorre na empresa. Além disso, é fundamental verificar quanto tempo cada processo demora entre seu início e seu fim.

Determine a capacidade de produção

Com os dados obtidos, você poderá definir então a capacidade de produção de sua equipe. Essa capacidade será definida em horas e relacionada com a quantidade de colaboradores disponíveis na equipe. Para determinar a capacidade produtiva é importante levar em conta os momentos em que os colaboradores não estão produzindo, como pausas e atrasos.

Depois de calcular a capacidade potencial de produção, é importante acompanhar o rendimento da equipe e sua capacidade efetiva de produção. A relação entre a capacidade produtiva potencial e a efetiva resultará no índice de produtividade da equipe.

A partir desse índice será possível verificar como está a produtividade da equipe em relação ao que ela potencialmente seria capaz de produzir. Com esses dados em mãos, é possível fazer os ajustes necessários para manter a produtividade o mais próxima possível da capacidade produtiva.

Vale lembrar que diversos fatores podem influenciar a produtividade de sua equipe, como a inadequação do ambiente de trabalho, a falta de formação e capacitação dos colaboradores ou a falta de motivação e valorização dos funcionários.

Ficar atento a esses fatores é também importante para garantir que a produtividade da equipe esteja sempre alta e que os resultados da empresa sejam positivos.

E agora, que você já esclareceu suas dúvidas sobre produtividade, que tal saber Como funciona a rescisão de contrato de um empregado? Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *